terça-feira, 22 de maio de 2007

Vidyara Vilase - Para Vidya e Apara Vidya

No Saranagati, Srila Bhaktivinoda Thakur escreveu a canção Vidyara Vilase.

Nesta canção, Srila Bhaktivinoda Thakur coloca-se na posição de alguém que passou toda sua vida em busca de conhecimento material (Apara Vidya).
A seguir, a canção Vidyara Vilase:

(1)
vidyāra vilāse, kāṭāinu kāla,
parama sāhase āmi
tomāra caraṇa, nā bhajinu kabhu ,
ekhona śaraṇa tumi

"Com grande fé passei meu tempo nas distracções da erudição mundana e não adorei Teus pés de lótus, porém, agora, ó Senhor, para sempre serás meu único abrigo.

(2)
poḍite poḍite, bharasā bārilo,
jñāne gati habe māni'
se āśā biphala, se jñāna durbala,
se jñāna ajñāna jāni

Lendo cada vez mais, minha esperança crescia, e sentia que o conhecimento material era o verdadeiro objectivo da vida. Por fim considerei esta esperança infrutífera, pois tal conhecimento provou ser frágil.

(3)
jaḍa-vidyā jata, māyāra vaibhava,
tomāra bhajane bādhā
moha janamiyā, anitya saḿsāre,
jīvake koraye gādhā

Todo o conhecimento mundano é o poder da energia ilusória a Teu serviço, é um impedimento para a alma eterna neste mundo temporário e causa cegueira, transformando-a num asno.

(4)
sei gādhā ho'ye, saḿsārera bojhā,
bahinu aneka kāla
bārdhakye ekhona, śaktira abhāve,
kichu nāhi lāge bhālo

Aqui está um de tais asnos. Por um longo tempo tenho carregado nas costas o fardo da existência material e agora, em minha velhice, por carecer do poder de desfrutar, nada mais me satisfaz.

(5)
jīvana jātanā, hoilo ekhona,
se vidyā avidyā bhelo
avidyāra jwālā, ghaṭilo biṣama,
se vidyā hoilo śelo

Agora a vida tornou-se agonizante, pois todo aquele conhecimento resultou em ignorância. A dor ardente da ignorância passou a ser intolerável e aquele conhecimento agora é como um dardo perfurante.

(6)
tomāra caraṇa, binā kichu dhana,
saḿsāre nā āche āra
bhakativinoda, jaḍa-vidyā chāḍi,'
tuwā pada kore sāra

Além de Teus pés de lótus, ó Senhor, não há tesouro nem ninguém mais que me satisfaça. Abandonando todo o conhecimento mundano, este Bhaktivinoda faz de Teus pés de lótus a essência de sua vida."

Portanto, os Vaisnavas rejeitam o conhecimento material e interessam-se humilde e submissamente somente no Srimad Bhagavatam, ou Para Vidya , ou Bhagavad Vidya.

No Sri Caitanya Caritamrta, Madhya, 19.17, Srila Prabhupada cita o comentário de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:

"Existem dois tipos de sistemas educacionais. Um lida com conhecimento transcendental (Para Vidya) e o outro com conhecimento Material (Apara Vidya).

Qualquer literatura que informe sobre o mundo espiritual, vida espiritual, identidade espiritual e a alma espiritual é chamada de Para Vidya.

O Srimad Bhagavatam não tem nenhum relacionamento com o modo de vida materialista; o Srimad Bhagavatam dá informação transcendental para educar as pessoas no sistema superior de Para Vidya.

Sanatana Goswami estava ocupado em estudar Bhagavad Vidya, o qual significa que estudava conhecimento transcendental superior.

Aqueles que são Karmis, Jnanis ou Yogis não são capazes de estudar o Srimad Bhagavatam. Somente os Vaisnavas ou devotos puros são capazes de estudar tal literatura."

Este é o comentário do verso do Srimad Bhagavatam 12.13.18:

srimad-bhagavatam puranam amalam yad vaishnavanam priyam

"O Srimad Bhagavatam é o Purana Imaculado. E é muito querido para os Vaisnavas."

yasmin paramahamsyam ekam

No significado explica-se que a palavra paramahamsyam indica que mesmo as almas completamente liberadas estão ansiosas por ouvir e narrar o Srimad Bhagavatam.

Sendo assim, sarva dharman parytyaja, seguindo as palavras de Sri Krsna, abandonemos o conhecimento material (Apara Vidya), e optemos pelo caminho simples de humildade e submissão de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu ao cantar Hare Krsna, estudar o Srimad Bhagavatam e todas as escrituras devocionais (Bhagavad Vidya), viver com o Guru e os Vaisnavas, adorar a Deidade e viver num lugar sagrado.

Vosso servo
Prahladesh Dasa