domingo, 13 de maio de 2007

Srila Prabhupada - Sri Caitanya

Desde a época do Senhor Caitanya, todos os Gaudiya Vaisnava Acaryas, nas suas formas espirituais de Manjaris servem Lalita, Vishaka e Radha Syamasundara sob a ordem de Sri Rupa Manjari (Sri Rupa Goswami).
A seguir uma lista dos proeeminentes Gaudiya Vaisnava Acaryas e suas formas espirituais respectivas:

1. Rupa Goswami - Rupa Manjari, 2. Jiva Goswami - Vilas Manjari, 3. Sanatana Goswami - Labanga Manjari, 4. Raghunatha das Goswami - Rati, Rasa Manjari, 5. Raghunatha Bhatta Goswami - Raga Manjari, 6. Gopala Bhatta Goswami - Guna, Ananga Manjari, 7. Krishna das Kaviraj - Kasturi Manjari 8. Lokanath Goswami - Manjulali Manjari, 9. Narottama das Thakur - Camak Manjari, 10. Visvanatha Cakravarti Thakur - Vinoda Manjari, 11. Jagannath das Babaji - Rasika Manjari, 12. Bhaktivinoda Thakur -Kamala Manjari, 13. Gaurakisor das Babaji - Guna Manjari, 14. Bhaktisiddhanta - Nayana Manjari.

Não só o nome está identificado, como também as outras características (Ekadas Bhava), forma, idade, vestimenta, grupo, etc.

No entanto, nem todos tem a sua identidade espiritual identificada, como por exemplo, Srila Baladeva Vidyabhusana e A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Embora estes grandes Vaisnavas não tenham suas identidades reveladas, obviamente que possuêm-nas.

No Jaiva Dharma, Srila Bhaktivinoda Thakur explica que os seguidores de Srila Rupa Goswami alcançam duas formas espirituais:

1 - Uma maravilhosa e majestosa forma de Kaisori Manjari Gopi para servir Radha Govinda na associação de outras Sakhis e Manjaris em Vraja.

2 - Uma belíssima forma dourada Kaisora masculina para servir Sri Gaurasundara e Seus associados em Navadvipa Dhama.

É interessante observar que as Gopis possuem diferentes cores:

Lalita - Cutis amarelo dourado.
Visakha - semelhante a Lalita.
Campakalata - amarelo claro (Campaka).
Citra - vermelho (Kunkuma).
Tungavidya - vermelho claro.
Indulekha - dourada.
Rangadevi - cor semelhante a um filamento de lótus.
Sudevi - semelhante a Rangadevi.

De acordo com o Skanda Purana, como ponto de referência, existem 3 bilhões de Gopis.

Ainda em Sakhya Rasa:

No Néctar da Devoção Srila Prabhupa explica que os Sakhas ou Vayasyas de Krsna dividem-se em quatro grupos:

1 - Bem-querentes
2 - Amigos
3 - Amigos confidenciais
4 - Amigos íntimos (Priya Narma)

Todos possuem diferentes cores.

Exemplos:
Sridama tem compleição negra.
Mandalibhadra tem compleição amarela.
Ujjvala tem quase a mesma cor que Krsna.

Portanto, sabemos que os associados de Krsna (Gopis e Sakhas) apresentam uma grande variedade de cores.

Qual a forma espiritual de Srila Prabhupada?

Qual a cor da forma espiritual de Srila Prabhupada?

Não sabemos.

De um modo geral, a identidade espiritual de um Acarya é revelada pelo mesmo, ou por outro Acarya. Como no caso de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur que revelou a identidade de seu Guru, Srila Gaurakishora Das Babaji como Guna Manjari.

Alguns dizem que Srila Prabhupada está em Sakhya Rasa, enquanto outros dizem que está em Madhurya Rasa.

No entanto, um devoto sincero e rendido irá realizar a identidade eterna de Sri Guru ao alcançar os níveis mais elevados de Bhakti.

Ou seja, devemos praticar Sadhana Bhajana para tornarmo-nos qualificados.

Este era o desejo de Srila Prabhupada, e por este motivo ele não revelou sua identidade espiritual abertamente.

Identidade de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu

No Gita Mala, Srila Bhaktivinoda Thakur explica:
"Sri Sri Radha Krsna não são ninguém mais do que Sri Gaurasundara, e Sri Navadvipa Dhama é igual a Sri Vrndavana Dhama. Se você considerar isto uma verdade essencial, então receberá um tesouro eterno."

Sem dúvida, Sri Caitanya é a personificação de Sri Sri Radha Krsna.

No entanto, existe a seguinte argumentação:

Quem manifestou-se primeiro?
Srimati Radharani e o Senhor Krsna ou Sri Caitanya Mahaprabhu?

No Prema Vivarta, Srila Bhaktivinoda explica:
"Srimati Radharani e o Senhor Krsna entraram numa forma transcendental a qual presentemente aparece como o mais querido Senhor Caitanya Mahaprabhu.
Quando eu digo "presentemente", não interpretem erradamente de acordo com o fator tempo mundano, porque a verdade transcendental está além da influência do tempo.

A coisa mais maravilhosa acerca da realidade absoluta é que existe eternamente no presente.

Então, dizer que Srimati Radharani e o Senhor Krsna aparecem antes do Senhor Caitanya, o qual apareceu recentemente (1486 a.d), seria uma tentativa de impor inebriamentos materiais sobre Eles, como o tempo e a ordem cronológica.
Este falso entendimento irá totalmente alienar-nos da verdade eterna.
Não percam o tempo valioso debatento inutilmente quem veio primeiro;
Srimati Radharani e o Senhor Krsna ou Sri Caitanya Mahaprabhu, o filho de Saci.
Tudo está perfeitamente arranjado no plano transcendental."

No Jaiva Dharma, Srila Bhaktivinoda explica:
"Sri Krsna e Sri Caitanya estão sempre manifestos.
Alguns dizem que o Senhor Caitanya veio primeiro, e que foi seguido por Radha e Krsna.
Então, mais tarde, Radha e Krsna tornaram-se Sri Caitanya.
Tanto o Senhor Caitanya quanto Radha e Krsna existem eternamente.
Nenhum antecede nem segue o outro."

Vosso servo
Pahladesh Dasa