sábado, 12 de maio de 2007

Bhakti (Kevala)

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur explica que nós usamos a razão e a lógica para aceitarmos o processo de purificação, mas posteriormente a razão e a lógica são postas de lado quando todas as dúvidas são dirimidas e experimentamos a exclusividade (Kevala) de Bhakti.

Portanto, um devoto primeiramente utiliza a razão e a lógica, depois abandona as mesmas e novamente volta a utilizá-las no caso do Paramahamsa Uttama Bhagavata que desce de sua plataforma para pregar. (Cc Madhya 22.65)

No entanto, distintamente da razão e da lógica, Bhagavad Jnana acompanha o devoto desde o estágio preliminar da devoção até o estágio mais avançado.

Srila Prabhupada explica no Bhagavad Gita 8.28:
"Somente quando alguém procura um devoto e, por fim, chega a receber a associação dele, é que começa o seu estudo e compreensão do Bhagavad Gita.
Com o desenvolvimento da associação com este devoto, é possível estabelecer-se no serviço devocional.
Este serviço dirime todas as dúvidas sobre Krsna, ou Deus, e sobre as actividades, forma, passatempos, nome e outras características de Krsna.
Depois que estas dúvidas são completamente debeladas, o devoto se fixa em seu estudo.
Então, saboreia o estudo do Bhagavad Gita e alcança o estado no qual sempre se sente consciente de Krsna.
Na fase adiantada, desenvolve completo amor por Krsna.
Nesta elevadíssima fase de perfeição da vida, ele qualifica-se para ir para o céu espiritual, transferindo-se para a morada de Krsna, Goloka Vrndavana, onde se torna eternamente feliz."

Temos o exemplo de Sri Caitanya Mahaprabhu, que na fase final de Seus passatempos estava sempre absorto em Bhagavad Jnana (Srimad Bhagavatam, Gita Govinda, Krsna Karnamrta, Poemas de Candidasa e Vidyapati).

Também Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur nos seus últimos dias estava imerso no nectáreo Sri Caitanya Caritamrta.

Entre outros.

Da mesma forma, o Maha Mantra Hare Krsna acompanha o devoto desde o estágio preliminar da devoção até o estágio mais avançado.

SS Mahanidhi Swami explica este ponto:
"Cantar o Santo Nome é a função eterna da alma.
No mundo material, cantar Hare Krsna é o serviço principal para purificação e avanço espiritual.
Tudo o mais auxilia e suporta o serviço principal de cantar Hare Krsna.
Porém, quando um devoto volta ao mundo espiritual o cantar do Santo Nome fica como um plano de fundo (background), e a função de executar outros serviços para satisfazer Radha e Krsna ficam em primeiro plano (foreground).
Ao entrar na morada de Krsna, o devoto recebe um serviço particular que irá executar para Radha-Govinda, e isto será distinto e mais importante.
Nesta altura, o Santo Nome fica como plano de fundo (background) ajudando e energizando.
Por exemplo, quando as Gopis estáo batendo a coalhada fresca para fazer manteiga para Krsna, elas simultaneamente cantam Suas glórias enquanto marcam o compasso com seus braceletes e sinos de cintura."

Vosso servo
Prahladesh Dasa