sexta-feira, 18 de maio de 2007

Dasa Mula Tattva

Bhaktivinode Thakura

Mahaprabhura Siksa: Os ensinamentos de Caitanya Mahaprabhu

Dasa Mula Tattva

amnayah praha tattvam harim iha paramam sarva-saktim rasabdhim
tad bhinnamsams ca jivan prakrti-kavalitan tad- vimuktams ca bhavat
bhedabedha-prakasam sakalam api hareh sadhanam suddha-bhaktim
sadhyam tat-pritim evety upadisati janan gaura-candrah svayam sah


O Supremo Senhor Gauracandra ensinou dez princípios ontológicos para as Jivas:

1 - As afirmações de Amnaya são a prova mais elevada.
Por estas afirmações todos os outros nove princípios são ensinados.

2 - Krsna é a Verdade Suprema Absoluta.

3 - Krsna possui todas as energias.

4 - Krsna é um oceano de Rasa.

5 - As Jivas são partes separadas do Senhor.

6 - No estado condicionado as Jivas estão sob a influencia da matéria.

7 - No estado liberado as Jivas estão livres da influencia da matéria.

8 - As Jivas e o mundo material são ambos diferentes e identicos ao Senhor.

9 - Devoção pura é a prática das Jivas.

10 - Amor puro por Krsna é a meta.

O primeiro tópico trata da natureza da prova (pramana).
Os próximos sete tópicos tratam de Sambhandha o qual é estabelecida nos Vedas.
O nono tópico trata de Abhidheya ou os meios.
O décimo tópico trata do objectico ou Prayojana.
Se os tópicos forem divididos em dois grupos - fonte do conhecimento (Pramana) e o que é provado pela fonte de conhecimento (Prameya), o primeiro tópico é Pramana e o resto é Prameya.
Entre os tópicos Sambhandha os três primeiros definem Krsna e os próximos três definem a Jiva.
O sétimo tópico Sambhandha mostra a relação entre a Jiva e Krsna, inconcebivelmente diferente e não diferente.

Sobre o primeiro tópico:

amnayah srutayah saksad brahma-vidyeti visrutah
guru-parampara praptah visva kartuh hi brahmanah


"Amnaya refere-se as escrituras chamadas Brahma Vidya ou conhecimento do Brahman originado de Brahma, o criador do Universo e passado através da sucessão discipular."

No entanto:

svatah pramana veda- pramana-siromani
laksana haite svatah pramanata hani


"A literatura Védica auto-evidente é a maior evidência de todas, mas se estas literaturas são interpretadas, perde-se a sua natureza auto-evidente."
Cc Adi 7.139

jnanam parama-guhyam me
yad vijnana-samanvitam
sa-rahasyam tad-angam ca
grhana gaditam maya

"O conhecimento do eu e do Eu Supremo é muito confidencial e misterioso, mas este conhecimento e sua percepção específica podem ser compreendidos se explicados em seus vários aspectos pelo próprio Senhor."
Srimad Bhagavatam 2.9.31

No significado, Srila Prabhupada explica:
"Portanto, não podemos entender a Personalidade de Deus se não nos tornarmos devotos e executarmos serviço devocional.
Este mistério é o amor a Deus.
Este é o requisito principal para se conhecer o mistério da Personalidade de Deus.
E para se poder atingir o estágio de amor transcendental por Deus, é preciso seguir o princípios regulativos do serviço devocional.
...Por isto, o Senhor Caitanya recomendou cinco princípios básicos para se alcançar a perfeição no serviço devocional ao Senhor.
Sadhu Sanga,
cantar as glórias do Senhor,
ouvir o Srimad Bhagavatam do devoto puro,
residir num lugar sagrado e
adorar a deidade do Senhor."

No significado do verso do SB 2.9.32, Srila Prabhupada explica:
"O segredo do sucesso na compreensão das complexidades do conhecimento da Verdade Absoluta, a Personalidade de Deus, é a misericórdia sem causa do Senhor."

No Bhagavad Gita 7.3, Srila Prabhupada explica:
"Krsna é a Suprema Personalidade de Deus, a causa de todas as causas, o Senhor primordial, Govinda.

Isvarah parama krsnah sac-cid-ananda vigrahah
anadir adir govindah sarva-karana-karanam

Conhecê-Lo é muito difícil para os não devotos. Embora declarem que o caminho de Bhakti, ou o serviço devocional, seja muito fácil, os não devotos não conseguem praticá-lo.
Se o caminho de Bhakti é tão fácil, como proclama a classe de não devotos, então, porque eles preferem adotar o caminho difícil?
Na verdade, o caminho de Bhakti não é fácil.
O aparente caminho de Bhakti praticado por pessoas desautorizadas e sem conhecimento de Bhakti talvez seja fácil, mas quando ele é praticado conforme as regras e regulações, os eruditos e filósofos especuladores afastam-se deste caminho.
Srila Rupa Goswami escreve em seu Bhakti Rasamrta Sindhu 1.2.101:

sruti-smrti-puranadi
pancaratra-vidhim vina
aikantiki harer bhaktir
utpatayaiva kalpate

"Prestar serviço devocional ao Senhor, mas ignorar os textos Védicos autorizados, tais como os Upanisads, os Puranas e o Narada Pancaratra, é simplesmente uma perturbação desnecessária na sociedade."

Ou seja, o conhecimento do Senhor (Bhagavad Jnana) só é acessível quando a pessoa tem uma atitude humilde e submissa em relação ao mesmo.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur compôs uma bela canção onde glorifica o Bhagavata Parampara:

inhara paramahamsa gaurangera nija-bamsa
tandera carane mama gati

"Estes grandes santos Vaisnavas são todos Paramahamsas, ou devotos da mais alta classe, e são todos parte da família do próprio Senhor Gauranga. Seus pés de lótus são meu refúgio."

Porque todas as linhas Gaudiya Vaisnavas tomam refúgio humilde e sincero nesta Gaurengera Nija Bamsa (família do Senhor Gauranga), é que todas tem acesso a Amnaya (Conhecimento revelado).

Sobre o nono tópico e décimo tópico,

o Sadhana da Jiva: Bhakti Pura e Prayojana: o objectivo último, Srila Prabhupada explica no "Ensinamentos do Senhor Caitanya":
"Entretanto, o maior presente do Senhor Caitanya foi o Seu ensinamento de que pode-se realmente tratar Krsna como amante. Neste relacionamento, O Senhor fica tão apegado que expressa Sua incapacidade de corresponder à altura.
Isto jamais foi concedido por alguma outra encarnação ou Acarya anteriores.
Assim, Caitanya Mahaprabhu veio para dar-nos Krsna, e o método por Ele mostrado não foi a meditação, as actividades fruitivas ou o estudo das escrituras, mas o amor."

Portanto, o Senhor Caitanya rejeita completamente o conhecimento especulativo (Nirvisesa) e incentiva Bhagavad Jnana.

O Bhagavad Gita 4.38 diz:

na hi jnanena sadrsam
pavitram iha vidyate
tat svayam yoga-samsiddhah
kalenatmani vindati

"Neste mundo, não há nada tão sublime e puro como o conhecimento transcendental.
Este conhecimento é o fruto maduro de todo o misticismo.
E aquele que se familiarizou com a prática do serviço devocional desfruta este conhecimento dentro de si no devido curso do tempo."

No Sri Krsna Samhita, Srila Bhaktivinoda Thakur esclarece:
"Embora o serviço devocional dos exaltados Prema Bhaktas possa parecer que esta tingido com conhecimento especulativo, este serviço nunca esta tingido com Jnana, porque o seu puro conhecimento nunca esta poluído com a sujeira do impersonalismo e niilismo."

Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa:

pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat
raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha
vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha


"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.

Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."

É interessante observar que depois que este Kevala Prema (Bhakti exclusiva) se manifesta, Bhagavad Jnana e o cantar do Santo Nome ficam em "segundo plano".

SS Mahanidhi Swami explica este ponto:
"Cantar o Santo Nome é a função eterna da alma.
No mundo material, cantar Hare Krsna é o serviço principal para purificação e avanço espiritual.
Tudo o mais auxilia e suporta o serviço principal de cantar Hare Krsna.
Porém, quando um devoto volta ao mundo espiritual o cantar do Santo Nome fica como um plano de fundo (background), e a função de executar outros serviços para satisfazer Radha e Krsna ficam em primeiro plano (foreground).
Ao entrar na morada de Krsna, o devoto recebe um serviço particular que irá executar para Radha-Govinda, e isto será distinto e mais importante.
Nesta altura, o Santo Nome fica como plano de fundo (background) ajudando e energizando.
Por exemplo, quando as Gopis estáo batendo a coalhada fresca para fazer manteiga para Krsna, elas simultaneamente cantam Suas glórias enquanto marcam o compasso com seus braceletes e sinos de cintura."


Vosso servo
Prahladesh Dasa

Bibliografia:
Mahaprabhura Siksa: Os Ensinamentos de Caitanya Mahaprabhu
Sri Krsna Samhita, Vrajraj Press, 1998, editado por Pundarika Vidyanidhi Prabhu, Página 196.
Ensinamentos do Senhor Caitanya, BBT, 1990.Páginas 8,9.
Canções Vaisnavas, BBT, 1996.Página 117.
Srimad Bhagavatam, BBT, 1972.Páginas 312,313.
Bhagavad Gita Como Ele É, BBT, 1995. Páginas 201, 353.
Apreciando Sri Navadvipa Dhama, SS Mahanidhi Swami, 1996.Página 196.