terça-feira, 24 de abril de 2007

Nrsimha Caturdasi Maha Mahotsava

O Senhor Nrsimhadeva a ter um Darshan do Senhor Nrsimhadeva

Existe uma linha de devotos que dizem que cantar Nrsimha Bhajan depois do Arati para Sri Sri Radha Krsna é Rasabhasa (mistura imcompatível de sentimentos devocionais), porque Nrsimhadeva está na categoria de Visnu Tattva.

Srila Prabhupada explica:
SB 4.24.45-46
"Sem servir Krsna de acordo com os princípios regulativos de Vidhi Marga do Pancaratrika Vidhi, pessoas inescrupulosas saltam abruptamente para os princípios de Raga Marga. Estas pessoas são Sahajiyas.

Deve-se seguir estritamente os princípios regulativos de Vidhi Marga na adoração de Laksmi Narayana, embora o Senhor esteja presente no Templo como Radha Krsna.
Radha Krsna inclui Laksmi Narayana.
Portanto, quando alguém adora seguindo os princípios regulativos, o Senhor aceita esta adoração como sendo Laksmi Narayana."

A adoração a Radha Krsna seguindo Vidhi Marga é adoração a Laksmi Narayana.
Não há Rasabhasa juntamente com a adoração a Nrsimhadeva.

As vezes alguns devotos de Radha Krsna denunciam a adoração a Nrsimhadeva e rejeitam os mantras para Nrsimhadeva, desconhecendo que por adorar Sri Nrsimha poderiam ficar livres dos empecilhos e avançar na adoração a Sri Sri Radha Krsna.

No entanto mesmo devotos que seguem Raga Marga em Madhurya Rasa desfrutam dos passatempos de Sri Nrsimhadeva.

A secção do Srimad Bhagavatam que trata dos passatempos de Nrsimhadeva era a preferida de Srila Gaurakishora Dasa Babaji Maharaja bem como uma das preferidas de Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus associados em Jagannatha Puri.

Caitanya Bhagavata Antya 10.13-14
"Sempre que Sri Gadadhara recitava o Prahlada Caritra e o Dhruva Caritra do Bhagavatam, o Senhor manifestava vários sintomas de amor.
O Senhor podia ouvir as glórias de Prahlada e Dhruva centenas de vezes."

Durante o festival anual de Ratha Yatra em Jagannatha Puri quando o Senhor Jagannatha vai ao Templo de Gundica, o Senhor Caitanya juntamente com Seus devotos de Sankirtana, costumava ir ao Templo de Sri Nrsimha que fica perto do de Gundica.
Assim como o Senhor limpou o Templo de Gundica, também limpou cuidadosamente o Templo de Sri Nrsimha por fora e por dentro.
Neste templo de Sri Nrsimha o Senhor Caitanya executou o canto congregacional dos nomes de Krsna e dançou em amor extático por Deus em frente da Deidade.
Manifestou muitos sintomas corpóreos de amor a Deus como cantar muito alto, dançar em êxtase, tremer e mesmo desmaiar.

Baseados em todos estes factos é seguro afirmar que os devotos aspirantes não devem evitar a adoração ao Senhor Nrsimhadeva, mas incentivá-la.

Os Gaudiyas começam a adorar Sri Nrsimha

Caitanya Bhagavata Madhya 2.253-269
"Em Srivasangam em Mayapur, a qual não é diferente do humor de Vrndavana, e aonde Sri Caitanya começou o movimento de Sankirtana, existe uma Deidade de Ugra Nrsimha, a matar Hiranyakasipu.
A Deidade está junto do Panca Tattva. Os devotos estavam a ser perseguidos pelo Kazi, então um dia o Senhor Caitanya foi a casa de Srivasa Pandita e manifestou o Seu humor como Nrsimhadeva.
Desde este dia os devotos consideram o Senhor Nrsimha como o protector do movimento de Sankirtana.

Sri Nrsimhadeva Bhagavam Ki Jaya!!!

"Caminhando pela margem do rio, o Senhor Caitanya viu um grupo de vaquinhas.
Elas estavam a mugir e a beber água. Algumas corriam em várias direcções. Algumas estavam a lutar, enquanto outras estavam a dormitar.
Ao vê-las o Senhor começou a gritar "E Sou Ele, Eu Sou Ele".
O Senhor gritava repetidas vezes.
Desta forma Ele foi para a casa de Srivasa Pandita.
"Srivasa, o que estas a fazer?"
Dentro de casa, Srivasa estava a adorar o Senhor Nrsimha.
Batendo com muita força, o Senhor partiu a porta.
Então gritou: "A quem você está a adorar? Em quem você está a meditar? Veja, a pessoa que você está a adorar está aqui!!!"
"Srivasa viu uma forma a arder como o fogo, que quebrou a sua meditação.
Ele olhou para as quatro direcções e viu o Senhor Caitanya sentado no altar na postura Virasana de Yoga.
Sri Caitanya tinha quatro braços.
Segurava uma concha, cakra, maça e lótus.
Ele gritava como um leão enlouquecido.
Batia com a palma de Sua mão direita no Seu ombro esquerdo.
Fazia um som ensurdecedor.
Vendo tudo isto, Srivasa começou a tremer e ficou estupefacto.
Não conseguia mover-se.
"O Senhor gritou, Oh! Srivasa!!!
Por muitos dias você não conheceu minha verdadeira identidade?
Devido ao seu sankirtana Eu abandonei Vaikuntha e apareci com todos os Meus associados.
Sem saber quem Sou, você foi para Santipura.
Eu vou salvar os devotos e matar os demônios. Não se preocupe.
Agora, ofereça-Me orações."

Srivasa derramava lágrimas de amor.
O medo do seu coração havia desaparecido.
Pela sua natureza, Srivasa Pandita era um grande devoto do Senhor.
Ele aceitou a ordem do Senhor.
E pelo desejo do Senhor, recitou orações."

Os Gaudiya Vaisnavas vêem Radha Krsna em tudo. Até quando adoram Sri Nrsimha.
Ou seja,
Como o protector do Movimento de Sankirtana e
puramente na linha de aspirar e manter o amor e devoção a Sri Sri Radha Krsna.
Um outro nome de Sri Nrsimhadeva é: Sarva Siddhi Pradayka - aquele que oferece toda as perfeições aos Sadhakas (devotos).

Ao meditar em Sri Nrsimhadeva, Prahlada Maharaja orou:
"Que haja boa fortuna em todo o Universo, e que todas as pessoas invejosas fiquem pacíficas.
Que todas as entidades vivas tornem-se calmas por praticar Bhakti yoga, pois ao aceitar o serviço devocional pensarão no bem estar dos outros.
Portanto, ocupemo-nos no serviço da Suprema Transcendência, o Senhor Sri Krsna, e mantenhamo-nos sempre absortos em pensar sobre Ele."
(SB 5.18.9)

Sri Nrsimhadeva e o Gaudiya Visnavismo

A religião propagada por Sri Caitanya Mahaprabhu é conhecida como Gaudiya Vaisnavismo.Todos os grandes pensadores consideram o Gaudiya Vaisnavismo a coroa da tradição Vaisnava,porque este acrescenta "Doçura".

O Gaudiya Vaisnavismo enfatiza Madhurya,ou o amor íntimo e doce por Deus,sendo o oposto de outras seitas Vaisnavas que enfatizam a distante Aishvarya,ou uma aproximação reverencial a Deus.
Um Gaudiya Vaisnava é portanto aquele que esta absorto no serviço amoroso pessoal a Sri Sri Radha Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu.

Então,podemos perguntar,em que humor um Gaudiya Vaisnava adora Sri Nrsimhadeva?

Srila Bhaktivinoda Thakur explica qual é este humor:

"Em Godrumadvipa,no local chamado Nrsimha Palli,o Senhor Nrsimha lavou as Suas mãos e descansou após ter morto Hiranyakasipu em Satya Yuga.

Chorando implorarei ao Senhor Nrsimha para que possa adorar Radha Madhava em Navadvipa,livre de todos os obstáculos.Embora esta forma do Senhor seja terrível para os não devotos ela é extremamente auspiciosa para os devotos encabeçados por Prahlada.

Quando o Senhor Nrsimha ficará satisfeito e misericordiosamente falará comigo, um tolo sem valor, e removerá os meus temores?"

O Senhor Nrsimha diz:
"Querido filho,permanece feliz em Gaura Dhama.Adora Radha Madhava e desenvolve atracção pelo Santo Nome.Pela misericórdia dos Meus devotos, todos os obstáculos serão transcendidos."

Após falar desta maneira, quando este bem-aventurado Senhor colocará os Seus pés sobre a minha cabeça?
Neste momento pela misericórdia do Senhor Nrsimha eu exibirei sintomas de amor extático por Radha Krsna e rolarei no chão através da porta do Templo do Senhor Nrsimha."
(Navadvipa Bhava Taranga)

Podemos compreender então que um Gaudiya Vaisnava adora Sri Nrsimhadeva para alcançar e manter o serviço devocional a Sri Sri Radha Krsna.

Sarva-vighna-vinasakari Sri Nrsimhadeva Bhagavan ki jaya!
Bhakta-pravara Sri Prahlada Maharaja ki jaya!

Vosso servo
Prahladesh Dasa