terça-feira, 24 de abril de 2007

Bhagavad Jnana

Do livro "Sri Krsna Samhita" de Srila Bhaktivinoda Thakur, Vrajraj Press, 1998, páginas 178-182.

"Existem dois tipos de Jnana - conhecimento do Brahman (brahma-jnana) e conhecimento do Senhor Supremo (bhagavad-jnana).
Pelo conhecimento do Brahman a alma alcança o resultado de fundir-se no Brahman.

Quando alcança a unidade com o Brahman, com a inteligência fixa em Samadhi pode contemplar a variedade de Vaikuntha.
Então a incerteza não irá mais bloquear a sua habilidade de ver o Senhor.
Então a beleza de Vaikuntha gradualmente se manifestará e satisfará os olhos transcendentais do devoto.
Neste ponto, brahma-jnana transforma-se em bhagavad-jnana, conhecimento da Personalidade de Deus.
Quando o conhecimento do Senhor Supremo desperta, ele automaticamente entende os mistérios em relação ao Senhor.
Portanto, bhagavad-jnana, o qual é um meio para alcançar a Verdade Absoluta, é recomendada como abhidheya, ou um meio para alcançar o objectivo último.
Se alguém cultiva o conhecimento do Senhor Supremo, então haverá uma boa possibilidade de despertar o amor puro, o qual é o prayojana das entidades vivas.

Se nós pudermos entender o relacionamento entre o conhecimento e o amor, então compreenderemos que não existe discordância entre eles.

Na relação entre brahma-jnana e priti (rasa), nós podemos ver na proporção em que um aumenta o outro diminui.
Quando brahma-jnana aumenta, priti diminui e quando priti aumenta, brahma-jnana diminui.
Quando brahma-jnana alcança sua plataforma mais elevada, os sentimentos originais da alma tornam-se um (fundem-se no Brahman), uma plataforma seca e desprovida de felicidade.
Quando priti alcança sua plataforma mais elevada os sentimentos originais da alma não se perdem, eles tornam-se ainda mais vivos com os aspectos de sambandha-jnana, abhidheya-jnana e prayojana-jnana e assim expandem-se na rasa do amor.
Portanto expandir o amor é o único prayojana da entidade viva."

Srila Bhaktivinoda Thakur Ki Jaya!!!

Ou seja, a relação entre brahma-jnana e priti é inversamente proporcional.
Quanto mais brahma-jnana menos priti e quanto mais priti menos brahma-jnana.

Por sua vez, a relação entre bhagavad-jnana e priti é diretamente proporcional.
Quanto mais bhagavad-jnana mais priti e quanto mais priti mais bhagavad-jnana.

Refugiemo-nos aos pés de lótus de Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakur, que como o Sétimo Goswami pode nos explicar detalhadamente todos os aspectos do serviço devocional.

Vosso servo
Prshladesh Dasa