domingo, 15 de abril de 2007

Krpa Siddhi - Sadhana Siddhi

Nrsimha Stuti

prahlada-hrdayahladam bhaktavidya vidaranam
sarad-indu-rucim vande parindra-vadanam harim

"Ofereço minhas reverências ao Senhor Nrsimhadeva, o qual sempre ilumina Prahlada Maharaja de dentro de seu coração, e que sempre elimina a ignorância que ataca os devotos (Bhaktavidya).

Sua misericórdia é como o luar, e Seu rosto como um leão.

Repetidamente ofereço-Lhe minhas reverências." (Do comentário de Sridhara Svami do Srimad Bhagavatam 1.1.1)

Sempre que existe a preocupação de apresentar a Filosofia da Consciência de Krsna pormenorizadamente, também sempre surge o argumento da intelectualização excessiva de Bhakti.

No Prema Pradipa, Srila Bhaktivinoda Thakur explica:

"Nós não dizemos que a Razão é um princípio inútil.

Ao contrário, nós não encontramos melhores admiradores da Razão do que nós mesmos.

Nós dizemos que a superioridade do homem entre todas as criaturas, é que o homem possui o presente nobre da Razão.

Independente deste princípio nobre, existe um outro presente para o homem que chama-se Amor.

A Razão ajuda o Amor a manter os seus próprios limites no Mundo Espiritual."

Quando a Razão utiliza o conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jnana) aproxima-se de Bhakti.

Quando a Razão utiliza os conhecimentos baseado na percepção sensorial (Indriya Paratantra Jnana) e o conhecimento impessoal não distinto (Nirvisesa Jnana), afasta-se de Bhakti.

Portanto em Bhakti Yoga a Razão não é descartada, mas ocupada no serviço de Bhakti.

Portanto, Bhakti Yoga é também chamada de Buddhi Yoga.

É também chamada de Ciência.

Bhakti é uma Ciência porque é um processo que apela à Razão e dá o resultado prometido quando aplicada sistematicamente com humildade e submissão.

Devido a isto os Gosvamis distinguiram a Razão que afasta Bhakti e a Razão que aproxima Bhakti.

É sabido que o Uttama Adhikari desce da sua plataforma de Paramahamsa para a plataforma de Madhyama Adhikari com o objectivo de pregar, usando a Lógica e a Razão.(Cc Madhya 22.65)

Significado de AIM

Explicação dada por SS Mahanidhi Svami:

"Aim é um bija (semente) mantra, e tal qual como os outros bija mantras, é formado por uma combinação de sons simples.

Bija mantras, os quais denotam uma potência específica, são sons primordiais fragmentados que tem o poder de invocar uma energia particular tanto dentro como fora da pessoa que invoca-os.

Om é o sat bija que invoca a potência da eternidade (sat).

Klim é o ananda bija que invoca a potência da bem-aventurança (hladini sakti, Srimati Radhika).

Aim é o cit bija que invoca a potência do conhecimento, e este é o bija mantra para adorar Sarasvati.

"O mestre espiritual abre os olhos do discípulo para as verdades do mundo espiritual, como indicado no Gayatri através do bija mantra do conhecimento, Aim." (SB 10.87.33) Yogamaya, a divina potência do Senhor de revelação e união, manifesta-se como Divya Sarasvati (a esposa do Senhor Narayana) através do Guru para revelar Krsna-sambandha, abhideya e prayojana ao discípulo aspirante.

Por outro lado, a Sarasvati que revela o conhecimento material mundano é a esposa de Brahma, o aspecto refletido de Divya Sarasvarti, a consorte espiritual eterna do Senhor Narayana.

Aim refere-se a Srimati Radharani que expande-se como Divya Sarasvati.

Na palavra Aim o sadhaka sincero irá encontrar bem-aventurança transcendental e conhecimento transcendental que vem do próprio Guru, o qual representa o Senhor Balarama e Srimati Radharani."

Se a compreensão analítica fosse oposta a Bhakti Yoga, Srila Prabhupada não insistiria que a Consciência de Krsna é uma ciência.

Aula de Srila Prabhupada em Cálcuta,1971:

"Bhagavad-dutas, aqueles que são Gosvamis, eles colocam tudo com nyaya, ou Lógica. Suas instrucções não são cegas, dogmaticas. Nyaya-kovidah. Tudo, o que é dito por Krsna ou Seus representantes, não são dogmas. Aqueles que não representam Krsna, simplesmente dizem dogmas.

Como em qualquer religião existe um dogma.

Mas na religião Bhagavata, Bhagavata Dharma, não existe dogma.

O Bhagavata Dharma de Caitanya Mahaprabhu, o autor do Caitanya Caritamrta, Krsna Dasa Kaviraja diz, caitanyera dayara katha karaha vicara.

Vicara significa que você deve tentar entender o presente do Senhor Caitanya pela Lógica, Vicara.

Não siga cegamente. Seguir alguma coisa cegamente não é bom. Isto não permanecerá. Deve aceitar tudo pela Lógica. Os servos de Deus usam sempre a Lógica. Caitanyera dayara katha karaha vicara."

Srila Prabhupada deixa claro que não pode haver decisão sem liberdade e liberdade sem conhecimento.

Sem o conhecimento não há nem opção, nem decisão, nem liberdade!!!

É preciso um aprofundamento filosófico e teológico.

Portanto, não deve haver dúvida de que em Bhakti Yoga, a fé e o pensamento analítico e racional vão juntos.

Se nós pensamos que abandonar a Lógica é um sintoma de progresso no serviço devocional, isto não é apoiado pela filosofia Vaisnava.

Deve-se antes a uma relutância.

Krpa Siddhi - Sadhana Siddhi

Srila Prabhupada explica que para a maioria o caminho é através de Sadhana Siddhi.

No livro "O Néctar da Devoção" é explicado que existem duas maneiras de alcançar a perfeição no serviço devocional:

Krpa Siddhi

Sadhana Siddhi

"O Néctar da Devoção" Capítulo 25:

"Este estágio perfeito pode ser alcançado de duas maneiras:

...por progedir gradualmente no serviço devocional,...ou pela misericórdia sem causa de Krsna, sem ter executado todos os detalhes do serviço devocional."

Exemplos de Krpa Siddhi

1 - Espôsas dos Brahmanas - Capítulo 25 do Néctar da Devoção:

Os Brahmanas disseram:

"Como é maravilhoso que tais mulheres tenham alcançado esta perfeição....." Ou seja, sem passar por nenhum processo, mas pela graça de Krsna.

2 - Sukadeva Goswami - Capítulo 25 do Néctar da Devoção:

Narada disse:"Mesmo sem ter vivido sob os cuidados do mestre espiritual, você alcançou este status elevado de conhecimento transcendental."

3 - Brahmana no sul da Índia - Quando O Senhor Caitanya esteve no sul da Índia encontrou-se com um Brahmana que não sabia ler, mas que estava muito apegado ao Bhagavad Gita e chorava de êxtase.O Senhor Caitanya abençou-o.

4 - Srila Gaurakisora Dasa Babaji Maharaja - Srila Prabhupada declara:

"Vocês ficarão surpresos que o Guru Maharaja de meu mestre espiritual foi Srila Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja. Ele era completamente iletrado. Ele não sabia asssinar seu nome e meu Guru era o homem mais erudito da sua época. Ele aceitou aquele Guru que era completamente iletrado.Mas quando Srila Gaurakisora Dasa Babaji falava dava todas as referências Védicas"

Exemplo de Sadhana Siddhi

No Néctar da Devoção Srila Prabhupada da o exemplo do sábio erudito Markandeya Rishi que alcançou a perfeição no serviço devocional por executar todos os princípios de serviço.

No entanto Krpa Siddhi é muito, muito raro.

No Capítulo 17 do Néctar da Devoção Srila Prabhupada explica:

"Elevação ao estágio de êxtase da vida é geralmente alcançado pela associação com devotos puros, enquanto que a elevação pela misericórdia especial de Krsna ou Seu devoto é muito raro."

Portanto, para a maioria é Sadhana Siddhi, ou seja, associação com devotos, cantar Hare Krsna e absorver-se no Srimad Bhagavatam.

Srila Prabhupada continua a explicar:

"O significado é que devemos executar serviço devocional estritamente na associação dos devotos, e esta posição de êxtase irá se manifestar.

Evidentemente, em casos especiais, existe um favor especial de Krsna, e embora devamos sempre esperar por isto, não devemos simplesmente sentar e esperar pela misericórdia especial de Krsna; os deveres regulares devem ser executados.

Isto é exatamente como quando alguém que nunca foi a escola ou ao colégio é reconhecido como um grande acadêmico, ou títulos honorários de grandes Universidades lhe são oferecidos.

Mas isto não significa que alguém deva evitar a escola e esperar automaticamente receber o título honorário de alguma Universidade.

Da mesma forma, uma pessoa deve devotadamente executar os princípios regulativos do serviço devocional e ao mesmo tempo esperar pelo favor de Krsna e pelo favor de Seu devoto."

A vida de Srila Raghunatha Bhatta Gosvami é muito inspiradora.

O seu serviço constante era cantar Hare Krsna e recitar o Srimad Bhagavatam.

Quando ele veio para Vrndavana, os Vaisnavas (incluindo Rupa e Sanatana Gosvamis) regularmente ouviam-no recitar docemente os slokas do Bhagavata em quatro melodias diferentes.

A sua recitação era inigualável.  Até Vyasadeva desfrutava.

Ele satisfez a ordem do Senhor Caitanya de pregar as glórias e os significados únicos do grantha raja Srimad Bhagavatam.

As suas lágrimas de amor puro costumavam molhar as folhas do Srimad Bhagavatam.

Através do Bhagavatam os sábios agradeceram os seus questionadores por lhes dar a oportunidade de explicar a Consciência de Krsna.

Na verdade, o Srimad Bhagavatam é o comentário da dissertação completamente Lógica de Srila Vyasadeva, o Vedanta Sutra.

Srila Prabhupada explica isto no Cc Adi 7.106:

"De acordo com os acadêmicos eruditos, existem três fontes de conhecimento, que são chamados de prasthana-traya.

De acordo com eles, Vedanta é uma destas fontes, porque apresenta o conhecimento Védico com base na Lógica e argumento.

No Bhagavad Gita (13.5) o Senhor diz:

brahma-sutra-padais caiva hetumadbhir viniscitaih

"Entender o objectivo último da vida como estabelecido no Brahma Sutra através da Lógica legítima e um argumento baseado na causa e efeito."

Portanto o Vedanta sutra é conhecido como nyaya prasthana, os Upanisads são sruti-prasthana e o Gita, Mahabharata e Puranas são smriti-prasthana.

Todo o conhecimento científico da transcendência deve ser apoiado por sruti, smriti e uma base sonora lógica."

No Bhagavad Gita (18.70) Sri Krsna explica:

"E declaro que aquele que estuda esta nossa sagrada conversa adora-Me com sua inteligência."

No significado do verso do Bhagavad Gita (18.68), Srila Prabhupada declara:

"O Bhagavad Gita deve ser explicado a pessoas que estão dispostas a aceitar Krsna como a Suprema Personalidade de Deus. É um tema só para os devotos e não para os especuladores filosóficos."

Podemos observar que a intelectualização de Bhakti só ocorre quando comentadores inescrupulosos tentam com seus cérebros penetrar o significado das escrituras devocionais, mas nunca quando devotos com humildade e submissão estudam profundamente o Srimad Bhagavatam e todos os Sastras.

Não é preciso nenhuma qualificação acadêmica ou dispender algum dinheiro para estudar profundamente o Srimad Bhagavatam.

Os únicos requisitos necessários são humildade e submissão ao Guru e ao próprio Srimad Bhagavatam.

In BRS 1.2.79, Rupa Gosvami says bahu-grantha-kalābhyāsa-vyākhyā-vāda-vivarjanam, it refers to the study of useless books, not bhakti scriptures. Bhakti scriptures must be read as many as possible that includes the works of previous acaryas. There is nothing wrong with reading too much. 

We should understand this. Lot of devotees quote BRS 1.1.11 (jnana karmady anavritam - unobstructed by jnana and karma) to prove that jnana should be avoided. But it is a clear cut misinterpretation. 

While commenting on this Jiva Gosvami here makes it clear in his Durgama-sangamani-tika while commenting on this verse that only the jnana of impersonal brahmin should be avoided. Similarly when it is said that books are to be rejected, it refers to non sastric books, not scriptures. 

Bhakti-rasamrita-sindhu-kiranah (purva vibhaga) by VCT makes it clear while commenting on this BRS 1.1.11 that there are three kinds of jnanas.

1. Tat-padartha-jnana - Knowledge of the Constitutional Identity of Bhagavan

2. Tvam-padartha-jnana - Knowledge of the Constitutional Identity of the Jiva and his Relationship with Bhagavan

3. Jiva-brahma-aikya-jnana - Knowledge of the Oneness of the Jiva and Brahma

It further states - "The word jnana, which is used in the verse under discussion, refers only to this knowledge of the oneness of the jivas and Brahma. This knowledge is called nirvisesa-jnana, knowledge of non-distinction or impersonalism. 

Nirvisesa-jnana is opposed to bhakti. But the other two forms of knowledge mentioned before—tat-padartha-jnana and tvam-padartha-jnana—are not opposed to bhakti. When one adopts the path of bhakti, these two types of knowledge are essential. 

But upon entering the path of bhakti, devotion mixed with empiric speculative knowledge (jnana-misra-bhakti) is labelled as external (bahya). This type of knowledge must also be given up."

So, only Jiva-brahma-aikya-jnana is supposed to be rejected.