A pedido, uma tradução resumida:
Os porteiros de Vaikuntha, Jaya e Vijaya, foram amaldiçoados pelos quatro Kumaras.
Era desejo do próprio Senhor de "Lutar".
Tinham duas opções:
Sete nascimentos como amigos do Senhor ou
Três nascimentos como inimigos do Senhor.
Para satisfazer o Senhor e voltar rapidamente ao mundo espiritual, optaram por três nascimentos como inimigos do Senhor.
Isto ocorreu pela influência de Yoga Maya e não pela influência de Maha Maya.
Sri Krsna e Seus associados pessoais aparecem neste mundo material pela influência da potência superior de Yoga Maya.
Pergunta:
"Porque o Senhor Supremo actua com parcialidade favorecendo Seus devotos e desfavorecendo os não-devotos?
"Porque o Senhor Supremo permite que Seus associados assumam formas demoníacas que causam ansiedade aos outros?
A resposta é dada no Srimad Bhagavatam
Canto 7 - A Ciência de Deus
Capítulo 1 - O Senhor Supremo é Igual para Todos
Na verdade, o Senhor Supremo não é parcial com ningém, ou seja, não favorece ninguém e a ansiedade das criaturas vivas é causada pela reacção kármica de Sattva-Guna, Rajo-Guna e Tamo-Guna, e não pela suposta parcialidade do Senhor Supremo.(SB 7.1.8)
Sri Nrsimhadeva Ki Jaya!!!
Sri Prahlada Maharaja KI Jaya!!!
Este passatempo sempre é relacionado com a questão da origem da Jiva, ou Jiva Tattva.
Jiva Tattva
No seu Sri Bhajana Rahasya Srila Bhaktivinoda Thakur explica que devido as ofensas é possível desenvolver um anartha conhecido como tattva-vibrahma, ou seja , com este anartha não podemos compreender os diferentes tattvas (Jiva Tattva,Guru Tattva,Vaisnava Tattva,Rasa Tattva).
Por isso,precisamos do auxílio de uma alma auto-realizada.
No Bhagavad Gita Como Ele É 13.20 no significado Srila Prabhupada explica:
"A natureza material estava absorvida na Suprema Personalidade de Deus,Maha-Visnu,e quando foi necessário,ela se manifestou por intermédio do mahat-tattva.De modo semelhante,as entidades vivas também estão nEle,e porque são condicionadas,elas são avessas a servir ao Senhor Supremo.Então,não lhes é permitido entrar no céu espiritual.Porém,com o surgimento da natureza material,estas entidades vivas recebem nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual.Este é o mistério da criação material.Na verdade,originalmente a entidade viva é parte integrante espiritual do Senhor Supremo,porém,devido à sua natureza rebelde,ela esta condicionada à natureza material."
Aqui Srila Prabhupada explica que a entidade viva originalmente parte integrante espiritual do Senhor Supremo rebelou-se e ficou condicionada à natureza material.
E é aqui que surgem muitas vertentes.
A rebeldia manifestou-se no Mundo Espiritual.
A rebeldia manifestou-se na região de Tatasta.
A rebeldia manifestou-se no Brahmajyoti.
A Jiva foi sempre rebelde.Qualquer uma destas situações é de difícil compreensão,pois em qualquer uma delas a Jiva optou por uma situação inferior(material-imperfeita), em detrimento de uma superior(espiritual-perfeita).Srila Prabhupada continua a explicar:"
Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu.
"Ou seja, Srila Prabhupada explica que este aspecto da Jiva Tattva é Lila de Sri Krsna que transcende toda a razão.
Srila Bhaktivinoda Thakur adverte-nos que não devemos tentar estabelecer um momento histórico cronológico material em que a Jiva ficou condicionada.Não é possível fazê-lo.
Conclusão:
De acordo com Srila Prabhupada e todos os Acaryas a Jiva rebelde deve "aproveitar a nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual."
In a previous age, so long ago in Satya-yuga, this incident happened. At that time, the munis and the rishis could go everywhere. Four such rishis were known as the Chatursana, the Four Kumaras: Sanaka, Sanandana, Sanatana and Sanata Kumara. The four of them went to see Lord Visnu in Vaikuntha Dham.
The gate-keepers of Vaikuntha were Jaya and Vijaya.
Upon arriving Jaya and Vijaya told them, "Now Lord Visnu is resting with Laksmidevi. Take seat and later we shall arrange for you to see Him." The four rishis were very disappointed and said, "It is Vaikuntha Dham. When we come here we have a right to go and see Lord Visnu. He is also ready to give his darsan (audience), otherwise why has He given us entrance to Vaikuntha Dham? We think there is no obstacle for us to see Him. Don't stop us like this."
But Jaya and Vijaya said, "It is our duty, sir, what shall we do." Then the rishis were very angry and said, "You are behaving with us like demons, then go to martya-dham, the material world, and take birth there as demons in the plane of death." Then in the meantime, Visnu, who knows everything, came out. When the rishis gave that curse, Visnu said, "Tathastu." Tathastu means, "What you said, that will be." And when this divine vibration came out from Visnu's mouth, the rishis were very surprised and Jaya and Vijaya were very disappointed.
They said, "Prabhu, You engaged us here as Your gate-keepers. "
Visnu said, "Yes, it is My wish, otherwise the rishis would not curse you."
"Your wish?"
"Yes, I want to fight. My muscles are 'crunching', then I need to fight, to get some exercise, and with whom I shall fight?
You are the perfect fighters against Me. Then you go, and I shall go for saving My devotee. It is necessary to create some situation there. You will be My devotee's father and uncle, no problem." Then they were very unhappy and said, "Prabhu, we want to come back to our duty immediately. Give that opportunity to us."
And Bhagavan Visnu said, "Yes, if you come immediately, then you will be My enemy there. And if you come a little later, by seven births, you will be My friend. What do you want?"
They said, "By Your wish we are going, then we want to come back quickly. So maybe we will be Your enemy, no problem."
Visnu said, "That is My desire, otherwise why will you fight with Me?"
Jaya and Vijaya: the two gatekeepers of V a i k u n t h h a who were cursed because of having committed an offense towards the four K u m à r a R i s h i s, and therefore were condemned to be reborn three times in the material world as the great demons H i r a n y a k a s' i p u and H i r a n y à k s , R â v a n a and Kumbhakarna and S' i s' u p à l a and D a n t a v a k r a (see S.B. 7.1: 36-47).
Vosso servo
Prahladesh Dasa