quarta-feira, 4 de abril de 2007

Falso Orgulho

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:

"Eu sou mais insignificante que o mais insignificante,e o mestre espiritual,o qual está sempre ocupado em servir o Senhor Supremo é o maior entre os maiores."

HH Satsvarupa Dasa Goswami explica:

"O devoto é amani,não tem falso orgulho.Ou seja,não aceita crédito pelas suas próprias realizações.
Krsna diz no Bhagavad Gita que Ele é a habilidade no homem e que a inteligência e a memória provêm dEle.
Ainda assim,aquele que esta buscando a vida espiritual pode afirmar falsamente que é o executor ou proprietário.Nas fases iniciais,quando o falso ego ainda esta forte,até o transcendentalista pode sofrer desta impureza.

Ele pode ficar orgulhoso de que é um asceta,um yogi com poderes,um devoto erudito e estudioso,um guru adorável,ou um cantor e dançarino extático.
O servo do servo de Deus recebe,pela graça do Guru e de Krsna,aquilo que é realmente admirável e influente.Ele se torna um associado íntimo da Suprema Personalidade de Deus.
Associar-se com devotos genuínos,trabalhar como o discípulo de um acarya na sucessão discipular,ser autorizado a viver no Templo de Krsna e servir à Deidade,estar ocupado no serviço social mais elevado para toda a humanidade - são itens realmente admiráveis.
Mas um devoto puro,ao mesmo tempo que considera tais itens como um enorme privilégio,sabe que todos eles são apenas a misericórdia de Krsna e não algo que conseguiu por intermédio de seu trabalho duro ou sucesso pessoal.
Até mesmo o menor acto realizado em serviço devocional,tal como polir os objetos do altar do Senhor,é mais significante que qualquer acto orgulhoso não-devocional,porque polindo a parafernália do Senhor,um devoto pode agradar a Suprema Personalidade de Deus.
Quando o devoto perde todo o falso orgulho e fica completamente absorto no serviço humilde aos pés de lótus de Krsna,ele se torna elegível para ir a Krsna e associar-se com Ele em eternidade,bem-aventurança e conhecimento.
O devoto aspirante luta duro para chutar para longe todos os vestígios de falso orgulho e ora a Krsna:
"Ó salvador dos caídos,por favor,não me mande embora;deixe-me servir a Seus devotos.Sou um patife dominado por desejos materiais e estou aceitando crédito falsamente(falso orgulho) por coisas que são Suas e não minhas.Por favor,liberte-me."


Podemos concluir que.

Assim como existe o falso ego,existe também o ego verdadeiro que é reconhecer verdadeiramente que somos servos de Krsna.

Da mesma forma,assim como existe o falso orgulho,existe também o "orgulho verdadeiro" que é dar todo o crédito de nossas realizações ao Guru e a Krsna.

Vosso servo
Prahladesh Dasa