quarta-feira, 4 de abril de 2007

Competição

Inveja, matsarya.

De acordo com Canakya Pandita, não existe nada pior que um homem invejoso.Considera-se que a cobra é um criatura muito invejosa porque ataca outras animais sem razão.Mas a serpente pode ser encantada pelo encantador de serpentes, ao passo que nada pode controlar um homem invejoso. Uma pessoa invejosa fica infeliz de ver a felicidade dos outros, e fica feliz em ver o fracasso dos outros. Mas quando uma pessoa adota o serviço devocional, ela perde esta mentalidade venenosa, ela fica humilde e deseja servir Krsna.As vezes existe entre os devotos um espírito de competição, mas na realidade eles são benquerentes mútuos e não estão perturbando Krsna.Portanto, Srila Prabhupada disse que no mundo espiritual não existe inveja. Sisupala se aproximou de Krsna invejosamente, mas seu contato com Krsna o purificou.Não somos aconselhados, entretanto, a tentar nos libertar tornando-se invejosos de Krsna.

Srila Prabhupada sobre a Competição Transcendental

Carta de Srila Prabhupada a Jayatirtha em 09 de Dezembro de 1971:

"Competição e um espírito aproveitador estão sempre presentes na entidade viva. Não é que eles possam ser arrancados artificialmente de alguma maneira.
De facto, vimos que na Rússia, por terem tirado a sociedade de competição e o cálculo de lucro, as pessoas não ficaram nem um pouco felizes.
Então não devemos esperar ser diferentes.
A única diferença é que o nosso lucro é para o prazer de Krsna e nossa competição é como agradar a Krsna mais do que alguma outra pessoa.
Mesmo entre as Gopis há uma competição para agradar Krsna, e há inveja também. Mas esta inveja não é material, é transcendental. Eles pensam: Oh! ela fez uma coisa mais maravilhosa do que eu. Isto é muito bom. Mas agora vou fazer algo ainda mais maravilhoso. "
É assim.
Então fico satisfeito por você desejar competir com seus irmãos espirituais para difundir o movimento da Consciência de Krsna em todo o mundo."

Carta de Srila Prabhupada a Sri Govinda em 25 de Dezembro de 1972:

"Sim, deve haver sempre competição. Isto dá vida.Isto não pode ser separado da vida. Sanatana Dharma significa que os fortes utilizarão a energia dos fracos, os fracos devem servir os fortes. Vemos isto em toda parte, não é?
Quem pode negá-lo?
Então este espírito competitivo nos faz fortes, senão é uma sociedade de pessoas fracas, e para que serve tal sociedade?
Mas se vocês perguntarem a qualquer um:
"Você é fraco ou forte?"
ele deve responder que é fraco - ele não pode controlar sequer sua dor de dente, sem falar de sua morte.
Por isto, de facto é uma sociedade de homens fracos.
Todos são fracos diante de Durga Devi, ou a energia material. Se vocês virem seu retrato, o materialista está sendo seguro pelas garras do tigre que a transporta, enquanto ela o fura até a morte com sua arma, o tridente.
Ela tem dez braços, cada qual com uma arma. Ela é tão forte, mas nós somos tão fracos que pelo simples facto de sermos picados com seu tridente - as três espécies de misérias - os materialistas são todos derrotados.
E diante de Krsna, Durga Devi é muito fraca - Krsna é o controlador de Durga. Então Krsna é o mais forte - sattvam sattvavatam aham: "Eu sou a força dos fortes."
Portanto - sendo fraca - é o dever ocupacional eterno da entidade viva render-se a Krsna, isto é tudo.
Rendendo-se a Krsna, se todos o fizerem, ainda assim os Brahmanas serão servidos pelas castas inferiores, os reis serão servidos pelos vaisyas e sudras, e os sudras servirão a todas as classes superiores.
Há ainda a utilização do fraco pelo forte.
Mas sentindo-se sempre muito fracas em comparação com Krsna, a sociedade toda serve o mais forte, portanto não haverá inveja do mais forte pela classe de homens mais fracas.
Logo, a sociedade perfeita, ou sociedade Védica, não elimina a competição - competição, mais fortes e mais fracos, devem existir - mas isto elimina a inveja, porque todos são fracos diante de Krsna. Está claro?"




Carta de Srila Prabhupada a Sri Govinda em 6 de Dezembro de 1974:

"Às vezes podemos diferir, mas Krsna é o centro.
Assim como em Vrndavana, há o grupo de Radharani e o grupo de Candravali.
Krsna é o centro de ambos os grupos. Então mesmo que haja competição entre os grupos, eles coincidem em Krsna."

Carta de Srila Prabhupada a Ramesvara em 18 de Janeiro de 1976:

"Na competição no mundo material a pessoa pensa:
"Meu competidor pode fazer tanto, como posso derrubá-lo?"
No mundo espiritual há apreciação:
"Ele fez tão bem, eu não pude fazer tão bem."

Declaração de Bhagavata Dharma Prabhu:

"Se alguém dissesse:
"Não devemos ler os resultados, porque a competição é material", isto seria artificial. Isto requer visão espiritual.
Não devemos ter medo de competir no serviço a Krsna, porque a competição existe no plano espiritual também, mas numa forma pura e agradável para satisfazer a Krsna.
E para agradar a Krsna nunca se pode fazer o bastante.
O serviço dEle está aumentando sempre. Portanto não devemos evitar artificialmente a competição ou pensar que ela vai tornar-se material. Se nós a vemos como material, Krsna nos ajudará a purificar nosso conceito material de competição.
Uma competição transcendental é uma forma admirável de purificar tal competição material."

Declaração de Bhaktavatsala Prabhu:

"Devemos nos importar com quanto estamos fazendo e não ser a penas impessoal.
"Bem é tudo com Krsna. Não tem nada a ver comigo."
Estamos controlando nosso desempenho do serviço para que nos esforcemos para fazê-lo melhor.
Mas todos tem seu estilo.
Nem todos são competitivos. Eu por exemplo, Eu só compito comigo mesmo, porque quando compito com os outros, fico apegado, invejoso e ofensivo.
Mas aqueles que têm um bom espírito ficam realmente animados."

Podemos observar que o Senhor Krsna fica satisfeito com todos os Seus devotos. Com aqueles que distribuem 1000 livros por dia, com aqueles que distribuem 10 livros por dia, com o grupo de Radharani, com o grupo de Candravali,com os eruditos, com os iletrados, com aqueles que carregam grandes pedras, com aqueles que carregam pequenas pedras, porque como Srila Prabhupada explicou,


"
Somos todos fracos perante Krsna."

Vosso servo
Prahladesh Dasa