Caros Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!
Peço vossas bençãos para discorrer sobre um ponto muito importante.
No Sri Upadesamrta (O Néctar da Instrução), verso quatro está dito:
dadati pratigrhnati
guhyam akhyati prcchati
bhunkte bhojayate caiva
sad-vidham priti-laksanam
No significado Srila Prabhupada diz:
"Devemos indagar acerca do movimento da consciência de Krsna e revelar nosso pensamento para podermos compreender a situação deste mundo material. Assim, os princípios guhyam akhyati prcchati podem ser observados...."
Sobre indagar e revelar a mente em confidência a pessoas desqualificadas, Srila Prabhupada diz:
"....não devemos revelar nossos pensamentos.....e jamais lhes perguntar nada de confidencial....."
"No próximo verso, Srila Rupa Goswami nos informa que tipo de Vaisnava devemos escolher como amigo e como devemos servir aos Vaisnavas."
No significado do verso cinco, Srila Prabhupada explica:
"Para que possamos aplicar com inteligência os seis tipos de trocas amorosas mencionadas no verso anterior, devemos escolher as pessoas adequadas com cuidadosa discriminação.Srila Rupa Goswami aconselha que nos encontremos com os Vaisnavas de uma maneira adequada, segundo o status particular destes Vaisnavas."
Depois Srila Prabhupada descreve o kanistha-adhikari, o madhyama-adhikari e o uttama-adhikari.
Sobre o uttama-adhikari ele diz:
"O uttama-adhikari, ou o devoto mais elevado, é aquele que é muito avançado no serviço devocional.
Um uttama-adhikari não está interessado em blasfemar os outros: ele tem o coração completamente limpo e alcançou o estado de realização na consciência de Krsna imaculada...."
Srila Rupa Goswami aconselha que o devoto deve distinguir entre o kanistha-adhikari, o madhyama-adhikari e o uttama-adhikari.Srila Prabhupada diz:"devemos escolher as pessoas adequadas com cuidadosa discriminação."
Se não quisermos que nossa confiança seja quebrada, devemos escolher muito bem para quem indagar e revelar a mente em confidência.
Se nós revelarmos a mente em confidência para pessoas que não estão preparadas para tal, poderá acontecer, não é certo, mas poderá acontecer que nossa confiança seja quebrada.Ou por falha de caráter, ou por descuido ou outra circunstância qualquer.
Como minha esposa Ananda Krsna Lila diz, é como dar "um tiro no escuro."
No entanto se revelarmos a mente a um devoto "que não está interessado em blasfemar os outros, e tem o coração completamente limpo (uttama-bhagavata)", estaremos 100% certos de que a nossa confiança não será quebrada.
Hoje em dia minha mãe dá-se muito bem com os devotos.
Mas quando eu fui morar para o Templo ela disse-me:
"Oh meu filho, você vai ver, você vai ver, estes carecas vão te enganar."
Eu disse: "Pode ser que alguns carecas me enganem, afinal estamos todos no caminho para alcançar a perfeição. Mas, eu sei que alguns carecas não me vão enganar."
Então ela deu-me um beijinho e disse: "Oh meu filho, eu só quero que tu sejas feliz."
Com cuidadosa discriminação devemos escolher para quem revelar a mente.
Não é que devamos revelar a mente para um devoto qualquer, mas para o devoto certo.
Caso contrário, poderemos ter desilusões.
SS Hrdayananda Das Goswami numa aula sobre este tópico explica que somos seres sociais e devemos conviver. Não podemos ficar isolados num canto.Ele explica que indagar e revelar a mente confidencialmente é uma forma de conviver.
No entanto, ele explica que com um grande senso de discriminação devemos procurar alguém com maturidade e honestidade intocáveis.
Ele explica que o princípio é muito simples, revelar a mente, mas na prática existe uma série de circunstâncias envolvidas.
Vosso servo
Prahladesh Dasa