Da necessidade do espírito de luta e de tratar de pontos controversos.
Espírito de Luta
Do livro "O Néctar da Distribuição de Livro", BBT, 1997:
"Srila Prabhupada bem sabia que as pessoas ficariam perturbadas porque os devotos as abordavam, mesmo assim ele sancionou que eles "fossem agressivos em sankirtana".Para Prabhupada isto queria dizer apenas aproximar-se de alguém sem ser convidado, de modo algum impor-se, incomodar alguém, ou ser insensível.
Carta a Jagaddhatri e outras senhoras em 30 de Julho de 1975.
"Quanto ao problema de como ser agressivo em sankirtana e submisso no Templo, meu pedido a vocês é que vocês devem continuar sendo agressivos em sankirtana.Eu mesmo fui agressivo vindo ao seu país. Ninguém me convidou. Nem mesmo vocês, moços e moças, me convidaram.
Mas eu vim, e preguei agressivamente, e por isto agora vocês são meus discípulos. Então agora vocês sabem bem que têm de se aproximar dos homens e mulheres de seu país, e pode parecer superficialmente que vocês tem de perturbá-los.Eles estão fazendo seu negócio em paz, e vocês vêm e perturbam:"Por favor, fique com este livro, Krsna." É claro que é bom que vocês se preocupem em ser castos, tímidos e submissos entre seus irmãos espirituais. Canakya Pandita dizia que todo homem devia ver todas as outras mulheres como sua mãe, e igualmente uma mulher devia ver todos os homens como seus filhos.
Então qual é a dificuldade de vocês?
Se vocês são completamente agressivos em sankirtana, não deve restar agressividade e orgulho materiais. Vocês devem distinguir entre devotos e não-devotos.
A agressão pela causa do Senhor Caitanya Mahaprabhu é pura.
Se vocês se aborverem por completo em tal agressão para difundir o movimento de sankirtana, não será possível querer mandar no Templo.
A pregação nos purifica destas tendências materiais ao gozo dos sentidos.
É apenas questão de tempo até vocês verem isto.Não se preocupem. Krsna ajudará vocês."
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:
"Quando os trabalhadores fruitivos e impersonalistas começaram a obter forças nas suas tentativas de desacreditar o serviço devocional, Sri Gaurasundara requisitou um Chefe Comandante que poderia pregar a filosofia do serviço devocional e derrotar seus argumentos.
Sri Rupa e Sanatana foram Seus dois Chefes Comandantes, e todos seus seguidores formaram o exército do Senhor.
Sri Svarupa Damodara Prabhu é o líder dos Gaudiya Vaisnavas, e através dele todos os exércitos são recrutados para derrotar os oponentes de Bhakti.
Porque todos estes falsos conceitos?
Tudo pertence a Krsna: isavasya idam sarvam.Isto é tão simples e doce.Como nós podemos pensar: "Isto é para mim, aquilo é para Ele?"
Depois de tudo, porque nós deixamos que este falso conceito esteja aqui?
Ataque isto e destrua isto!!!
Kirtana significa pregar contra os falsos conceitos. Como soldados, vocês devem ir de porta em porta e pregar a Consciência de Krsna - o interesse de Krsna - o conceito de Krsna."
No Bhagavad Gita(4.42), Sri Krsna diz:
tasmad ajnana-sambhutam hrt-stham
jnanasinatmanah
chittvainam samsayam yogam atisthottistha bharata
"Portanto, devido a ignorância, as dúvidas que surgiram no teu coração devem ser cortadas com a arma do conhecimento. Armado com yoga, Oh Bharata, levanta-te e luta."
Pontos Controversos
siddhanta baliya citte na kara alasa
iha haite krsne lage sudrdha manasa
"Não devemos negligenciar a discussão de tais conclusões, pensando que são controversas, porque estas discussões fortalecem a mente.Desta forma a mente torna-se apegada a Krsna". (Cc 2.117).
Os Acaryas salientam que a relutância em ocupar-se em controvérsias filosóficas, pensando que este humor é devido aos anarthas no nosso coração ou a manifestação de inimizade em relação as outras entidades vivas, muitas vezes deve-se mais a uma inibição do que a humildade.
É muito proveitoso num Fórum Vaisnava, e baseados nos Sastras e nos Acaryas tratarmos de todos os assuntos referentes ao serviço devocional.
Vosso servo
Prahladesh Dasa