sexta-feira, 2 de março de 2007

Bhakti

Caros Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!

Passatempo

Esta semana enquanto estava a trabalhar entrei num restaurante indiano. Ao falar com o responsável, por curiosidade perguntei-lhe se era Hindu ou Sik.
Ele respondeu-me:
"Eu vejo-O através do amor que existe entre nós.Eu só vejo amor."
Eu pensei "Uau"!!!
Perguntei-lhe o nome, e ele disse-me que era Jughnu, e explicou-me que significava "pirilampo". Eu achei muito engraçado.
Ele disse-me que pertencia a uma família de Brahmins e que estudava as religiões.
Então eu perguntei-lhe se ele já havia estudado acerca do Senhor Jesus Cristo.
Ele disse que sim.
Então, eu coloquei a seguinte questão:
"O Senhor Jesus Cristo iradamente expulsou os mercadores do Templo.Isto é amor?"
Ele sorriu, olhou-me fixamente e disse:
"Isto também é amor."
E acrescentou:
"Aonde todos vêem uma aparente ira, eu só vejo amor."
Então, eu abracei-o, e ele ofereceu-me um dos melhores chás ayurvédicos que já bebi em toda minha vida.
Ele contou-me que era uma criança muito traquina.
A mãe sempre ralhava.
E ele disse:"Tudo amor, tudo amor."
Depois ele ensinou-me o verdadeiro propósito de peregrinar ao Dhama sagrado e algumas outras coisas.
Tornamo-nos amigos.

Diferentes aspectos de Bhakti

A fé (Sraddha) recebe diferentes nomes.

adau sraddha tatah sadhu- sango 'tha bhajana-kriyatato 'nartha-nivrttih syat tato nistha rucis tatahathasaktis tato bhavastatah premabhyudancatisadhakanam ayam premnahpradurbhave bhavet kramah

Começa com Sraddha e termina em Prema.É a mesma fé com diferentes nomes, que no começo não é muito forte e no final é madura.
Da mesma forma Bhakti tem diferentes aspectos, mas é a mesma Bhakti.

Numa aula, SS Hrdayananda Das Goswami explica que "um Vaisnava não odeia ninguém, mas pode castigar". Ele explica isto em relação a quando um devoto é atacado, ou a filosofia é atacada. Pode até mostrar ira.
Esta ira não é um aspecto de Bhakti?

O devoto que no momento certo e apropriadamente corrige e disciplina aqueles pelos quais ele é responsável não tem Bhakti?
Estes não são outros aspectos de Bhakti?

Nestes casos, Bhakti chama-se ira transcendental e disciplina respectivamente.

Posso dizer que já passei por alguns problemas na associação dos devotos, no sentido de não ser bem cuidado. Devotos que eram muito pesados e rudes. Eu podia sentir que a tentativa deles não provinha de Bhakti (amor-disciplina).
E obviamente também cometi meus erros.
Por outro lado, tive o privilégio de associar-me com devotos que eram exigentes, mas eu sentia que eles faziam por Bhakti (amor-disciplina).
Não é porque existiram más experiências traumatizantes que agora vamos rejeitar alguns aspectos de Bhakti.
Então, por exemplo, da próxima vez que um devoto ou a filosofia forem atacados não poderemos defendê-los, porque Bhakti é só "paz e amor."
Ou quando um devoto tiver sob a sua responsabilidade um grupo de devotos mais novos não poderá discipliná-los.(A mãe que ralha)

Quando os devotos e a filosofia são atacados, e um devoto defende-os iradamente, isto é Bhakti.

Quando um devoto que é responsável por outros devotos disciplina e corrige apropriadamente, isto é Bhakti.

Um exemplo da primeira situação foi o Vedantacarya Sri Baladeva Vidyabhusana, que defendeu vigorosamente o Siddhanta e legou-nos o único comentário autorizado Gaudiya Vaisnava do Vedanta Sutra.

Os Acaryas ensinaram-nos o que é Bhakti através das suas instrucções plenas de realizações. E nos mostraram como alcançar Bhakti e difundí-la; equilibradamente com amor, disciplina, conhecimento e quando necessário até mesmo a ira.

Nós seres humanos, temos a tendência aos extremos.
Ou apertamos muito a corda, ou soltamos muito a corda.
Os Acaryas dão-nos o caminho do equilibrio.
Se seguirmos o caminho traçado pelos Acaryas, seguimos em bom caminho.

Quando Sanatana Goswami estava a descrever a personalidade de Srila Haridas Thakur, ele explicou que não adianta ter muito conhecimento das escrituras devocionais se não desenvolvemos boas qualidades e que o contrário também é verdade.Ou seja, não adianta desenvolver boas qualidades se não temos muito conhecimento das escrituras devocionais.

Podemos escolher enfatizar uma parte dos Sastras, mas no momento que deixamos de explicar as outras partes pomos em causa toda a base filosófica de Bhakti.

É positivo falar sobre a parte doce da filosofia como uma forma de incentivo, porém, a mão que nos educa deve nos dar ternura e rigor em medidas iguais.

Vosso servo
Prahladesh Dasa