"Assim como Sri Krsna falava um idioma especial Vrajabhumi com as Gopis, actualmente nas povoações que rodeiam a Municipalidade de Vrndavana, os residentes falam um idioma singular chamado "Vrajabhasa".
Poetizando os passatempos de Sri Krsna, Seus associados eternos recordam-nO cantando, enquanto realizam seus deveres quotidianos de bater manteiga, cozinhar doces e ordenhar as vacas. O Brahma Samhita descreve o mundo espiritual como um lugar aonde cada palavra é uma canção.
Na Bhauma Vrndavana de hoje, ainda existem doces canções que glorificam as actividades recreativas de Sri Krsna.
Circuambalando alegremente Vrndavana em Ekadasi, um pitoresco grupo de aldeãs canta uma melodia Vrajabhasa especial sobre como " apanhar o travesso ladrão de manteiga".
Usando varas de madeira de sândalo e caminhando agilmente pelos caminhos estreitos que conectam os Templos Medievais, um brahmana idoso canta, "este brahmacari que dança com as esposas de outros."
"Radha" é com frequência a primeira palavra falada por um bebé em Vraja. Nos braços da sua mãe, este mesmo bebé irá circuambular a Colina de Govardhana (uma distância de quatorze milhas) antes de poder caminhar, e dará seus primeiros passos no "Parikrama" ao redor do Templo de Radha Damodara.
Srila Prabhupada conta:
"Em Vrndavana, há um Mangal Arati exatamente as quatro da manhã. Imediatamente há um "dung, dung, dung" em todos os Templos. E as pessoas correm. Todos reúnem-se em frente à Deidade do Templo. Centenas de pessoas aparecem automaticamente."
Sri Vrndavana Dhama Ki Jaya!!!
Srila Prabhupada Ki Jaya!!!