sábado, 3 de fevereiro de 2007

Satvata Dharma e o Sectarismo

No seu Sri Krsna Samhita, Srila Bhaktivinoda Thakur explica:

"O Sectarismo é um sub-produto da Verdade Absoluta. Quando os Acaryas primeiramente estabelecem e instruem acerca da Verdade, esta não está poluída com o Sectarismo.
Mas as regras e regulações recebidas através da sucessão discipular no que diz respeito ao objectivo e método de alcançar isto vão mudando no devido curso do tempo de acordo com a mentalidade e disposição das pessoas.

O seguinte é um verso do Srimad Bhagavatam(11.14.7-8):

"Portanto, devido as diferentes características das entidades vivas dentro do universo,existe um grande número de rituais Védicos, mantras, e benefícios. Devido a grande variedade de desejos e naturezas entre os seres humanos, existem muitas filosofias teístas diferentes, as quais são repassadas através da tradição, costumes, e sucessão discipular.Também existem tradições com pontos de vista ateístas."

A aderência a um determinado padrão é um sintoma proeminente num grupo específico.

Existem três tipos de padrão: alocakagata, alocanagata e alocyagata.

Alocakagata

São sinais externos como tilaka, contas de tulasi no pescoço, roupa açafroada,etc.

Alocanagata

São diferentes práticas no processo de adoração como sacrifícios, austeridades, sacrifícios de fogo, votos, estudo das escrituras, adoração a Deidade, construção de Templos, respeito por diferentes rios e árvores, vestir-se como um sannyasi, actuar como acarya, vestir-se como brahmacari ou grhasthas, respeitar os livros, regras no comer, respeitar certos lugares e ocasiões.

Alocyagata

Atribuir personalismo ou impersonalismo ao Senhor Supremo, instalar Deidades, exibir o humor de uma encarnação do Senhor, especular sobre o Céu ou o Inferno, descrever o destino futuro da Alma.

As diferentes formas destas actividades espirituais criam divisões de Sectarismo.

Diferenças que surgem de lugares, tempo, línguas, procedimentos, alimentos, vestimenta e natureza das várias comunidades são incorporadas nas práticas espirituais das pessoas e gradualmente fazem uma comunidade completamente diferente de outra comunidade,fazendo com que mesmo a consideração de que todos são seres humanos deixe de existir.

Devido a estas diferenças criam-se desacordos, cessa o intercâmbio social e os grupos lutam, até ao ponto de matarem-se uns aos outros.

Aqui passo a citar o "motto" do diálogo inter-religioso:"Estudar as religiões do mundo irá fazer com que compreendamos a sua diversidade.Com este entendimento haverá diálogo.O diálogo leva a paz entre as religiões.A paz entre as religiões leva a paz entre as nações."

Continuando com a explicação de Srila Bhaktivinoda Thakur:

"Quando uma mentalidade "asslike" torna-se proeminente nos kanistha-adhikaris, eles certamente participam nestas coisas.

Mas se eles desenvolvem uma mentalidade "swanlike", eles não farão parte destes conflitos; ao contrário, se esforçarão para alcançar níveis elevados.

Os madhyama-adhikaris não entram em conflitos acerca de padrões externos, mas são sempre atacados por disacordos filosóficos.

Pessoas "swanlike" consideram importante as diferentes práticas e diferente humores de acordo com a disposição de cada um, portanto, eles naturalmente estão desapegados de disputas sectárias.

As diferentes sampradayas, nomeadamente dvaita (dualismo), dvaitavaita (simultaneamente um e diferente), suddhadvaita (unidade purificada), e visistadvaita (monismo específico) que são encontradas no satvata-dharma não são nada mais do que variedades maravilhosas de sentimentos dentro da Ciência Vaisnava. Na verdade as várias sampradayas não são o resultado de diferenças da Verdade básica.

Satvata-dharma, ou o Vaisnava-dharma não sectário, são os princípios religiosos eternos constitucionais da entidade viva."

Podemos concluir que:

Embora possamos pertencer a uma determinada vertente ou linha dentro de um grupo religioso(Gaudiya Vaisnavismo), devemos nutrir um profundo respeito e consideração pelas demais vertentes, considerando-as não como inferiores ou erradas mas simplesmente com um humor específico.

Vosso servo
Prahladesh Dasa