segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Satvata Dharma e o Sectarismo 2

Mais instruções de Srila Bhaktivinoda Thakur no Sri Krsna Samhita:

"As regras que são seguidas numa comunidade não são necessáriamente aceitas noutra comunidade.
Por isto, uma comunidade é diferente da outra.
A medida que uma comunidade desenvolve mais respeito por seus próprios padrões, também desenvolve um desrespeito por outras comunidades e considera os padrões destas comunidades como sendo inferiores.
Isto é proeminente entre os neófitos e um pouco entre os madhyama-adhikaris.No entanto,entre os uttama-adhikaris não há vestígios de sectarismo."

"Aqueles que consideram os seus princípios religiosos como o verdadeiro dharma e os princípios religiosos dos outros como irreligião ou sub-religião são incapazes de acercar-se da Verdade, pois estão influenciados pelo preconceito.
Na verdade os princípios religiosos seguidos pelas pessoas em geral, são diferentes devido as diferentes qualificações dos seus praticantes, mas os princípios religiosos constitucionais da entidade viva são únicos.
Não é adequado para as pessoas "swanlike" rejeitar os princípios religiosos que as pessoas seguem de acordo com sua situação."

"A este respeito,deve-se compreender que tanto as pessoas "asslike" quanto "swanlike" são encontradas entre os kanistha-adhikaris e madhyama-adhikaris.
Eu não espero que as pessoas "asslike" aceitem este livro com respeito.
Se os neófitos e madhyama-adhikaris tornarem-se completamente indiferentes em relação as contradições encontradas nas várias práticas e tentar avançar, eles se tornarão pessoas "swanlike".
Então, eles serão os nossos mais respeitados e queridos amigos.
Embora personalidades "swanlike" possam aceitar uma prática particular desde o seu nascimento ou infância, de acordo com as instruções que tenham recebido, eles mantêm-se indiferentes e não sectários."

Vosso servo
Prahladesh Dasa