domingo, 18 de fevereiro de 2007

O Devoto é respeitoso-Manada

A seguir uma explicação de SS Satsvarupa Das Goswami:

"As vezes aqueles que supostamente são seguidores do hinduísmo dizem que a mensagem védica de libertação não deve ser disseminada.Eles dizem que já que o conhecimento védico é espiritual ou místico, cada pessoa tem de descobri-lo por si mesma; pregar não fará bem. Mas esta é uma invenção, não apoiada pelo sastra. Apesar do Senhor Supremo ter criado este mundo material para o desfrute ilusório das entidades vivas, ainda assim, Ele, desde o princípio da criação, propagou a mensagem de se voltar para casa, voltar para o Supremo. Cada uma das diversas encarnações do Senhor descende para apresentar esta mensagem.Aqueles que são filhos sinceros e devotos do Supremo e que compreendem o significado do sastra ajudam o Senhor Krsna em Sua missão.
Aquele que aceita esta missão para Krsna e prega é o servo mais querido do Senhor.
Apesar de tal devoto poder no final das contas ver que todas as jivas estão servindo ao Senhor e que, na realidade, ninguém pode estar contra a vontade do Senhor, ainda assim ele se aproxima do não-devoto humildememte e tenta oferecer a ele a Consciência de Krsna.
Num sentido sublime, a pregação é uma demonstração de profundo respeito pelo não-devoto.
O devoto respeita o não-devoto como um servo eterno de Krsna.
Respeitando a identidade espiritual latente no coração do materialista, o devoto encoraja atodos para que retornem a suas posições como servos amorosos do Senhor.
Respeito significa apreciar a bondade inerente e a superioridade de outra pessoa, e portanto, pregar para avivar o que existe de melhor no não-devoto é certamente um oferecimento de respeito.
O respeito do devoto é universal, porque ele vê tudo em relação com Krsna.
E apesar de falar duro contra os não-devotos em nome de Krsna, ele permanece humilde e naturalmente respeitoso para com todos."

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:

"Não devemos adular ninguém quando pregamos.Aqueles que adulam não são instrutores ou mestres espirituais, e cetamente não são verdadeiros pregadores.
Em nome de boa popularidade, aqueles que adulam as pessoas e desta forma incentivam-nas a incrementar o desfrute dos sentidos, na verdade não querem o bem das pessoas.
Se eu falhar em falar a verdade imparcial porque posso tornar-me impopular, certamente é porque abandonei o caminho da sucessão discipular e aceitei um caminho desautorizado.
No final das contas eu próprio serei enganado e me tornarei um ateísta.
Sem enganar ninguém devemos abertamente falar a verdade para todas as pessoas.Se a verdade é amarga ou impopular mas proporciona bençãos as entidades vivas, nós devemos falar.
Isto não irá causar-lhes ansiedade.
No entanto, antes de pregarmos estas instruções devemos vivenciá-las através de uma atitude exemplar."

A seguir o exemplo maravilhoso de Vasudeva Datta:

"Vasudeva Datta disse ao Senhor Caitanya:"Meu querido Senhor, Você assumiu esta forma para simplesmente libertar as almas condicionadas.
Eu agora tenho um pedido, o qual eu gostaria que fosse aceito...Meu Senhor, o meu coração fica partido quando eu vejo o sofrimento das almas condicionadas; portanto eu peço para que o Senhor transfira o Karma das suas actividades sobre minha cabeça.
Meu Senhor, deixe-me sofrer perpetuamente numa condição infernal, por aceitar todas as reacções pecaminosas de todas as entidades vivas.Por favor, acabe com a vida material doentia delas."

Quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu ouviu esta declaração de Vasudeva Datta, Seu coração derreteu-se.
Lágrimas fluiram de Seus olhos e Ele começou a tremer... (Cc Madhya 15.160, 162-164)

Por estas declarações podemos perceber que:
A eficácia da nossa pregação é diretamente proporcional à nossa atitude exemplar e amorosa.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur esclarece:
"Existe um abismo de diferença entre a pregação de um devoto comum e um devoto puro poderoso."

Vosso servo
Prahladesh Dasa