sábado, 17 de fevereiro de 2007

Karma - A Justiça Infalível 2

Muito boas as explicações do Prabhu Gaura Kisora.Sem dúvida, os devotos não devem impor nada e nem tampouco julgar ninguém.
Os devotos devem simplesmente informar.
Nunca impor.
Nunca julgar.
Mas, sempre informar.
Temos que informar, se não incorremos em negligência.
As pessoa perguntam, querem saber.

"Qual é a concepção dos Hare Krsna sobre o inferno?"

Aliás, a actividade missionária consiste exatamente em informar.
Nós recebemos esta informação e devemos repassá-la.
As pessoas são informadas pelos devotos e depois decidem livremente o que fazer.
Lembro-me no Brasil quando distribuía livros em São Paulo.Numa certa altura os devotos distribuíam o Srimad Bhagavatam em coleções completas ou avulsos. Alguns devotos ficaram reticentes em distribuir o 5º Canto que contém a descrição dos planetas infernais.
No entanto, se não tivermos uma mentalidade fanática podemos distribuir e informar os outros acerca do capítulo 26 do 5º Canto do Bhagavatam.
Neste sentido, devo dizer, que já vi alguns devotos que queriam alterar, suprimir e até mesmo reescrever os livros de Srila Prabhupada.
De facto, nesta oportunidade, largas centenas de Srimad Bhagavatam com o 5º Canto foram distribuídos.

Tripurari:As vezes os devotos perguntam:"Qual é o melhor livro para distribuir?" Achamos que todos eles são absolutos e que não importa.
Srila Prabhupada:Sim.É como um doce. Onde quer que você toque é doce. Quando leio os livros, abro em qualquer lugar. Qualquer livro que pegue e onde quer que abra, leio.

Claro que existem partes das escrituras que são muito,muito duras.
Uma destas partes é o capítulo 26 do 5º Canto, que dá uma descrição pormenorizada dos planetas infernais.
Porém, este é um estudo importante.
O Cristianismo, principalmente através do Catolicismo impôs durante muitos séculos o terror e o medo.
Com o estudo do capítulo 26, podemos aprender que a tradição Judaico Cristã do inferno eterno é completamente diferente da tradição Védica da lei do Karma.

A seguir algumas citações do Capítulo 26 do 5º Canto:

"Os tolos pensam que independem de qualquer lei.Julgam que não há Deus ou princípio regulador e podem fazer o que bem quiserem. Assim, eles se entregam a diversas actividades pecaminosas e, como resultado, vida após vida submetem-se a diversas condições infernais para serem punidos pelas leis da natureza..." (Resumo do capítulo)

Significado de Srila Prabhupada do verso 6 que descreve Yamaraja:

"Yamaraja não é uma personalidade fictícia ou mitológica; ele tem sua própria morada, Pitrloka, da qual é rei. Pode ser que os agnósticos não acreditem no inferno, mas Sukadeva Goswami afirma a existência dos planetas Naraka, os quais ficam entre o Oceano Garbhodaka e Patalaloka. Yamaraja é encarregado pela Suprema Personalidade de Deus de vigiar que os seres humanos não violem impunemente Suas regras e regulações. Como se afirma no Bhagavad Gita (4.17):
"É muito difícil alguém entender as complexidades da acção.Portanto,a todos compete saber apropriadamente o que é acção, o que é acção proibida, e o que é inacção."
A pessoa deve entender a natureza de karma, vikarma e akarma, e então agir com base neste conhecimento.
Esta é a lei da Suprema Personalidade de Deus....
...Se elas violam estas regulações, são julgadas e punidas por Yamaraja.Ele coloca-as em planetas infernais e aplica-lhes o devido castigo para restituí-las à Consciência de Krsna."

Aqui fica bem clara a diferença entre a concepção Judaico Cristã e concepção Védica.Em outras palavras, nós podemos recuperar nossa consciência divina original.
Também Srila Prabhupada explica que os planetas infernais não fazem parte da mitologia hindu nem tampouco são uma descrição alegórica.
Eles realmente existem.

A seguir o verso 7:

"Algumas autoridades dizem que há um total de vinte e um planetas infernais, e segundo outras, existem vinte e oito.Meu querido rei, farei um esboço de todos eles, tomando como referência seus nomes, formas e características. São os seguintes os nomes dos diversos infernos:
Tamisra, Andhatamisra, Raurava, Maharaurava, Kumbhipaka, Kalasutra, Asipatravana, Sukaramukha, Andhakupa, Krmibhojana, Sandamsa, Tapatasurmi, Vajrakantaka-salmali, Vaitarani, Puyoda, Pranarodha, Visasana, Lalabhaksa, Sarameyadana, Avici, Ayahpana, Ksarakardama, Raksogana-bhojana, Sulaprota, Dandasuka, Avata-nirodhana, Paryavartana e Sucimukha.
Todos estes planetas destinam-se a punir as entidades vivas."

Depois Sukadeva Goswami descreve em detalhes estes planetas.Para ilustrar, citamos o verso 11:
Tradução
"Nesta vida, a pessoa invejosa comete actos violentos contra muitas entidades vivas.Portanto, após sua morte, ao ser levada ao inferno por Yamaraja, aquelas entidades vivas que foram maltratadas por ela aparecem como animais chamados rurus para inflingir-lhe severos tormentos.Os sábios eruditos chamam este inferno de Raurava.Difícil de se ver neste mundo, o ruru é mais invejoso do que uma serpente."

Significado de Srila Prabhupada
"De acordo com Sridara Swami, o ruru também é conhecido como bhara-srnga (ati-krurasya bhara-srngakhya-sattvasya apadesah samjna). Srila Jiva Goswami confirma isto em seu sandarbha: ruru-sabdasya svayam muninaiva tika-viddhanal lokesv aprasiddha evayam jantu-visesah. Assim, embora os rurus não sejam vistos neste mundo, os sastras confirmam a sua existência."

No significado do verso 21 Srila Prabhupada explica:
"...As vezes, as pessoas não acreditam nestas descrições do inferno, mas quer acreditem quer não, tudo será executado de acordo com as leis da natureza, as quais ninguém pode evitar."

A informação deve ser completa.
Srila Prabhupada deu-nos o exemplo perfeito.
Por exemplo, em relação a matança de animais. E isto pode ser aplicado em todas as situações.
Mostrou-nos a parte nectárea das escrituras. Ou seja, ensinou-nos a oferecer alimentos vegetarianos a Krsna e depois a saborear a deliciosa Prasada.

Mostrou-nos a parte dura das escrituras. Se matamos os animais, vamos sofrer uma reacção Karmica pesada.

E deixou-nos decidir.

Foi ainda mais bondoso e disse que se não pudessemos parar de comer carne, então que não comessemos carne de vaca mas de animais inferiores.

Como o Prabhu Gaura Kisora bem disse os devotos não querem nem devem alterar as Leis que diferem de País para País.
Os devotos sabem que existe uma Lei que além de infalível é universal.
A Lei do Karma é igualmente aplicada em Portugal, no Brasil, na Itália, no Japão, na Rússia, nos planetas celestiais, nos planetas infernais. Em todo lugar.

Portanto, nós que recebemos toda esta informação, temos que assumir a responsabilidade de também informar. Sem impingir nada e sem julgar ninguém.

Vosso servo
Prahladesh Dasa