No Sri Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda Thakura explica:
"Sukrti, ou actividade piedosa é de três tipos:
1) Karmonmukhi ou piedade derivada das actividades fruitivas.
2) Janonmukhi ou piedade derivada do cultivo de conhecimento.
3) Bhakti-unmukhi ou piedade derivada do serviço devocional.
As primeiras duas dão como resultado desfrutar os frutos das acções e a liberação, respectivamente.
No entanto, Bhakti-unmukhi implica fé e apreciação do serviço devocional puro. Semelhante piedade elevada é alcançada pela execução de serviço sem saber, sem conhecimento espiritual (Ajnata-sukrti).
Bhakti-unmukhi é a forma mais importante de Sukrti, e conduz o Jiva a encontrar um devoto santo e puro.
Mediante a associação com um devoto de Krsna a fé do Jiva torna-se firme. Gradualmente desenvolve um gosto por cantar o Santo nome, tornando-se compassivo com todos os seres e fixo no serviço devocional."
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakura alguém sente-se atraído pela Consciência de Krsna devido a Bhakti-unmukhi (actividades piedosas devocionais) e não por Subha-karma (actividades piedosas materiais). Bhakti não pode ter como causa actividades piedosas materiais.
No seu Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravartipada Thakura explica:
"Ao aceitarmos que a misericórdia de um devoto puro causa Bhakti, ainda assim a causa da misericórdia do devoto é Bhakti ela mesma que reside no seu (do devoto puro) coração.
Se o devoto não tiver Bhakti, não há possibilidade de dar misericórdia a outros. Bhakti causa a misericórdia do devoto o qual causa Bhakti noutra pessoa. Bhakti causa Bhakti.
sarva-vyapakatvam, sarva-vasikaritvam, sarva-sanjivakatvam, sarvotkarsa, parama-svatantra, sva-prakasatvam
"Bhakti, a energia exaltada que surge do próprio Krsna, é toda-penetrante, toda-atractiva, dá toda vida, é super excelente, supremamente independente e com uma natureza auto-manifesta."
Podemos concluir que:
No ciclo de nascimentos e mortes, na roda de Samsara, podemos executar acções involuntariamente (Ajnata-sukriti) e acumularmos Bhakti-unmukhi, e desta forma aproximarmo-nos de um devoto puro e começarmos a práctica do serviço devocional.
brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija
(Caitanya Caritamrta, Madhya 19.151)
"Ao vagar pelo universo, alguns (Kona) Jivas afortunados (Bhagyavan), pela misericórdia de Guru e Krsna, recebem (Paya) a semente da planta devocional (Bhakti-lata-bija).”
Poderíamos dizer que Ajnata-sukrti (acção involuntária) e consequente Bhakti-unmukhi (simples apreciação) não são Bhakti propriamente, mas encaminham o Jiva para o caminho devocional.
Bhakti se manifesta somente quando existe a aceitação voluntária e consciente da semente da planta devocional (Bhakti-lata-bija), que é recebida pela misericórdia de Krsna e Guru (o qual tem Bhakti no coração).
Portanto, nós afirmamos que alguém executa Ajnata-sukrti e assim acumula Bhakti-unmukhi, ou piedade derivada do serviço devocional, e por causa disso desenvolve fé e recebe a oportunidade de aproximar-se de um devoto. Ok.
Mas também pode acontecer de alguém nunca ter executado Ajnata-sukrti e receber a misericórdia sem causa e aleatória de um Vaisnava. Porque não? Certo?
E assim podemos dizer que em qualquer dos casos, Bhakti é sem causa material.
E também podemos dizer que é sem causa, no sentido de que um Vaisnava poderá dar misericórdia aleatória para qualquer pessoa.
Todas as glórias aos muito misericordiosos Vaisnavas que distribuem Bhakti "a torto e a direito" !!!