terça-feira, 30 de janeiro de 2007

A Voz da Alma


A alma desperta e diz à mente e ao corpo:

"Eu não me identifico com vocês, eu não desejo o que vocês desejam. Por muito tempo acreditei que éramos idênticos e que nossos interesses eram semelhantes. Porém, agora, sei que sou completamente diferente de vocês. Sou feita do princípio de consciência do Ser, e vocês são feitos de matéria bruta. Sendo matéria, vocês podem atuar, e serem usados pela matéria sob as leis da matéria. A natureza pode fazê-los e desfazê-los, porém, ela não tem poder sobre mim. Eu não me beneficio com seu crescimento, nem sou prejudicado por seu decaimento. 

Vocês crescem e se deterioram segundo as leis que governam suas relações com o universo material. Ao me identificar falsamente com vocês, encontro-me forçada a sofrer das dores e dos prazeres, devido às leis físicas que os sobrecarregam. Vejo que estou artificialmente subjuga com suas funções de comer, beber e demais atividades, e ainda sou obrigada a acreditar que estas são minhas próprias funções das quais me beneficio. 

Talvez eu tenha que cair com vocês, uma vez que está disposto pela providência que devo sofrer as consequências desta aliança anormal com vocês. Só permitirei que façam o que considero necessário para meu próprio benefício, regressando assim à minha posição natural de existência livre e consciente, livre do domínio artificial de anseio por desfrute material. Recuso-me a ser um escravo das inclinações sensuais da mente e do corpo."

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)