sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Amar a Krsna-Falso Orgulho-Hipocrisia

Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Sri Sri Guru Gouranga!

Como podemos na prática, no dia a dia, amar a Deus, acima de todas as coisas?
Como podemos honrar o Senhor Srila Prabhupada, evitando macular este seu grande serviço a humanidade?
Como evitar o falso orgulho? Por favor, vocês, grandes almas, tentem responder estas minhas dúvidas. Só o que eu sei, é que devemos ser coerentes com o que dizemos, para não aparentarmos, hipócrisia.

HARE KRSNA!

Seu servo
Nandagopa Dasa

HARE KRSNA!


Como podemos na prática, no dia a dia, amar a Deus, acima de todas as coisas?

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:

"Qual deve ser a mentalidade de um devoto Chefe de Família?

Um devoto chefe de família deve lembrar-se que sua casa pertence a Krsna e ele(o devoto), é um "cão de estimação" que Krsna sustenta.
Srila Bhaktivinoda Thakur escreve:
"Meu Senhor,eu não sei o que é bom ou mau.Simplesmente ocupo-me em Teu serviço.Eu mantenho no meu lar coisas que Te pertencem."
Tal devoto deve servir Krsna com todas as suas posses,sabendo bem que Krsna é o Senhor do seu lar."

Qual é o dever de um Chefe de Família?

Para satisfazer o Senhor Supremo,o devoto chefe de família deve associar-se e servir o mestre espiritual e os santos com amor e devoção.Isto fará dele um chefe de família espiritual.Se os chefes de família não associam-se,servem,e discutem acerca do livro Bhagavata e do devoto Bhagavata,eles não podem alcançar auspiciosidade.
Eles devem viver nos seus lares com a seguinte determinação:
"Eu servirei Krsna com todo o respeito."
De outra forma, as suas vidas em família,desprovidas do serviço a Hari,leva-los-á ao inferno."

Podemos concluir que:

Quando um devoto,seja chefe de família ou não,está absorto em servir amorosamente a Deus,vê Krsna no coração de todas as entidades vivas.

Ou seja,o amor a Deus abrange o amor a tudo e a todos.

Como Krsna diz no Bhagavad Gita:"ele torna-se querido por todos e todos são queridos para ele."

Como podemos honrar o Senhor Srila Prabhupada, evitando macular este seu grande serviço a humanidade?

Como evitar o falso orgulho?


Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:

"Eu sou mais insignificante que o mais insignificante,e o mestre espiritual,o qual está sempre ocupado em servir o Senhor Supremo é o maior entre os maiores."

HH Satsvarupa Dasa Goswami explica:

"O devoto é amani,não tem falso orgulho.Ou seja,não aceita crédito pelas suas próprias realizações.
Krsna diz no Bhagavad Gita que Ele é a habilidade no homem e que a inteligência e a memória provêm dEle.
Ainda assim,aquele que esta buscando a vida espiritual pode afirmar falsamente que é o executor ou proprietário.Nas fases iniciais,quando o falso ego ainda esta forte,até o transcendentalista pode sofrer desta impureza.
Ele pode ficar orgulhoso de que é um asceta,um yogi com poderes,um devoto erudito e estudioso,um guru adorável,ou um cantor e dançarino extático.
O servo do servo de Deus recebe,pela graça do guru e de Krsna,aquilo que é realmente admirável e influente.Ele se torna um associado íntimo da Suprema Personalidade de Deus.
Associar-se com devotos genuínos,trabalhar como o discípulo de um acarya na sucessão discipular,ser autorizado a viver no Templo de Krsna e servir à Deidade,estar ocupado no serviço social mais elevado para toda a humanidade - são itens realmente admiráveis.
Mas um devoto puro,ao mesmo tempo que considera tais itens como um enorme privilégio,sabe que todos eles são apenas a misericórdia de Krsna e não algo que conseguiu por intermédio de seu trabalho duro ou sucesso pessoal.
Até mesmo o menor acto realizado em serviço devocional,tal como polir os objetos do altar do Senhor,é mais significante que qualquer acto orgulhoso não-devocional,porque polindo a parafernália do Senhor,um devoto pode agradar a Suprema Personalidade de Deus.
Quando o devoto perde todo o falso orgulho e fica completamente absorto no serviço humilde aos pés de lótus de Krsna,ele se torna elegível para ir a Krsna e associar-se com Ele em eternidade,bem-aventurança e conhecimento.
O devoto aspirante luta duro para chutar para longe todos os vestígios de falso orgulho e ora a Krsna:
"Ó salvador dos caídos,por favor,não me mande embora;deixe-me servir a Seus devotos.Sou um patife dominado por desejos materiais e estou aceitando crédito falsamente(falso orgulho) por coisas que são Suas e não minhas.Por favor,liberte-me."

Podemos concluir que.

Assim como existe o falso ego,existe também o ego verdadeiro que é reconhecer verdadeiramente que somos servos de Krsna.

Da mesma forma,assim como existe o falso orgulho,existe também o "orgulho verdadeiro" que é dar todo o crédito de nossas realizações ao guru e a Krsna.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Hipocrisia

Explicação dada por Gaura Kisora Prabhu:



Nandagopa prabhu, minhas reverencias, todas as glorias a Srila Prabhupada.

Desde que voce insiste em me provocar com perguntas relevantes, eu vou responder a somente uma das questoes, contida nas ultimas duas palavras do seu texto. O resto eu deixo, como voce também reconhece, para as grandes almas responderem, pois poderao faze-lo muito melhor do que eu.

O dicionario diz, e as pessoas em geral aceitam, que uma pessoa hipòcrita é aquela que demonstra uma coisa quando acredita, sente ou pensa outra; que dissimula sua verdadeira personalidade e apresenta -quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza- qualidades, crenças ou sentimentos que nao possui; é fingido(a), falso(a), simulado(a).

Do ponto de vista de pessoas que se comportam hipocritamente em relaçao a deveres religiosos -que deveriam seguir ou obedecer mas nao conseguem- temos de qualificar. Eu me explico melhor, tentando ser breve.

Hipocrita foi, por exemplo, o funcionario da polìcia judiciaria que frequentou o templo do Porto, em Portugal, por uns dois anos (anos 80) -até ser descoberto- para fazer relatòrios aos seus superiores sobre a periculosidade dos devotos, quem eram, que pregavam, porque estavam la, etc. (Descobriu-se tb que nos seus relatòrios ele disse que os devotos eram tao desorganizados e inofensivos que jamais poderiam representar qualquer ameaça ao estado portugues). Ele fazia doaçoes, comprava livros, frequentava aulas, prestava serviço, tinha amizade com todos. Em outras palavras, era um espiao do governo fingindo que era devoto ou interessado em Krishna. Eles abundam em todo lugar, nao é novidade nenhuma, pois governos morrem de medo de tudo que seja estranho, fora do seu controle direto. OK. Isto é um tipo de hipocrisia. Maliciosa, fingida, mentirosa, cinica, cara-dura, com objetivos de ferir ou destruir.

Mas existe uma outra hipocrisia, nao maliciosa, resultado direto da força de maya sobre as almas condicionadas. Sao aquelas pessoas que fazem um esforço sobre-humano para conseguir desisitir, ou sair, de algum comportamento -como drogas, alcool, sexo, roubar, comer em demasia, jogar, mentir- sem conseguir, pelo menos nas primeiras 1000 tentativas. No final, no entanto (de meses, anos ou encarnaçoes), elas conseguem, graças à perseverança e à ajuda externa (material e/ou espiritual). Os devotos estao nesta categoria, pelo menos em se tratando de tentar seguir os quatro principios que Srila Prabhupada nos prescreveu como caminho a Krishna.

O jogador que faz falta é punido. O pròprio nome diz: Falta. Se for muito grave, pode ser expulso do jogo. Mas o jogador que chuta fora da baliza, que nao consegue atingir o gol, nao é punido, pois nao é uma falta, nao é uma transgressao. Ele simplesmente NAO CONSEGUIU, mas da pròxima vez talvez ele consiga. Se nao, da proxima, até que um dia ele marca um gol. Ele sente vergonha por chutar fora, bate com os punhos na cabeça, dà murros no chao, voces conhecem a rotina. Mas nao desiste. E quem marca gol, dança, pula, faz festinha (veja o Ronaldinho para referencia, o tamanho do sorriso lindo). Por outro lado, quem faz falta, ou chinga o juiz ou pede desculpa, ao ser punido (karma). Se é expulso, sai chingando todo mundo, de cara feia, tama guna.

Meu ponto aqui é que quando a pessoa està na transiçao entre o apego material/vìcio/ defeito de caràter/o que for, e a sua libertaçao, tal pessoa estarà num limbo, uma terra de ninguém, caindo e se levantando, sentindo vergonha por nao ser capaz, mas tentando novamente, sentindo-se extremamente solitaria e culpada, sentindo as garras de maya cara-a-cara, nua e crua, na carne, ela poderà muito facilmente ser confundida, tomada, e chamada injustamente, de hipòcrita, fingida, etc. Porque faz isto tudo escondido, como um fora-da-lei, porque sente vergonha e nao quer ser descoberto(a) . Entendem? Ela prega uma coisa mas faz outra, o oposto, contra a vontade, por assim dizer.

Eu fui seminarista catòlico quando tinha dez anos, e presenciei exatamente isto la dentro: pedofilia, hipocrisia, porque os padres nao conseguiam ultrapassar, ou sublimar seus desejos sexuais. Um fator gravissimo que ja levou a diocese de Boston, nos EUA a requerer falencia, pois nao tem mais dinheiro para pagar os processos movidos por pedofilia contra os padres de la. Nao estou fazendo um julgamento, apenas sendo realista, me atendo aos fatos, à realidade de maya. MAYA. Centenas de padres foram mandados para penitenciàrias por tais crimes, perdendo tudo, material e espiritualmente. Nao é algo leve e banho--maria. O mesmo aconteceu com os gurukulis da ISKCON dos anos 60/70, totalmente revoltados com a hipocrisia dos devotos. Isto tudo é historia. Passada e relevante.

Se Srila Prabhupada nos tivesse deixado regras, seria diferente. Era sò nomear um juiz e devotos seriam divididos entre culpados e inocentes. Mas nao é tao desumano assim o caminho a Krishna. Ele nos dà parametros para, se desviarmos, termos a oportunidade de voltar ao caminho certo, sempre uma chance de retornar, como a mente a vaguear durante o cantar da japa. Tem sempre de voltar à posiçao correta, mas suavemente sem agitaçoes. Se Krishna e Srila Prabhupada nao mandam ninguém para o inferno, porque irmaos espirituais deverao faze-lo?

No caso da pessoa tentando desesperadamente cumprir um preceito, um princìpio, uma sugestao, uma norma -sem conseguir- ela aparenta hipocrisia, mas nao é hipocrita. Acredita em algo, quer viver de acordo com sua crença sincera, mas nao consegue, o apego é mais forte que sua vontade. Este é o verdadeiro Kuruksetra, o campo de batalha humano, o dilema do mundo material, da dualidade, do bem e do mal de Adao e Eva. Cai. Levanta. Cai de novo. Levanta de novo. E é ostracizado( a), julgado(a), às veazes expulso(a), por incompreensao, imaturidade, falta de empatia e experiencia. Raja guna. O caminho da santidade, da devoçao pura, pois se fossemos devotos puros nao estariamos aqui.

Precisamos aprender a diferenciar entre os que cometem falta e os que nao conseguem atingir o gol, por causa de fraqueza pessoal ou inabilidade, ou falta de treino (o futebol oferece uma boa analogia, muito usada por psicòlogos). Srila Prabhuapda, é lògico, usava outra terminologia.

Ghastras sentem-se culpados por praticarem sexo ilicito (ilìcito como definido por Srila Prabhupada); brahmacaris idem (masturbaçao é sexo ilìcito, bem como sonhos molhados: desejo sexual); intoxicaçao (que vai até café e chà); e jogos (loterias, bingos, apostas, o que for). Atire a primeira pedra quem nao deve nada. Devemos ser irmaos no verdadeiro sentido da palavra, irmaos espirituais, compreensivos, solidarios, com a mao estendida para ajudar e nao para bater ou empurrar pra baixo. O que parece ser hipocrisia nem sempre o é, mas sim vergonha por mais uma tentativa falhada para mudar de comportamento e sair do buraco, que com uma ajuda extra, bem intencionada e bondosa, pode vir a ser bem sucedida. Para alegria de todo o mundo espiritual!

Era assim que Srila Prabhupada salvava almas e é assim que devemos emula-lo, seguir os seus passos. Bhakti começa entre nòs, irmaos espirituais, nao nos karmis que nem sequer conhecemos, la na rua, para quem estamos distribiuindo prasada de Krishna. O dizer que ama a humanidade de karmis, ao mesmo tempo desprezando, violentando, injustiçando e agindo em desamor com os irmaos espirituais ao nosso redor, é, tipicamente uma hipocrisia que deve ser trabalhada nao como uma falta, mas como uma tentativa falhada no caminho para a devoçao pura a Krishna: Bhakti.
HARIBOL!

Todas as glorias a Srila Prabhupada! Todas as glorias a Sri Sri Guru e Gauranga! Jaya Radhe! Jaya Sri Krishna!!!!!