Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu não é uma expansão plenária.
É ERRADA tal explicação !!!
Śrī Kṛṣṇa e Śrī Caitanya são Svayam Bhagavān. São auto manifestos. Eles são a origem e fonte de todas as encarnações.
Śrīla Prabhupāda - Palestra sobre BG 4.5 - Montreal, 10 de junho de 1968:
"Mahāpuruṣa: Não teṅho certeza se entendi ainda. O Senhor Caitanya Mahāprabhu é Svayaṁ bhagavān?
Śrīla Prabhupāda: Sim."
Ainda:
CC Antya 5.119: "Você calculou que Śrī Caitanya Mahāprabhu, que é a Suprema Personalidade de Deus, pleno de seis opulências, está no nível de um ser vivo comum. Em vez de reconhecê-Lo como o fogo supremo, você aceitou-O como uma faísca."
CC Antya 5.120: "Svarūpa Dāmodara continuou: "Por ter cometido uma ofensa ao Senhor Jagannātha e a Śrī Caitanya Mahāprabhu, você alcançará um destino infernal. Você não sabe como descrever a Verdade Absoluta, mas mesmo assim você tentou fazê-lo. Portanto, você deve ser condenado."
CC Antya 5.128: "Ao ouvir esta explicação, todos os membros da assembléia ficaram maravilhados. "Svarūpa Dāmodara Gosvāmī falou a verdade", eles admitiram. "O Brāhmaṇa de Bengala cometeu uma ofensa ao descrever erroneamente o Senhor Jagannātha e o Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu."
CC Antya 5.130: "Vendo a infelicidade do poeta, Svarūpa Dāmodara Gosvāmī, que era naturalmente muito bondoso, aconselhou-o para que pudesse obter algum benefício."
CC Antya 5.131: "Se você quiser entender o Śrīmad-Bhāgavatam", disse ele, "você deve se aproximar de um Vaiṣṇava auto-realizado (Guru) e ouvi-lo. Você pode fazer isto quando estiver completamente abrigado aos pés de lótus de Śrī Caitanya Mahāprabhu."
Vamos enumerar todas as expansões plenárias nas Suas diferentes categorias.
Fica demonstrado que Śrī Caitanya e Śrī Kṛṣṇa são a fonte de todas as encarnações.
1ª categoria SVAYAṀ RŪPA BHAGAVĀN
Śrī Kṛṣṇa e Śrī Caitanya nas Suas formas originais e auto manifestas.
2ª categoria
Da primeira categoria expandem-se as formas SVAYAṀ PRAKĀŚA dividida em duas:
VAIBHAVA PRAKĀŚA - o Senhor Balarāma.
PRĀBHAVA PRAKĀŚA - os muitos Kṛṣṇas que se expandem na dança da Rasa e nos palácios de Dvārakā.
3º categoria
Da categoria anterior VAIBHAVA PRAKĀŚA (Balarāma) expandem-se as formas TAD EKĀTMA RŪPA que está dividida em duas VILĀSA E SVĀṀŚA:
3.1 - VILĀSA - formas de Viṣṇu de 4 braços em Vaikuṇṭha.
Desta forma Vilāsa surgem:
PRĀBHAVA VILĀSA - o primeiro Catur Vyūha (Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna, Aniruddha)
VAIBHAVA VILĀSA - o segundo Catur Vyūha (Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna, Aniruddha)
3.2 - SVĀṀŚA - está dividida em:
LĪLĀ AVATĀRA - Matsya, Kūrma, Rāmacandra, Nṛsiṁha, Vāmana, Varāha, Buddha, Dhanvantari, Mohinī, Kalki
PURUṢA AVATĀRA - Kāraṇodakaśāyī Viṣṇu, Garbhodakaśāyī Viṣṇu e Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu
GUṆA AVATĀRA - Brahmā, Viṣṇu, Śiva
ŚAKTYĀVEŚA AVATĀRA (āveśa-rūpa) - 4 Kumāras, Nārada Muni, Brahmā, Ananta Śeṣa, Pṛthu, Paraśurāma
MANVANTARA AVATĀRA - para cada uma das 14 eras de Manu há um Avatāra.
YUGA AVATĀRA - Satya (branco), Tretā (vermelho), Dvāpara (negro), Kali (amarelo).
Nrsimha, Narayana são expansões plenárias.
Sri Caitanya Mahaprabhu NÃO é uma expansão plenária.
Só isto. Bem simples.
Isto não é uma opinião.
É o que é explicado por Srila Prabhupada, Srila Bhaktisiddhanta, Srila Bhaktivinoda e todos os Acaryas.
Claro que Krsna desmaia.
A palavra Ananga do Kama Gayatri, que nós cantamos e fizemos um VOTO perante o Guru e Visnu de cantar é explicada.
Ananga refere-se a Krsna que uma vez desmaiou devido ao êxtase do amor.
Então, Tulasi-manjari (Rati-manjari) encostou-se ao portão do Kunja e cantou uma doce canção de amor. Ao ouvir aquela música, Krsna voltou à vida novamente.
Devido ao amor do êxtase, Ele tinha perdido Seu corpo (ou consciência corporal), o que significa que Ele se tornou Ananga, sem um corpo ou consciência de Seu corpo, mas pelo canto de Tulasi Ele recuperou Seu corpo.
Image: Lord Caitanya seeing His spiritual or emotional reflection of Śrī Rādhā in the water.
Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu is not a plenary expansion.
Such an explanation is WRONG !!!
Śrī Kṛṣṇa and Śrī Caitanya are Svayam Bhagavān. They are self-manifest. They are the origin and source of all incarnations.
Lecture on BG 4.5 -- Montreal, June 10, 1968:
"Mahāpuruṣa: I'm not sure if I understand yet. Lord Caitanya Mahāprabhu is svayaṁ bhagavān?
Prabhupāda: Yes."
Plus:
Text 119: "You have calculated Śrī Caitanya Mahāprabhu, who is the Supreme Personality of Godhead, full in six opulences, to be on the level of an ordinary living being. Instead of knowing Him as the supreme fire, you have accepted Him as a spark."
Text 120: "Svarūpa Dāmodara continued, "Because you have committed an offense to Lord Jagannātha and Śrī Caitanya Mahāprabhu, you will attain a hellish destination. You do not know how to describe the Absolute Truth, but nevertheless you have tried to do so. Therefore you must be condemned."
Text 128: "Hearing this explanation, all the members of the assembly were struck with wonder. "Svarūpa Dāmodara Gosvāmī has spoken the real truth," they admitted. "The brāhmaṇa from Bengal has committed an offense by wrongly describing Lord Jagannātha and Lord Śrī Caitanya Mahāprabhu."
Text 130: "Seeing the poet’s unhappiness, Svarūpa Dāmodara Gosvāmī, who was naturally very kindhearted, advised him so that he could derive some benefit."
Text 131: "If you want to understand Śrīmad-Bhāgavatam," he said, "you must approach a self-realized Vaiṣṇava (Guru) and hear from him. You can do this when you have completely taken shelter of the lotus feet of Śrī Caitanya Mahāprabhu."
We will list all the plenary expansions in Their different categories.
It is shown that Śrī Caitanya and Śrī Kṛṣṇa are the source of all incarnations.
1º category SVAYAṀ RŪPA BHAGAVĀN
Śrī Kṛṣṇa and Śrī Caitanya in Their original and self-manifesting forms.
2º category
From the first category, the SVAYAṀ PRAKĀŚA forms are divided into two:
VAIBHAVA PRAKĀŚA - Lord Balarāma.
PRĀBHAVA PRAKĀŚA - the many Kṛṣṇas that expand in the dance of Rasa and in the palaces of Dvārakā.
3º category
From the previous category VAIBHAVA PRAKĀŚA (Balarāma) the TAD EKĀTMA RŪPA forms are expanded, which is divided into two VILĀSA AND SVĀṀŚA:
3.1 - VILĀSA - 4 armed Viṣṇu forms in Vaikuṇṭha.
From Vilāsa arise:
PRĀBHAVA VILĀSA - the first Catur Vyūha (Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna, Aniruddha)
VAIBHAVA VILĀSA - the second Catur Vyūha (Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna, Aniruddha)
3.2 - SVĀṀŚA - is divided into:
LĪLĀ AVATĀRA - Matsya, Kūrma, Rāmacandra, Nṛsiṁha, Vāmana, Varāha, Buddha, Dhanvantari, Mohinī, Kalki
PURUṢA AVATĀRA - Kāraṇodakaśāyī Viṣṇu, Garbhodakaśāyī Viṣṇu and Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu
GUṆA AVATĀRA - Brahmā, Viṣṇu, Śiva
ŚAKTYĀVEŚA AVATĀRA (āveśa-rūpa) - 4 Kumāras, Nārada Muni, Brahmā, Ananta Śeṣa, Pṛthu, Paraśurāma
MANVANTARA AVATĀRA - for each of the 14 eras of Manu there is an Avatāra.
YUGA AVATĀRA - Satya (white), Tretā (red), Dvāpara (black), Kali (yellow).