terça-feira, 18 de agosto de 2020

Porquê ... como Śrī Kṛṣṇa?


Porquê Śrī Kṛṣṇa aparece ... como Śrī Kṛṣṇa?

Pintado por Vṛndāvana Dāsa

vrindavanart.com

Porquê?

Sri Krsna não aparece para aniquilar os impiedosos e proteger os devotos.

No livro de Krsna, segundo capítulo (Orações dos Semideuses ao Senhor Krsna no Ventre), Srila Prabhupada explica:

"Ó Querido Senhor, continuaram os semideuses, Você é não-nascido, por isso, não achamos nenhuma outra razão para Seu aparecimento além da exibição dos Seus agradáveis passatempos. 

Embora a razão para o aparecimento do Senhor esteja determinada no Bhagavad Gita (Ele descende simplesmente para dar protecção ao devoto e subjugar o não devoto), na realidade Ele não descende realmente para subjugar os não devotos, mas para o Seu encontro de prazer com os devotos.

A natureza material por si só pode derrotar os não devotos. A acção e reacção da energia externa da natureza material (criação, manutenção e aniquilação) ocorrem de forma automática.

Mas por simplemente se refugiarem no Seu santo nome porque o Seu santo nome não é diferente da Sua personalidade, os devotos estão suficientemente protegidos.

Na verdade, a protecção aos devotos e a aniquilação dos não devotos não constituem a missão de Sri Krsna quando Ele descende; Ele descende apenas para Seu prazer transcedental.

Não pode haver nenhum outro motivo para o Seu aparecimento."

Quem aniquila os demônios não é Krsna. É Visnu que está dentro de Krsna.

No Śrī Caitanya-caritāmṛta Ādi 4.15-16, Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī explica porque Śrī Kṛṣṇa aparece como Śrī Kṛṣṇa:

প্রেমরস – নির্যাস করিতে আস্বাদন।
রাগমার্গ ভক্তি লোকে করিতে প্রচারণ॥ ১৫॥

রসিক – শেখর কৃষ্ণ পরমকরুণ।
এই দুই হেতু হৈতে ইচ্ছার উদ্‌গম॥ ১৬॥

prema-rasa-niryāsa karite āsvādana
rāga-mārga bhakti loke karite pracāraṇa

rasika-śekhara kṛṣṇa parama-karuṇa
ei dui hetu haite icchāra udgama

"O desejo de Śrī Kṛṣṇa (icchāra) de aparecer (udgama) nasceu de duas (dui) razões (hetu): Ele queria saborear (āsvādana) a doce essência (niryāsa) das relações amorosas (prema-rasa) com Seus devotos, e Ele queria propagar (pracāraṇa) no mundo (loke) o caminho de rāga-mārga bhakti. Assim, Ele é conhecido como supremamente jubiloso (rasika-śekhara) e como o mais misericordioso (parama-karuṇa) de todos."

E porque hoje é o dia do aparecimento de Śrīla Prabhupāda, nada mais esclarecedor do que seu incrível comentário sobre este verso:

"Durante o período do aparecimento do Senhor Kṛṣṇa, a matança de asuras ou descrentes como Kaṁsa e Jarāsandha foi feito por Viṣṇu, que estava dentro da pessoa de Śrī Kṛṣṇa.

Esta aparente matança pelo Senhor Śrī Kṛṣṇa ocorreu como algo natural e foi uma actividade incidental para Ele.

Mas o verdadeiro propósito da aparição do Senhor Kṛṣṇa era encenar uma performance dramática de Seus passatempos transcendentais em Vrajabhūmi, exibindo assim o limite mais alto de doçura transcendental nas trocas de amor recíproco entre a entidade viva e o Senhor Supremo.

Estas trocas recíprocas de doçuras são chamadas de rāga-bhakti, ou serviço devocional ao Senhor em êxtase transcendental.

O Senhor Śrī Kṛṣṇa deseja tornar conhecido a TODAS AS ALMAS CONDICIONADAS que Ele é mais atraído por rāga-bhakti do que por vidhi-bhakti, ou serviço devocional sob regulamentos.

É dito nos Vedas (Taittirīya Up. 2.7), raso vai saḥ: a Verdade Absoluta é o reservatório para todos os tipos de trocas recíprocas de sentimentos amorosos. Ele também é misericordioso e DESEJA CONCEDER-NOS este privilégio de rāga-bhakti.

Assim, Ele apareceu por Sua própria energia interna. Ele não foi forçado a aparecer por nenhuma força estranha."

Esta sequência de versos de Śrī Caitanya-caritāmṛta Ādi 4 é EXTREMAMENTE importante:

"Texto 7: As escrituras proclamam que o Senhor Kṛṣṇa desceu anteriormente para tirar o fardo da terra.

Texto 8: Tirar este fardo, entretanto, não é obra da Suprema Personalidade de Deus. O mantenedor, Senhor Viṣṇu, é aquele que protege o universo.

Texto 9: Mas a hora de tirar o fardo do mundo se misturou com a hora da encarnação do Senhor Kṛṣṇa.

Texto 10: Quando a Suprema Personalidade de Deus completa desce, todas as outras encarnações do Senhor se reúnem Nele.

Textos 11-12: O Senhor Nārāyaṇa, as quatro expansões primárias [Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna e Aniruddha], Matsya e as outras encarnações de līlā, os yuga-avatāras, as encarnações manvantara e tantas outras encarnações - todas as descendem no corpo do Senhor Kṛṣṇa. Desta forma, a Suprema Divindade completa, o próprio Senhor Kṛṣṇa, aparece.

Texto 13: Neste momento, portanto, o Senhor Viṣṇu está presente no corpo do Senhor Kṛṣṇa, e o Senhor Kṛṣṇa mata os demônios por meio Dele.

Texto 14: Assim, matar os demônios é apenas um trabalho secundário. Vou agora falar sobre o principal motivo da encarnação do Senhor.

Textos 15-16: O desejo do Senhor de aparecer nasceu de dois motivos: o Senhor queria saborear a doce essência das doçuras do amor de Deus e queria propagar o caminho de rāga-mārga bhakti. Assim, Ele é conhecido como supremamente jubiloso e como o mais misericordioso de todos.

Texto 17: [O Senhor Kṛṣṇa pensou:] “Todo o universo está repleto da concepção de Minha majestade, mas o amor enfraquecido por este senso de majestade não Me satisfaz."

Texto 18: “Se alguém me considera o Senhor Supremo e a si mesmo como um subordinado, não me torno subserviente ao seu amor, nem ele pode Me controlar."

Texto 19: “Em qualquer doçura transcendental que Meu devoto Me adore, Eu retribuo com ele. Este é meu comportamento natural."

Texto 20: “Seja qual for a maneira que Meus devotos se rendam a Mim, Eu os recompenso. Todos seguem Meu caminho em todos os aspectos, ó filho de Pṛthā."

Textos 21-22: “Se alguém nutre pura devoção amorosa por Mim, pensando em Mim como seu filho, seu amigo ou seu amado, considerando-se grande e Me considerando igual ou inferior, torno-me subordinado a ele."

Texto 23: “O serviço devocional prestado a Mim pelos seres vivos revive sua vida eterna. Ó minhas queridas donzelas de Vraja, sua afeição por Mim é sua boa fortuna, pois é o único meio pelo qual vocês obtêm Meu favor."

Texto 24: “A mãe às vezes me prende como seu filho. Ela me nutre e protege, pensando que estou totalmente indefeso."

Texto 25: “Meus amigos sobem nos Meus ombros em pura amizade, dizendo: "Que tipo de homem grande és? Você e eu somos iguais."

Texto 26: “Se Minha amada consorte Me censura de mau humor, isto rouba Minha mente dos hinos reverentes dos Vedas."

Textos 27-28: “Levando estes devotos puros comigo, descerei e me divertirei de várias maneiras maravilhosas, desconhecidas até mesmo em Vaikuṇṭha. Devo transmitir estes passatempos pelos quais até Eu fico maravilhado."

Texto 29: “A influência de yogamāyā inspirará as gopīs com o sentimento de que sou seu amante."

Texto 30: “Nem as gopīs nem Eu notaremos isto, pois nossas mentes sempre ficarão fascinadas pela beleza e qualidades umas das outras."

Texto 31: “O apego puro nos unirá mesmo às custas dos deveres morais e religiosos [dharma]. O destino às vezes nos aproxima e às vezes nos separa."

Texto 32: “Provarei a essência de todas essas rasas e, desta forma, favorecerei todos os devotos."

Texto 33: “Então, ao ouvir sobre o amor puro dos residentes de Vraja, os devotos Me adorarão no caminho de rāga bhakti, abandonando todos os rituais de religiosidade e atividade fruitiva."

Texto 34: Kṛṣṇa manifesta Sua forma humana eterna e realiza Seus passatempos para mostrar misericórdia aos devotos. Tendo ouvido tais passatempos, tais devotos devem se empenhar no serviço a Ele.

Texto 35: Aqui, o uso do verbo “bhavet”, que está no modo imperativo, nos diz que isto certamente deve ser feito. O descumprimento seria o abandono do dever."

Este capítulo também explica que embora Śrī Kṛṣṇa se relacione em diferentes Rasas com Seus diferentes devotos, por aparecer como Śrī Caitanya, Ele está exclusivamente no humor conjugal de Śrī Rādhā e traz para TODAS AS ALMAS CONDICIONADAS de Kali Yuga algo que Ele nunca havia trazido antes, Mādhurya Mañjarī Bhava.

Estes são os Gauḍīyas.

E esta é a sequência de compreensão sobre as razões para o aparecimento, primeiro de Śrī Kṛṣṇa e depois de Śrī Caitanya Mahāprabhu.

Painted by Vṛndāvana Dāsa

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Why does Śrī Kṛṣṇa appear ... as Śrī Kṛṣṇa?

Why?

Sri Krsna does not appear to annihilate the demons and protect the devotees.

In the Śrī Caitanya-caritāmṛta Ādi 4.15-16, Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī explains why Śrī Kṛṣṇa appears as Śrī Kṛṣṇa:

প্রেমরস–নির্যাস করিতে আস্বাদন ।
রাগমার্গ ভক্তি লোকে করিতে প্রচারণ ॥ ১৫ ॥

রসিক–শেখর কৃষ্ণ পরমকরুণ ।
এই দুই হেতু হৈতে ইচ্ছার উদ্‌গম ॥ ১৬ ॥

prema-rasa-niryāsa karite āsvādana
rāga-mārga bhakti loke karite pracāraṇa

rasika-śekhara kṛṣṇa parama-karuṇa
ei dui hetu haite icchāra udgama

"Śrī Kṛṣṇa’s desire (icchāra) to appear (udgama) was born from two (dui) reasons (hetu): He wanted to taste (āsvādana) the sweet essence (niryāsa) of love relationships (prema-rasa) with His devotees, and He wanted to propagate (pracāraṇa) in the world (loke) the path of rāga-mārga bhakti. Thus He is known as supremely jubilant (rasika-śekhara) and as the most merciful (parama-karuṇa) of all."

And because today is the appearance day of Śrīla Prabhupāda, nothing more enlightening than his incredible comment on this verse:

"During the period of Lord Kṛṣṇa’s appearance, the killing of asuras or nonbelievers such as Kaṁsa and Jarāsandha was done by Viṣṇu, who was within the person of Śrī Kṛṣṇa.

Such apparent killing by Lord Śrī Kṛṣṇa took place as a matter of course and was an incidental activity for Him.
But the real purpose of Lord Kṛṣṇa’s appearance was to stage a dramatic performance of His transcendental pastimes at Vrajabhūmi, thus exhibiting the highest limit of transcendental mellow in the exchanges of reciprocal love between the living entity and the Supreme Lord.

These reciprocal exchanges of mellows are called rāga-bhakti, or devotional service to the Lord in transcendental rapture.

Lord Śrī Kṛṣṇa wants to make known TO ALL THE CONDITIONED SOULS that He is more attracted by rāga-bhakti than vidhi-bhakti, or devotional service under scheduled regulations.

It is said in the Vedas (Taittirīya Up. 2.7), raso vai saḥ: the Absolute Truth is the reservoir for all kinds of reciprocal exchanges of loving sentiments. He is also causelessly merciful, and He wants TO BESTOW UPON US this privilege of rāga-bhakti.

Thus He appeared by His own internal energy. He was not forced to appear by any extraneous force."

This sequence of verses from Śrī Caitanya-caritāmṛta Ādi 4 is EXTREMELY important:

"Text 7: The scriptures proclaim that Lord Kṛṣṇa previously descended to take away the burden of the earth.

Text 8: To take away this burden, however, is not the work of the Supreme Personality of Godhead. The maintainer, Lord Viṣṇu, is the one who protects the universe.

Text 9: But the time to lift the burden of the world mixed with the time for Lord Kṛṣṇa’s incarnation.

Text 10: When the complete Supreme Personality of Godhead descends, all other incarnations of the Lord meet together within Him.

Texts 11-12: Lord Nārāyaṇa, the four primary expansions [Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Pradyumna and Aniruddha], Matsya and the other līlā incarnations, the yuga-avatāras, the manv-antara incarnations and as many other incarnations as there are — all descend in the body of Lord Kṛṣṇa. In this way the complete Supreme Godhead, Lord Kṛṣṇa Himself, appears.

Text 13: At that time, therefore, Lord Viṣṇu is present in the body of Lord Kṛṣṇa, and Lord Kṛṣṇa kills the demons through Him.

Text 14: Thus the killing of the demons is but secondary work. I shall now speak of the main reason for the Lord’s incarnation.

Texts 15-16: The Lord’s desire to appear was born from two reasons: the Lord wanted to taste the sweet essence of the mellows of love of God, and He wanted to propagate the path of rāga-mārga bhakti. Thus He is known as supremely jubilant and as the most merciful of all.

Text 17: [Lord Kṛṣṇa thought:] “All the universe is filled with the conception of My majesty, but love weakened by that sense of majesty does not satisfy Me."

Text 18: “If one regards Me as the Supreme Lord and himself as a subordinate, I do not become subservient to his love, nor can it control Me."

Text 19: “In whatever transcendental mellow My devotee worships Me, I reciprocate with him. That is My natural behavior."

Text 20: “ ‘In whatever way My devotees surrender unto Me, I reward them accordingly. Everyone follows My path in all respects, O son of Pṛthā.’

Texts 21-22: “If one cherishes pure loving devotion to Me, thinking of Me as his son, his friend or his beloved, regarding himself as great and considering Me his equal or inferior, I become subordinate to him."

Text 23: “ ‘Devotional service rendered to Me by the living beings revives their eternal life. O My dear damsels of Vraja, your affection for Me is your good fortune, for it is the only means by which you have obtained My favor.’

Text 24: “Mother sometimes binds Me as her son. She nourishes and protects Me, thinking Me utterly helpless."

Text 25: “My friends climb on My shoulders in pure friendship, saying, ‘What kind of big man are You? You and I are equal.’

Text 26: “If My beloved consort reproaches Me in a sulky mood, that steals My mind from the reverent hymns of the Vedas."

Texts 27-28: “Taking these pure devotees with Me, I shall descend and sport in various wonderful ways, unknown even in Vaikuṇṭha. I shall broadcast such pastimes by which even I am amazed."

Text 29: “The influence of yogamāyā will inspire the gopīs with the sentiment that I am their paramour."

Text 30: “Neither the gopīs nor I shall notice this, for our minds will always be entranced by one another’s beauty and qualities."

Text 31: “Pure attachment will unite us even at the expense of moral and religious duties [dharma]. Destiny will sometimes bring us together and sometimes separate us."

Text 32: “I shall taste the essence of all these rasas, and in this way I shall favor all the devotees."

Text 33: “Then, by hearing about the pure love of the residents of Vraja, devotees will worship Me on the path of rāga bhakti, abandoning all rituals of religiosity and fruitive activity.”

Text 34: Kṛṣṇa manifests His eternal humanlike form and performs His pastimes to show mercy to the devotees. Having heard such pastimes, one should engage in service to Him.

Text 35: Here the use of the verb “bhavet,” which is in the imperative mood, tells us that this certainly must be done. Noncompliance would be abandonment of duty."

This chapter also explains that although Śrī Kṛṣṇa relates in different Rasas with His different devotees, by appearing as Śrī Caitanya, He is exclusively in Śrī Rādhā's conjugal mood and brings to ALL CONDITIONED SOULS of Kali Yuga something that He had never brought before, Mādhurya Mañjarī Bhava.

These are the Gauḍīyas.

And this is the sequence of understanding about the reasons for the appearance, first of Śrī Kṛṣṇa and then of Śrī Caitanya Mahāprabhu.