terça-feira, 2 de maio de 2017

Começa em ... Bhajana-kriyā


Sempre a mesma grande discussão de quando começa Rāgānugā Sādhana Bhakti. 

Só pode começar em Ruci ... não, só pode começar em Niṣṭhā ... não, só pode começar em Āsakti ....... não precisa ficar especulando !!!

Ninguém mais do que Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura no seu Rāga-vartma-candrikā explica que começa em ... Bhajana-kriyā !!! 

Isso mesmo. Bem no começo, depois de Sādhu-saṅga !!! 

atha rāgānugā bhakti-majjanasyānartha nivṛtti niṣṭhā-rucy-āsakty-antaraṁ prema bhūmikārūḍhasya sākṣāt svābhīṣṭaprāpti-prakāraḥ pradarśyate  

"Agora será descrito como um devoto Rāgānuga gradualmente avança através dos estágios devocionais de Anartha-nivṛtti (eliminação dos impedimentos), Niṣṭhā (fixo), Ruci (gosto), Āsakti (apego à Deidade amada), até o estágio de Prema (amor à Deus) e a realização directa da Deidade amada.

yathojjvala nīlamaṇau “tadbhāva-baddha-rāgā ye janās te sādhane ratāḥ | tad yogyam anurāgaughaṁ prāpyot-kaṇṭhānusārataḥ | ta ekaśo ’thavā dvi-trāḥ kāle kāle vraje ’bhavan” iti

No Ujjvala-nīlamaṇi (3.49) é afirmado: 

"Aqueles que foram especialmente atraídos ao humor dos Vrajavāsīs realizam Sādhana-bhajana por meio de Rāgamārga. Eles, eventualmente, alcançam um fervor adequado para adorar mais intensamente, e no devido tempo, de acordo com sua ânsia, eles nascem em Vraja-bhūmi, sozinhos ou em grupos de dois ou três."

(Rāga-vartma-candrikā 2.7)

Aqui não há mesmo nenhuma polêmica. 

Śrīla Rūpa Gosvāmī, todos os Ācāryas, Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, Śrīla Prabhupāda, todos os Gurus da Iskcon, Gauḍīya Maṭha e Parivārs estão todos em consonância.

E todos concordam que o Siddha-deha só começa a ser realizado na fase avançada de Āsakti.

Mas o cultivo do Siddha-deha começa na fase de Bhajana-kriyā.

Isto é o que Srila Visvanatha descreve no seu Raga Vartma Candrika citado acima:

"Agora será descrito como um devoto Rāgānuga gradualmente avança através dos estágios devocionais de Anartha-nivṛtti (eliminação dos impedimentos), Niṣṭhā (fixo), Ruci (gosto), Āsakti ..."

Isto é seguir gradualmente o Upadesamrta. 

Se o Raganuga Sadhaka não visualizar o seu Siddha Deha, sua identidade espiritual, é muito, muito difícil mesmo alcançar o estágio de RUCI, o que falar de ASAKTI.

Se olharmos para as definições de RUCI ou ASAKTI ... estes são estágios muito muito elevados, e eles são geralmente definidos com uma afeição MUITO PROFUNDA para o casal Divino ... especialmente ASAKTI ...

Se não temos NENHUMA IDENTIFICAÇÃO durante bhajana-kriya, anartha-nivritti e nistha ... é muito difícil chegar ao estágio de RUCI (gosto profundo) ou até mesmo ASAKTI (atracção profunda).

Se um devoto simplesmente tem um conceito genérico de ser um servo e parte de Deus sem especificar um relacionamento em qualquer uma das 5 Rasas será muito difícil alcançar o estágio de RUCI, o que falar de ASAKTI.

Vamos ver se fica claro.

Uma pessoa com um pouco de fé (sraddha) aproxima-se dos devotos e Guru. Ao associar-se (sadhu-sanga), começa a ouvir, cantar, estudar todos os livros de Prabhupada, lembrar os passatempos, adorar a Deidade (bhajana kriya).

Ao fazer isto, uma inclinação (lobha) surge por um relacionamento específico (rasa) com Krsna em Vrndavana. 

OU NÃO !!!

Pode ser que um devoto não sinta nenhuma inclinação por nenhum relecionamento com Krsna em Vrndavana e fique satisfeito com Krsna como a Pessoa Suprema, Visnu em Vaikuntha. 

O primeiro irá seguir Raga Marga.

O segundo irá seguir Vaidhi Marga. 

São caminhos diferentes, e isto fica definido em Bhajana Kriya. 

Agora, para aqueles que seguirão Raga Marga, é imperioso dar os primeiros passos na visualização do seu Siddha Deha com seus 11 aspectos (ekadas bhava). 

Imperioso !!! Isto em Bhajana Kriya !!!

As vezes, ao dar um exemplo fica mais fácil. 

Eu costumo dar o seguinte exemplo:

Digamos que alguém queira comprar alguma coisa. Pode ser qualquer coisa. Vamos dar o exemplo de um carro novo. Zero quilometro.

Primeiramente, a pessoa "visualiza" o carro que quer comprar. 

O nome do carro, a cor, os acessórios, a marca, a cilindrada, o grupo, as rodas, etc. 

Neste nosso exemplo, a pessoa não pede crédito para comprar e nem é rica para pagar o valor total na hora. Ela terá que juntar o dinheiro todo para só depois comprar o carro. Um ferrari !!!

É assim mesmo, um Raganuga Sadhaka, dá os primeiros passos da vizualização dos 11 aspectos (ekadas bhava) do seu Siddha Deha em Bhajana Kriya. É preciso salientar que o Siddha Deha é um corpo feito de desejos. Como nós queremos servir a Krsna.

A medida que vai avançando gradualmente, sua visualização torna-se mais intensa e somente no estágio avançado de Asakti é que o Siddha Deha é realmente realizado. 

O Siddha Deha é para ser cultivado. Não surge do nada. Não explode assim do nada como um saco de pipocas que explode no forno microondas BUM !!!

É um cultivo que começa desde o ínicio. 

Fim do debate !!!

Always the same great discussion of when Rāgānugā Sādhana Bhakti begins.

You can only start in Ruci ... no, you can only start in Niṣṭhā ... no, you can only start in Āsakti ....... you do not have to speculate !!!

No one but Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura in his Rāga-vartma-candrikā explains that it begins in ... Bhajana-kriyā !!!

That's it. In the very beginning, after Sādhu-saṅga !!! 

atha rāgānugā bhakti-majjanasyānartha nivṛtti niṣṭhā-rucy-āsakty-antaraṁ prema bhūmikārūḍhasya sākṣāt svābhīṣṭaprāpti-prakāraḥ pradarśyate  

"It will now be described how a Rāgānuga devotee gradually advances through the devotional stages of Anartha-nivṛtti (the elimination of impediments), Niṣṭhā (fixation), Ruci (taste), Āsakti (attachment to the beloved Deity), up to the stage of Prema (love of God) and the direct attainment of the beloved Deity.

yathojjvala nīlamaṇau “tadbhāva-baddha-rāgā ye janās te sādhane ratāḥ | tad yogyam anurāgaughaṁ prāpyot-kaṇṭhānusārataḥ | ta ekaśo ’thavā dvi-trāḥ kāle kāle vraje ’bhavan” iti

Ujjvala-nīlamaṇi (3.49) states: 

"Those who were especially attracted to the moods of the Vrajavāsīs performed Sādhana-bhajana by way of Rāgamārga. Eventually they attained a wealth of suitable fervor required for worship more intensely, and in due time, according to their eagerness, they took birth in Vraja-bhūmi, either alone or in groups of two or three." 

(Rāga-vartma-candrikā 2.7)

End of debate !!!