Śrī brahma-saṁhitā 5.59
pramāṇais tat-sad-ācārais
tad-abhyāsair nirantaram
bodhayan ātmanātmānaṁ
bhaktim apy uttamāṁ labhet
Translation
"The highest devotion is attained by slow degrees by the method of constant endeavor for self-realization with the help of scriptural evidence, theistic conduct and perseverance in practice."
O Caminho de Raganuga Bhakti é maravilhoso, mas é preciso desejar intensamente. ISTO NÃO acontece automaticamente.
É Preciso despertar Lobha (avidez intensa).
Como?
Ouvindo repetidamente os passatempos de Radha Krsna em Vrndavana e ouvindo a glorificação dos Acaryas do processo de Raganuga Bhakti, em especial Manjari Bhava. É isto o que os Acaryas mais fazem, glorificar o processo de Raganuga Bhakti em todas as Rasas em especial Manjari Bhava.
Ouvir constantemente, regularmente, diariamente os passatempos de Radha Krsna bem como a glorificação do próprio processo de Raganuga é a forma de alcançar Raganuga Bhakti bem como a essência da própria prática de Raganuga Bhakti.
"Lembrança dos passatempos do Senhor é a vida e a alma do devoto. Lembrar os doces e amorosos passatempos de Radha e Krsna é a essência de todos os processos. Este é o objectivo da vida, bem como a melhor forma de alcançar a meta." (Narottama Dasa Thakura - Prema Bhakti Candrika, 61)
O comentário de Visvanatha Cakravarti Thakura:
"Esta é a essência de todas as instrucções referentes a regras e regulações.
A lembrança dos passatempos do Senhor é o único processo para atingir a meta de sua vida, saboreando as Rasas transcendentais dos passatempos de Radha e Krsna.
Não há maior objectivo ou processo do que isto. A lembrança dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna é a essência de todas as instrucções dadas nas escrituras."
Para isto, o argumento é dado:
"A essência de Vrindavana é o serviço altruísta, não tentar saborear Krsna Lila. A essência de Vraja é esquecer qualquer desejo pessoal, incluindo o desejo de saborear a felicidade, e sim fazer o que vai agradar a Krsna."
E este é um argumento válido especialmente direccionado àqueles que querem ficar reclusos sem ajudar os demais, porque os seguidores de Srila Prabhupada não são Bhajananandis reclusos sem contacto com o mundo. Eles actuam de forma prática para ajudar as pessoas.
Mas o ponto aqui é que Gostyanandis devem ser Bhajananandis em simultâneo. Como salientado por Srila Bhaktisiddhanta: “Um Gostyanandi é um Bhajananandi que prega.”
E assim:
"A razão para desejar Vrindavana não é para a felicidade pessoal, mas porque Krsna deseja os Vrajavasis. Ele é viciado no amor superpoderoso dos Vrajavasis. Com o desejo de dar a Krsna o que Ele MAIS QUER, desejamos sinceramente Vrindavana Bhakti."
Um Gostyanandi que ao mesmo tempo é um Bhajananandi serve externamente e internamente.
Não pode ser somente o serviço externo e nem somente o serviço interno. Deve ser os dois em simultâneo.
E assim o devoto(a) é feliz porque serve interna e externamente. Não há nenhum mal em buscar a felicidade de servir à Krsna. Os devotos são felizes.
O devoto(a) faz a austeridade e sacrifício de sair e dar a Consciência de Krsna para os outros, mas também desfruta da felicidade interna de servir à Krsna.
Salientando que a lembrança dos passatempos de Krsna só é possível quando em primeiro lugar é recitado o Maha Mantra Hare Krsna.
"Vaidhi-bhakti, isto é aprendizagem. Bhakti verdadeira, Para-bhakti, é Raganuga-bhakti. Esta Raganuga-bhakti, nós temos que alcançar depois de passar Vaidhi-bhakti. No mundo material, se não tentamos fazer mais e mais progresso em serviço devocional, se estamos simplesmente aderindo ao processo de regulação Sastrica e não tentamos ir além disto... Portanto, não estamos a saborear realmente." (Srila Prabhupada - Palestra sobre SB 1.2.33 - Vrndavana, 12 de novembro de 1972)