No texto, Srila Prabhupada explica:
"Quando um devoto puro do Senhor canta o mantra, com amor, o mantra, exerce grande efeito sobre os ouvintes, e por isso, este canto deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que se possam alcançar os efeitos imediatos. Tanto quanto possível, o canto dos lábios de não-devotos deve ser evitado, assim como o leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeitos venenosos."
Quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso.
Existe um abismo de diferença entre ouvirmos o Maha Mantra Hare Krsna da boca de um Maha Bhagavata Uttama Adhikari e ouvirmos o Maha Mantra da boca de um devoto comum ou de um não devoto.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz:
A pregação de um devoto comum é poderosa?
"Assim como o poder de um arco é calculado pela proeza de um arqueiro, da mesma forma o poder e efeito da nossa pregação depende da força devocional que possuímos. E portanto existe um abismo de diferença entre a pregação de um devoto comum e de um devoto poderoso. Tais devotos poderosos são referidos como "a força viva". Aqueles que experimentam a associação com tais pessoas são certamente afortunados."
"O Mantra para ser efectivo deve ser recebido de um devoto de Krsna, Uttama Mahabhagavata." (Kramadipika)
Srila Prabhupada confirma:
"É dito no Padma Purana: atah sri krsna namadi na bhaved grahyam indriyaih. Cantar e ouvir o nome transcedental do Senhor não pode ser executado pelos sentidos ordinários. A vibração transcedental do Santo Nome do Senhor é completamente espiritual. Portanto deve ser recebido de uma fonte espiritual e deve ser cantado após ser ouvido de um Mestre Espiritual. Alguém que ouve o Maha Mantra Hare Krsna deve recebê-lo do Mestre Espiritual através de uma recepção auditiva." Cc Antya 1.101
Ainda Srila Prabhupada diz:
"O Senhor Siva voluntariamente abençoou os filhos do Rei Pracinabarhi bem como fez algo benéfico para eles. Ele pessoalmente cantou o Mantra para que este Mantra ficasse mais poderoso, e assim aconselhou que o Mantra fosse cantado pelos filhos do Rei. Quando um Mantra é cantado por um grande devoto, o Mantra torna-se mais poderoso. Embora o Maha Mantra Hare Krsna seja poderoso por Si só, um discípulo na iniciação recebe o Mantra do Mestre Espiritual, pois quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso." SB 4.24.32
Misticamente o Diksha Guru ou posteriormente o Siksha Guru infundem o Maha Mantra Hare Krsna com poder.
Nesta parte, Srila Prabhupada esta simplesmente a demonstrar a diferença entre receber o Maha Mantra Hare Krsna de diferentes fontes. Sempre será benéfico recitá-Lo, especialmente quando é infundido de poder por um devoto puro.
Om Namo Narayanaya é um Mula Mantra. O Maha Mantra Hare Krsna é um Nama Mantra.
Nama Mantras tem simplesmente o Nome.
Mula Mantras são Mantras raiz que representam a essência da Deidade e são acompanhados de Bija Mantras (Mantras sementes que invocam uma determinada potência) como Klim, Om, Aim, Lam, Hum, Srim, etc e também seguidos de Namah ou Svaha.
Ex: Aim Gurave Namah - aonde Aim invoca a potência do conhecimento transmitido pelo Guru.
Ex de Mula Mantras:
klim krsnaya namah
srim ram radhikayai svaha
srim lam latitayai svaha
klim gauraya namah
srim gadadharaya namah
lam laksmanaya namah
om namo narayanaya
etc.
Mula Mantras são usados na adoração a Deidade. Por exemplo quando você lava os pés de Krsna, diz:
etat padyam klim krsnaya namah
e depois lava os pezinhos de lótus do Senhor ;DDD
"Após estudo aprofundado, concluímos que sem a aceitação adequada dos Panca Samskaras a alma condicionada não pode desenvolver intensa devoção a Sri Hari. Portanto Panca Samskara é extremamente necessário." (Srila Bhaktivinoda Thakur)
Os Smrti Sastras explicam Panca Samskaras da seguinte forma:
tapah pundram tatha nama mantro yagas ca pancamah
ami hi panca-samskarah paramaikanti-hetavah
"Tapa, Pundra, Nama, Mantra, e Yaga - estes cinco itens compõem Panca Samskaras. Eles são a causa de intensa devoção ao Senhor Hari." (Prameya Ratnavali)
Todos nós devemos receber Panca Samskaras. Ou seja, marcar o corpo com Urdhva Pundra, recitar o Maha Mantra Hare Krsna, recitar os Mantra Gayatris e adorar a Deidade.
Então Raphael pergunta: "Mas, qual o malefício que ouvir os santos nomes cantados por um não devoto podem trazer?"
Das muitas formas de Namabhasa uma delas é:
Pratibimba Namabhasa
Aqueles que cantam em Pratibimba Namabhasa (impersonalistas) alcançam Sayujya Mukti (liberação no Brahman).
Cantar o Maha Mantra Hare Krsna é sempre benéfico. Agora diferentes conceitos no momento do cantar levam a diferentes destinos.
Aqueles que cantam Rama, concebendo o Senhor Ramacandra alcançam Ayodhya. Aqueles que cantam Krsna com grande respeito e veneração alcançam Vaikuntha, Dwarka, Mathura.
Aqueles que cantam Krsna num humor mais íntimo alcançam Vrndavana......
E assim diferentes resultados para diferentes concepções e consciências empregues no cantar.
Gaudiyas Vaisnavas evitam ouvir impersonalistas a cantar e a explicar o Maha Mantra Hare Krsna, porque os Gaudiyas consideram fundir-se no Brahman como algo venenoso.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Outubro - 2012