Então hoje comemoramos o Sri Radhastami
Maha Mahotsava.
Maha Mahotsava.
Sri Radhastami Maha Mahotsava Ki Jaya !!!
Mahotsava quer dizer: Maha - grande, Utsava - festival.
Geralmente duas semanas após o aparecimento do Senhor Krsna, comemoraremos o Aparecimento de Srimati Radharani, Sua consorte. Mas este ano é diferente porque este ano é comemorado o Purushotama Masa. Um mês extra no calendario lunar.
Explica o Purushotama Masa (Lunação (com um intervalo de alguns poucos anos ocorre um mês extra porque o calendario lunar os meses são mais curtos, 20 e poucos dias - mês muito auspicioso abençoado pelo próprio Krsna (ocorreu en Vrndavana com a personalidade de Purushotama Masa que chorava porque todos consideravam este um mês inauspicioso e Visnu, e Krsna abençoando-o como o mês mais auspicioso)
Agora, quem é Krsna, quem é Radharani?
Srila Prabhupada afirma que quando alguém ve uma pintura de Krsna, he immediately asks, "Who is Krsna? Who is the girl with Krsna?"
Hahahahahaha
Sri Sri Radha Krsna são a Verdade Suprema.
Krsna é Deus que é servido.
Radha é Deus que serve.
Radha é Deus que serve.
Rasaraja Sri Krsna. (Krsna é o objecto de todos os relacionamentos amorosos espirituais)
Mahabhava Sri Radha. (Radha é a corporificação do amor mais elevado à Krsna. Falar de Srimati Radharani, é falar na forma mais exaltada de amor devocional (Mahabhava) em separação e saudade (Vipralambha))
Sri Caitanya aparece para compreender o humor de Radha. Se Ele não aparecesse não compreenderíamos pelo menos um pouquinho sobre o amor das Gopis.
In the Gaudiya Vaishnava tradition, God is both male and female. They are One, but Krishna expands into two, Himself and Radharani, for the sake of divine loving pastimes. If They remained as One, then there is no relationship, there are no pastimes, and there can be no dynamic exchange of love. (Caitanya-caritamrita, Adi-lila, 4.55-56)
Actually, if we all remained merged or amalgamated into one single force or light, then there is no further need of anything else.
There certainly would be no need for the material manifestation to provide the innumerable conditioned souls with the means to seek out the way to satisfy their senses, minds, emotions, desires for self-expression, intellectual pursuits, and on and on.
In this way, without Radha there is no meaning to Krishna and without Krishna there is no meaning to Radha. Because of this, in the Vaishnava tradition we always pay respects first to the Lord's internal energy in the form of Radha, and then to the Lord.
Thus They are referred to as Radha-Krishna, or in other names as Sita-Rama, Lakshmi-Narayana, and so on.
In this way, Radha and Krishna are one, but when Lord Krishna wants to enjoy, He manifests Himself as Radharani. Otherwise, there is no energy in which Krishna can attain pleasure outside Himself.
It is also described that the potency of love of God is called hladini, the Lord's pleasure potency. Whenever the Lord wants to enjoy pleasure, He exhibits His own spiritual potency known as hladini. And the essence of that love is in the emotion called bhava. The ultimate development of that emotion is mahabhava, or great bhava. Mahabhava is full of the pleasure potency, and it is an exhibition of the highest love for Lord Krishna.
Sri Radharani is the embodiment of that transcendental consciousness found in mahabhava.
Então como haviamos comentado em Janmastami que o Nectar da devoção explica que um dos itens do serviço devocional é comemorar estes dias festivos. Sri Radhastami é um destes dias.
Comemorar estes dias é uma forma de expressar o nosso amor devocional.
Se nós lembramos do aniversário de Krsna isto o deixa muito feliz, mas não só, Srimati Radharani também fica muito feliz por nos lembrarmos do aniversario de Krsna.
Da mesma forma, por comemorarmos o aniversario de Radha, Krsna fica muito feliz.
Por servirmos à Krsna, servirmos à Radha.
E por servirmos à Radha, servimos à Krsna.
Hahahahaha
Eles são inseparáveis.
No Janmastami tivemos o banho das Murtis de Sri Sri Radha Krsna. Era Janmastami, mas banhamos Radha junto com Krsna. Porque não banhamos somente Krsna?
Ou hoje, se tivessemos Abhiseka, iriamos banhar novamente Radha Krsna.
Porque não banhar só Radha?
Hahahahaha
Porque para satisfazer à Krsna servimos amorosamente à Radha e para satisfazer à Radharani servimos amorosamente à Krsna.
Na verdade, Eles são um só e ao mesmo tempo são separados. Inconcebível. Acintya Sakti. Acintya Bheda Abheda Tattva. Inconcebivelmente juntos e separados ao mesmo tempo.
Na verdade, embora seja definida como sendo a consorte de Krsna, Srimati Radharani é o próprio Senhor Krsna, mas em Sua forma mais misericordiosa.
Radha krsna eka atma, dui deha dhari
Anyonye vilase rasa asvadane kari'
"Radha Krsna são um só e o mesmo, mas Eles assumiram dois corpos. E assim, Eles desfrutam um do outro, saboreando as doçuras do amor."
Sei dui eka ebe caitanya gosani
Rasa asvadite donhe haila eka thani
"Agora, para desfrutar de Rasa, eles apareceram num só corpo como o Senhor Caitanya Mahaprabhu."
(Cc Adi 4 - 56,57)
Hahahahahaha
Então Radha Krsna são inseparáveis:
Por Srila Bhaktivinoda Thakura
"Se o desejo de servir a Srimati Radhika não aparecer em meu coração, minha adoração a Krsna será simplesmente inútil.
Assim como o Sol não pode ser percebido sem a luz solar, da mesma forma eu não reconheço Madhava sem Radha.
Se você desenvolver orgulho em ser uma serva exclusiva de Srimati Radhika, então, muito rapidamente, você encontrará Gokula Kana."
A energia interna (Svarupa Sakti) de Krsna divide-se em três aspectos:
Estes três aspectos de Svarupa Sakti de Krsna, Samvit (Consciência) Krsna, Sandhini (Existência) Balarama e Hladini (Prazer) Radha nunca podem estar separados um do outro. Nem uma destas potências pode estar separada das outras duas.
Enquanto Krsna manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja (Samvit Sakti), Srimati Radharani manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos (Hladini Sakti).
Sem Sri Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Balarama é a potência da existência.Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Balarama.
Em relação a Madhurya Rasa as Gopis são expansões do corpo de Srimati Radharani, Suas manifestações.
Sri Radha é Guru Tattva para aqueles situados em Madhurya. Balarama é Guru Tattva para aqueles situados nas demais Rasas.
Krsna é Deus que é servido. Radharani e Balarama é Deus que serve.
"Se alguém perguntar a origem do amor à Krsna, a resposta é que a origem está somente em Srimati Radharani... " Cc Madhya 8.182
As Gopis não tem o mínimo desejo pessoal. Tudo nelas, suas palavras, mente e corpo estão todos voltados unicamente para Krsna. Isto não existe neste mundo material.
Aqui os relacionamentos são egoístas HAHAHAHAHAHA
Então
Ela surge dentro de uma flor de lótus no Rio Yamuna, de olhos bem fechados, e isso fez com que seu pai pensasse que não pudesse enxergar.
Duas semanas após o Seu nascimento, os pais de Krsna foram visitar os Seus pais.
Krsna, ao chegar na casa, imediamente foi até o berço de Radharani e começou a escalá-lo.
Nesta hora, pela primeira vez, Ela abriu os olhos e dessa forma, Sua primeira visão foi a da Suprema Personalidade de Deus.
Esta lila é muito especial, pois nela fica completamente demonstrada a mais perfeita rendição ao Senhor.
Assim como a primeira visão de Radharani foi Krsna, nós, como aspirantes a Seus servos, sempre devemos ter como objeto de nossa visão o Senhor Krsna, tal qual Radharani.
Na verdade o Movimento de Sankirtana nasce da compaixão e misericórdia de Sri Radha !!!
De facto Srimati Radharani esta muito empenhada em que todas as Jivas se ocupem à serviço de Krsna.
Como Radharani é a representação de Hladini Sakti, a energia que quer dar prazer à Krsna, Ela expande-se em todas as Gopis para que Krsna tenha cada vez mais prazer. E assim, Ela quer que todas as entidades vivas ocupem-se no serviço amoroso à Sri Krsna.
Podemos ver o quanto Srimati Radharani é magnânima, misericordiosa e muito compassiva.
Ou seja, toda a compaixão de Sri Caitanya manifesta-se diretamente de Srimati Radharani.
O Movimento de Sankirtana é o Movimento de Srimati Radharani !!!
Apesar das travessuras e traquinices de Krsna, Radharani ama incondicionalmente à Krsna. E esta é a caracteristica do amor puro, a incondicionalidade. É o último verso do Siksastakam que foi na verdade pronunciado pela própria Srimati Radharani.
O passatempo é este:
Um dia, Srimati Radharani havia decorado belamente o kunja com a ajuda de Suas servas. Com grande antecedência, elas estão esperando pela chegada de Krsna no horário marcado para o encontro. Todavia, Krsna não aparece. Elas esperam e esperam, mas Krsna não aparece. Radha está começando a entrar em Seu humor emburrada, e também começa a chorar, e então uma mensageira [dyuti] é enviada para achá-lO. Pelo caminho, a dyuti encontra com uma serva de Candravali que com muito desfrute reporta estar Krsna no seu kunja e não no de Radharani.
Quando a dyuti retorna, ela leva a Lalita e a Visaka a notícia, as quais por sua vez levam a notícia até Srimati Radharani. Nesse momento, o humor de ficar emburrada de Radharani atinge seu ápice, e Ela proíbe Krsna de entrar em Seu kunja. E Ela chora, chora, chora.
Radharani diz, “Eu não quero que Krsna venha. Não deixem Ele entrar no Meu kunja. A entrada dEle está proibida!”.
Quando Krsna finalmente chegou, algum tempo depois, Lalita e Visaka estavam de guarda na entrada e O pararam. Elas impediram Sua entrada e com palavras ásperas Lhe disseram para “dar o fora dali”. Ele suplicou permissão para entrar, mas sem sucesso. Visakha, que é mais dura que Lalita, foi especialmente severa com Ele neste momento. Ele teve de dar meia volta e ir embora.
Krsna foi, então, para a beira do Yamuna. Melancólico e desapontado, Krsna não sabia o que fazer.
Krsna foi, então, para a beira do Yamuna. Melancólico e desapontado, Krsna não sabia o que fazer.
Ele havia ido para o kunja de Candravali unicamente para aumentar o humor de emburrada de Radharani que Lhe dava tanto prazer.
Ele queria a oportunidade de ter a associação dEla naquele Seu mal humor ímpar, mas Seu plano saiu pela culatra. E agora? O que fazer, o que fazer?
Nesse meio tempo, Vrndadevi [Tulasi] fica sabendo da difícil situação de Krsna, então ela trás para Ele um solução.
Ela diz a Ele que Ele deve mudar completamente Sua aparência, aceitar a posição de um mendicante Sannyasi, e cantar uma canção especial.
Ela disse que Ele deveria raspar Sua cabeça, se livrar daquelas vestes de vaqueirinho e vestir roupas de Sannyasi; deveria parar de curvar Seu corpo em três partes, abandonar Sua flauta e pena de pavão e aprender a canção que Ela Lhe ensinaria... E assim, talvez, haveria alguma esperança.
Quando Vrnda disse isso, imediatamente aquela forma apareceu ali. Krsna tomou aquela forma de Sannyasi descrita, com a cabeça raspada e com compleição de ouro derretido. Nada de pena de pavão, flauta, ou corpo curvado em três pontos.
Ele apareceu de repente ali, como um Sannyasi. Vrnda então ensinou a Ele a cantar uma bela canção em glorificação a Radha, cuja última linha dizia que “hoje Kana, Krsna, está indo de porta em porta mendigando por radha-prema, radha-prema, radha-prema”.
Então, cantando, Krsna voltou ao kunja, e Lalita e Visaka ficaram muito alegres por verem tão bem-aventurado Sannyasi e por ouvirem sua belíssima canção.
Quando elas perguntaram a Ele o que queria, o Sannyasi respondeu, “Eu não tenho nada, Eu sou um mendicante. Eu vim aqui para ter radha-prema, radha-prema. Eu sou um prema-bhikhari. Eu mendigo prema.
Então Visakha levou o Sannyasi para dentro do kunja. Ela pediu a Ele, “O Senhor poderia, por favor, cantar novamente aquela canção que o Senhor estava cantando?”.
Krsna, assim, cantou aquela canção em glorificação a Radha. “Hoje Kana é um bhikari. Ele é um mendicante indo de porta em porta mendigando radha-prema”.
Quando Radharani ouviu essa linha, Ela respondeu:
aslisya va pada-ratam pinastu mam
adarsanan marma-hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato
mat-prana-nathas tu sa eva naparah
Sua resposta à canção de Krsna é o que conhecemos como o verso final do Siksastaka. É a expressão de um sentimento muito profundo de Srimati Radhika.
Logo em seguida, o Sannyasi teve a audiência de Radhika, e vendo Radha, a forma tri-bhanga-lalita de Krsna imediatamente voltou. A forma de Sannyasi desaparecera.
Srimati Radhika tem um humor muito extático: “Eu quero Me tornar serva daquela pessoa que pode satisfazer Krsna ao máximo. Eu Me tornarei sua serva”. Essa doçura é o encantador humor de Radharani.
Quando Krsna se torna influenciado pela compaixão e misericórdia do coração de Radha, nasce nEle o desejo de distribuir a todas as Jivas o mais elevado humor de amor por Deus que pode ser dado, que é o serviço no humor das manjaris.
"Que aquele Senhor, conhecido como o filho de Srimat Sacidevi, esteja transcendentalmente situado na parte mais íntima de seu coração. Resplandecente como a refulgência de ouro derretido, Ele apareceu na era de Kali por Sua misericórdia sem causa para nos dar o que nenhum outro Avatara jamais ofereceu – o mais sublime e radiante serviço em humor conjugal de Srimati Radhika como serva confidencial de Sri Krsna e o serviço de Suas assistentes como Manjaris". Caitanya-caritamrta Adi-lila 1.4
Este verso é o Mangalam Caranam para todo o Sri Caitanya Caritamrta, e tudo o mais que há escrito no livro é para explicar esse verso.
There is much more to be known about Srimati Radharani, but this should suffice for now. Thus, the spiritual exchange of divine love between Radha and Krishna is the display of the internal energy of the Lord, and is very confidential and difficult to understand.
No materialist can begin to understand this topic of the relationship between Radharani and Lord Krishna.
But the more we awaken our dormant love for God, which is natural state of being for a fully awakened soul, then the more we can comprehend and actually enter into such spiritual loving exchanges.
Maha Mantra
The word Hara is the form of addressing the energy of the Lord, and the words Krsna and Rama are addressing the Lord Himself.
Mother Hara helps the devotee achieve the grace of the supreme Father, Hari, or Krsna, é um Kevala Raga Madhurya Maya Yugala Radha Krsna Mantra
No Maha Mantra quando cantamos Hare estamos nos referindo a Radharani, e assim Krsna fica muito feliz por ouvir o nome de Radha.
Da mesma forma, quando cantamos Krsna e Rama estamos nos referindo a Krsna, e assim Radharani fica muito feliz por ouvir o nome de Krsna.
Alguém pode cantar Hare Rama concebendo que Rama refere-se ao Senhor Rama ou Balarama. Mas de um modo geral os Gaudiyas concebem Rama no Maha Mantra como Radha Ramana - que significa Krsna aquele que dá prazer a Srimati Radharani.
E portanto, cantar o Maha Mantra Hare Krsna com amor e devoção é a melhor forma de servir amorosomante tanto Radha como Krsna.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Setembro - 2012