Pergunta por uma devota lésbica em uma relação monogâmica estável que quer ter seu próprio filho: Eu quero criar meu próprio filho e não adotar. A literatura que eu li sobre o tema da parentalidade gay foram artigos acadêmicos de psicologia. Eu sou uma estudante de mestrado em aconselhamento clínico de saúde mental, e fiz a pesquisa e aprendi em minhas aulas que, quando os dois pais do mesmo sexo criam uma criança juntos não há questões correlatas de disfunção sexual ou problemas psiquiátricos. Curiosamente, de fato, alguns estudos de filhos de mães lésbicas constataram que as crianças se saíram melhor do que aqueles que tinham pais heterossexuais. Qual é a sua opinião?
Resposta por Srila Acharyadeva:
Aqui estão alguns pontos do que eu penso:
O desejo de ter um filho próprio é natural. Na medida do possível, tentamos transcender nossos desejos humanos, mas existem algumas necessidades humanas tão profundamente enraizadas em nossos corações que ignorá-las pode causar mais mal do que bem à nossa vida espiritual. Prabhupada sempre nos ensinou que a consciência de Krishna é um processo gradual e, muitas vezes, transcendemos gradualmente as nossas necessidades humanas ao envolvê-las em consciência de Krishna. Então, se você se dedica a criar uma criança consciente de Krishna, então você está espiritualizando sua necessidade humana de criar uma criança.
A ISKCON é uma sociedade grande e global, e, inevitavelmente, encontramos liberais, conservadores, moderados e tudo mais. Às vezes digo que a ISKCON é simplesmente "o mundo com Krishna." Assim, qualquer que seja nossa posição sobre questões mundanas, devemos aceitar humildemente que alguns devotos vão discordar e outros vão nos apoiar.
Seu problema específico, criar um filho dentro de uma casa lésbica, definitivamente não é uma questão fundamental e, portanto, as escrituras védicas não abordam especificamente o tema. Precisamente porque é uma questão de detalhe, não de um princípio básico, inevitavelmente haverá opiniões diferentes sobre isso. No entanto, o princípio básico que nos guia em áreas ambíguas ou ambivalentes é que devemos fazer o que é melhor para a nossa própria consciência de Krishna e para a consciência de Krishna do mundo. Então, se você estiver confiante de que será uma mãe consciente de Krishna e ajudar uma alma inocente no caminho para a Krishna, então eu pessoalmente lhe apoiaria nesta decisão.
Com os melhores cumprimentos,
Hridayananda das Goswami
Julho - 2012