quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Śrī Caitanya é mais misericordioso do que Śrī Kṛṣṇa


Um devoto perguntou: “Śrīla Prabhupāda, se morrermos em Saṅkīrtana, voltaremos para casa, de volta ao Supremo?” 

Śrīla Prabhupāda disse: "Qualquer que seja o estado em que a mente esteja no momento da morte, este estado você alcançará. Se você pensar em  Śrī Kṛṣṇa e morrer em Saṅkīrtana, você retornará ao Supremo. Se você não pensar Nele, então talvez não." 

Todos na sala suspiraram – eles não conseguiram o que queriam. 

Então Śrīla Prabhupāda disse: “Mas eu prometo a vocês isto: se vocês distribuirem meus livros até o dia da vossa morte, o Senhor Caitanya virá pessoalmente e vos levará de volta para casa, de volta ao Supremo”. 

Então os devotos ficaram aliviados: “Ahhh!”

(Memórias-Anedotas de um Santo Moderno, de Siddhānta Dāsa)

----------------------------------------

"O estágio perfeito pode ser alcançado de duas maneiras:
...por progedir gradualmente no serviço devocional,...ou pela misericórdia sem causa de  Śrī Kṛṣṇa, sem ter executado todos os detalhes do serviço devocional."

(O Néctar da Devoção Capítulo 25)

-----------------------------------------

"Evidentemente, em casos especiais, existe um favor especial de Kṛṣṇa, e embora devamos sempre esperar por isto, não devemos simplesmente sentar e esperar pela misericórdia especial de  Kṛṣṇa."

(Śrīla Prabhupāda - Néctar da Devoção 17)

----------------------------------------

Para aqueles que abandonam o processo, também recebem alguma misericórdia. Pelo menos têm um nascimento humano garantido numa família de devotos como Kṛṣṇa explica na Bhagavad-gītā.

Então não é que: "Vou distribuir livros a vida inteira e o Senhor Caitanya vai me dar misericórdia sem eu ter passado por todo o processo."

Não é assim.

Primeiro porque sem um Sādhana interno e externo o praticante não vai se manter por toda vida.

Segundo porque o Senhor Caitanya quer ver algum esforço. O Senhor Caitanya é a encarnação mais misericordiosa, Mahā-vadānyāya Avatāra. Ele libera mesmo os praticantes que não alcançaram as etapas finais. MAS, algum Sādhana interno e externo tem que haver.

----------------------------------------

“Lembro-me da promessa que Śrīla Prabhupāda me fez em Bombaim: Se alguém sacrificar a gratificação dos sentidos, dando sua vida para espalhar a Consciência de Kṛṣṇa, no momento de sua morte, o Senhor Caitanya virá pessoalmente e cobrirá qualquer uma de suas deficiências e o levará de volta ao Supremo.”

(Servo do Servo, capítulo 15: Dançando para a Bṛhad-mṛdaṅga)

----------------------------------------

O que motiva e impulsiona um devoto(a) a querer distribuir a Consciência de Kṛṣṇa através de Livros, Harināma e Prasādam por toda uma vida?

Porque o devoto(a) canta Hare Kṛṣṇa e pratica Sādhana Bhakti (Vaidhī - Rāgānugā), cultiva uma relação amorosa devocional com Rādhā Kṛṣṇa.

Isso o(a) deixa muito feliz e quer compartilhar com outros. Principalmente ao ver as demais pessoas sofrerem.

É isto que impulsiona e motiva um praticante a propagar a Consciência de Kṛṣṇa através de Livros, Prasādam e Harināma por toda a vida.

E é para estes devoto(a)s que Sri Caitanya mostra misericórdia (Kṛpā-siddha) levando-os para o mundo espiritual mesmo sem terem passado por todas as fases de Bhakti, pois tentam seguir as instrucções de Sri Caitanya de um Sādhana interno pessoal e um Sādhana externo de se preocupar com os outros.

Sem a pratica de um Sādhana interno e externo não é possível manter o ímpeto de querer propagar a Consciência de Kṛṣṇa por toda uma vida.

Podemos concluir que muito, mas muito dificilmente Kṛṣṇa  dá Kṛpā-siddha. Ele espera Sādhana-siddha, que o praticante passe por todas as fases até Prema.

----------------------------------------

"Características do Serviço Devocional Puro:

1.  O serviço devocional puro traz alívio imediato para todos os tipos de aflição material.

2.  O serviço devocional puro é o começo de todas as perspectivas favoráveis.

3.  O serviço devocional puro põe-nos automaticamente em prazer transcendental.

4.  O serviço devocional puro é raramente alcançado.

5.  Aqueles no serviço devocional puro ridicularizam até mesmo a concepção de liberação.

6.  O serviço devocional puro é o único meio para se atrair Kṛṣṇa."

(Néctar da Devoção 1)

----------------------------------------

1 - Então se Kṛṣṇa é misericordioso, porquê o serviço devocional puro é raramente alcançado?

Kṛṣṇa é misericordioso. 

Kṛṣṇa misericordiosamente se revela na mesma proporção em que o devoto se entrega.

Kṛṣṇa está sempre disposto a dar Sua misericórdia. Nós é que não estamos dispostos intensamente a recebê-la.

----------------------------------------

"Kṛṣṇa não concede Prema-bhakti ao devoto antes que este mesmo devoto tenha um desejo intenso de alcançá-Lo."

(Jīva Gosvāmī no comentário do verso do Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 que trata de Sudurlabhā (rareza de Bhakti))

-----------------------------------------

2 - O outro motivo da rareza de Bhakti é que embora Kṛṣṇa facilmente ofereça a liberação, Ele raramente concorda em oferecer o serviço devocional a uma alma, o que se dá porque, por intermédio do serviço devocional, o devoto adquire e controla o próprio Senhor.

Resumindo e concluindo:

Uma das seis características do serviço devocional puro é Sudurlabhā, o serviço devocional puro é raramente alcançado.

É raramente alcançado por dois motivos:

1 - Dificilmente e raramente alguém irá mostrar um desejo profundo e intenso por praticar serviço devocional.

2 - Por intermédio do serviço devocional o devoto adquire e controla o próprio Senhor.

Já o Senhor Caitanya é mais misericordioso, Mahā-vadānyāya Avatāra, e concede Kṛpā-siddha mais facilmente mesmo que o praticante não tenha alcançado as fases finais do processo. Mas mesmo aí o praticante terá que ter mantido o ímpeto de distribuir a Consciência de Kṛṣṇa por toda sua vida por manter um Sādhana tanto interno quanto externo. 

E para aqueles que abandonam o processo, também recebem misericórdia do Senhor Kṛṣṇa e do Senhor Caitanya ao nascerem numa família de devotos.

----------------------------------------

Śrī Caitanya é mais misericordioso do que Śrī Kṛṣṇa.

"A compaixão de Mahāprabhu é completa, enquanto outras formas de compaixão são todas limitadas e imcompletas.

Matsya, Varāhadeva, Rāmacandra e mesmo Kṛṣṇa distribuem misericórdia somente para Seus devotos e aniquiliam Seus oponentes.

Mahāprabhu mostrou compaixão para todos.

Ele não hesitou em mostrar compaixão para o Kazi e os Budistas, e converteu os seguidores de Rāmacandra, conhecidos como Rāmanadis, em Vaiṣṇavas puros.

Choṭa Haridāsa estava na ordem renunciada e se aproximou de uma senhora com alguns problemas de consciência. Portanto, o Senhor Caitanya fez dele um exemplo e não permitiu que ele entrasse em Sua associação. Mas mais tarde, foi dito que ele se juntou ao Senhor Caitanya no mundo espiritual.”

(Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura)

----------------------------------------

"Kṛṣṇa diz pessoalmente que é muito difícil entendê-Lo. Na verdade é assim. Mas a misericórdia de Sri Caitanya Mahāprabhu é tão ilimitada que Ele está ajudando não apenas a compreender Kṛṣṇa, mas também está dando directamente amor por Kṛṣṇa, e a plataforma suprema de amor, como foi experimentado pelas Gopīs.

A generosidade de Kṛṣṇa está confinada aos Yogīs liberados e aperfeiçoados e aqueles que já se abrigaram Nele. Gaurāṅga Mahāprabhu e Nityānanda Prabhu, por outro lado, são tão gentis e generosos que pegam as almas mais desqualificadas, libertam-nas das ofensas que advêm da mentalidade de prazer egoísta e, depois de libertá-las, dão-lhes um lugar aos pés de Gaura-Kṛṣṇa."

(Palestra de Śrīla Prabhupāda sobre CC Ādi-līlā 1.4 - Mayapur, 28 de março de 1975)

----------------------------------------

“O verdadeiro interesse próprio é voltar para casa, voltar ao Supremo. Assim, Caitanya Mahāprabhu também ensina directamente o mesmo princípio, e Kṛṣṇa também ensina o mesmo princípio porque Eles são um. Mas Caitanya Mahāprabhu é mais gentil e misericordioso que Kṛṣṇa. Kṛṣṇa está a ensinar o mesmo princípio, mas como a Personalidade Suprema da Divindade, Ele ordena: “Entregue-se a Mim”. (BG 18.66). Esta é a Sua posição."

(Palestra de Śrīla Prabhupāda no Kumbha-mela – 13 de janeiro de 1977,  Allahabad)

----------------------------------------

One devotee asked: "Śrīla Prabhupāda, if we die on Saṅkīrtana will we go back home, back to Godhead?" 

Śrīla Prabhupāda said, "Whatever state the mind is in at the time of death, that state you will attain. If you think of Kṛṣṇa and you die on Saṅkīrtana, you go back to Godhead. If you don't think of Him, then maybe not." 

Everyone in the room sighed—they hadn't gotten what they wanted. 

Then Śrīla Prabhupāda said, "But I promise you this: if you distribute my books until your dying day, Lord Caitanya will personally come and take you back home, back to Godhead." 

Then the devotees were relieved, "Ahhh!"

(Memories-Anecdotes of a Modern-Day Saint by Siddhānta Dāsa)

---------------------------------------

"This perfect stage can be achieved in two ways:
... for gradually progressing in devotional service, ... or by Kṛṣṇa's mercy, without having performed all the details of devotional service. "

(The Nectar of Devotion Chapter 25)

----------------------------------------

"Of course, in special cases, there is a special favor from Kṛṣṇa, and although we should always expect this, we should not just sit and wait for Kṛṣṇa's special mercy."

(Śrīla Prabhupāda - Nectar of Devotion 17)

----------------------------------------

For those who abandon the process, they also receive some mercy. At least they have a guaranteed human birth in a family of devotees as Kṛṣṇa explains in the Bhagavad-gītā.

So it's not like, "I'm going to distribute books all my life and Lord Caitanya is going to give me mercy without I having gone through the whole process."

It's not like this.

Firstly, without an internal and external Sādhana the practitioner will not remain for a life time.

Secondly because Lord Caitanya wants to see some effort. Lord Caitanya is the most merciful incarnation, Mahā-vadānyāya Avatāra. He releases even practitioners who have not reached the final stages. BUT, some internal and external Sādhana has to be there.

----------------------------------------

“I remember Śrīla Prabhupāda’s promise to me in Bombay: If anyone sacrifices sense gratification by giving his life for spreading Kṛṣṇa Consciousness, at the time of his death Lord Caitanya will personally come and cover any of his inadequacies and take him back to Godhead.”

(Servant of the Servant, chapter 15: Dancing to the Bṛhad-mṛdaṅga)

----------------------------------------

What motivates and drives a devotee to want to distribute Kṛṣṇa Consciousness through Books, Harināma and Prasādam for a lifetime?

Because the devotee chants Hare Kṛṣṇa and practices Sādhana Bhakti (Vaidhī - Rāgānugā), he cultivates a loving devotional relationship with Rādhā Kṛṣṇa.

This makes him very happy and wants to share it with others. Especially when seeing other people suffer.

This is what drives and motivates a practitioner to propagate Kṛṣṇa Consciousness through Books, Prasādam and Harināma throughout life.

And is for these devotees that Sri Caitanya shows mercy (Kṛpā-siddha) by taking them to the spiritual world even without having gone through all the phases of Bhakti, as they try to follow Sri Caitanya's instructions of a personal and internal Sādhana. And an external Sādhana of caring about others.

Without practicing internal and external Sādhana, it is not possible to maintain the motivation of wanting to propagate Kṛṣṇa Consciousness throughout our lives.

We can conclude that Kṛṣṇa very, very rarely gives Kṛpā-siddha. He expects Sādhana-siddha, for the practitioner to go through all the stages until Prema.

----------------------------------------

"Characteristics of Pure Devotional Service:

1.  Pure devotional service brings immediate relief from all types of material distress.

2.  Pure devotional service is the beginning of all favorable prospects.

3.  Pure devotional service automatically puts us in transcendental pleasure.

4.  Pure devotional service is rarely achieved.

5.  Those in pure devotional service ridicule even the conception of liberation.

6.  Pure devotional service is the only means of attracting Kṛṣṇa.”

(The Nectar of Devotion 1)

----------------------------------------

1 - So if Kṛṣṇa is merciful, why is pure devotional service rarely achieved?

Kṛṣṇa is merciful.

Because Kṛṣṇa mercifully reveals Himself in the same proportion as the devotee surrenders.

Kṛṣṇa is always willing to give His mercy. We are the ones who are not intensely willing to receive it.

----------------------------------------

"Kṛṣṇa does not grant Prema-bhakti to the devotee until the same devotee has an intense desire to attain Him."

(Jīva Gosvāmī in the commentary on the verse of Bhakti Rasāmṛta Sindhu 1.1.37 dealing with Sudurlabhā (rarity of Bhakti))

----------------------------------------

2 - The other reason for the rareness of Bhakti is that although Kṛṣṇa easily offers liberation, He rarely agrees to offer devotional service to a soul, which is because, through devotional service, the devotee acquires and controls the Lord Himself .

Summarizing and concluding:

One of the six characteristics of pure devotional service is Sudurlabhā, pure devotional service is rarely achieved.

It is rarely achieved for two reasons:

1 - Hardly and rarely will anyone show a deep and intense desire to practice devotional service.

2 - Through devotional service the devotee acquires and controls the Lord himself.

Lord Caitanya is more merciful, Mahā-vadānyāya Avatāra, and grants Kṛpā-siddha more easily even if the practitioner has not reached the final stages of the process. But even then the practitioner must have maintained the impetus of distributing Kṛṣṇa Consciousness throughout his life by maintaining both internal and external Sādhana.

And for those who abandon the process, they also receive mercy from Lord Kṛṣṇa and Lord Caitanya by being born into a family of devotees.

----------------------------------------

Sri Caitanya is more merciful than Śrī Kṛṣṇa.

"Mahāprabhu's compassion is complete, while other forms of compassion are all limited and incomplete.

Matsya, Varāhadeva, Rāmacandra and even Kṛṣṇa distribute mercy only to Their devotees and annihilate Their opponents.

Mahāprabhu showed compassion to everyone.

He did not hesitate to show compassion to the Kazi and the Buddhists, and converted Rāmacandra's followers, known as Rāmanadis, into pure Vaiṣṇavas.

Choṭa Haridāsa was in the renounced order, and he approached a lady with some bad consciousness. Therefore, Lord Caitanya made an example of him, and did not allow him to come into His association. But later on, it was said that, he joined Lord Caitanya in the spiritual world."

(Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura)

---------------------------------------

"Kṛṣṇa personally says that it is very difficult to understand Him. Actually it is so. But Sri Caitanya Mahāprabhu's mercy is so unlimited that He is helping not only to understand Kṛṣṇa, but also He is giving directly love of Kṛṣṇa, and the supermost platform of love, as it was experienced by the Gopīs.

Kṛṣṇa's generosity is confined to the liberated, the perfected Yogīs and those who have already taken shelter of Him. Gaurāṅga Mahāprabhu and Nityānanda Prabhu, on the other hand, are so kind and generous that they take the most unqualified souls, free them from the offences that come of the selfish enjoyment mentality and, after liberating them, give them a place at the feet of Gaura-Kṛṣṇa."

(Lecture of Śrīla Prabhupāda on CC Ādi-līlā 1.4 -- Mayapur, March 28, 1975)

----------------------------------------

"Real self-interest is to go back to home, go back to Godhead. So Caitanya Mahāprabhu also directly teaches the same principle, and Kṛṣṇa also teaches the same principle because They are one. But Caitanya Mahāprabhu is more kind, merciful than Kṛṣṇa. Kṛṣṇa is teaching the same principle, but as the Supreme Personality of Godhead He commands, "Surrender unto Me." (BG 18.66). That is His position."

(Lecture of Śrīla Prabhupāda at Kumbha-mela -- January 13, 1977,  Allahabad)

----------------------------------------

Siksastakam Texto 8

āśliṣya vā pāda-ratāṁ pinaṣṭu mām adarśanān marma-hatāṁ karotu vā
yathā tathā vā vidadhātu lampaṭo mat-prāṇa-nāthas tu sa eva nāparaḥ

"Não conheço ninguém além de Krishna como meu Senhor, e Ele sempre o será mesmo que me trate asperamente com Seu abraço ou despedace meu coração ao não ficar presente diante de mim. Ele é completamente livre para fazer qualquer coisa , pois Ele sempre será meu Senhor adorável, incondicionalmente."

Se Krsna quiser vir, vem. Se não quiser não vem, nós continuamos a servi-Lo ... mas Krsna vem, claro que vem. E vem porque Radharani dá um empurrãozinho !!!

Este é o Senhor Caitanya. Krsna no humor da misericordiosa Radharani.

Com Krsna não é fácil não. Mesmo que o devoto(a) esteja 100% purificado, muito dificilmente Krsna se revela. Uma das 6 características do serviço devocional puro é que é raramente alcançado.

Porém, alegre-mo-nos, estamos numa Era muito especial. Onde Krsna, no humor misericordioso de Radharani aparece como Sri Caitanya e leva para o mundo espiritual todo(a)s que tenham mostrado interesse mesmo sem alcançar a perfeição.

Não podemos imaginar o quão afortunados nós somos por  vivermos nesta Kali Yuga especial.

Claro, isto não deve servir de desculpa. Devemos nos esforçar e dar o nosso melhor e esperar por Krpa do Senhor Caitanya que virá sem a menor dúvida.

"A generosidade de Kṛṣṇa está confinada aos Yogīs liberados e aperfeiçoados e aqueles que já se abrigaram Nele. Gaurāṅga Mahāprabhu e Nityānanda Prabhu, por outro lado, são tão gentis e generosos que pegam as almas mais desqualificadas, libertam-nas das ofensas que advêm da mentalidade de prazer egoísta e, depois de libertá-las, dão-lhes um lugar aos pés de Gaura-Kṛṣṇa."

(Palestra de Śrīla Prabhupāda sobre CC Ādi-līlā 1.4 - Mayapur, 28 de março de 1975)

====================

Siksastakam Text 8

āśliṣya vā pāda-ratāṁ pinaṣṭu mām adarśanān marma-hatāṁ karotu vā
yathā tathā vā vidadhātu lampaṭo mat-prāṇa-nāthas tu sa eva nāparaḥ

"I do not know anyone except Krishna as my Lord, and He shall always remain as such, even if He handles me roughly by His embrace; or He may make me broken-hearted by not being present before me. He is completely free to do anything and everything, but He is always my worshipful Lord, unconditionally."

If Krsna wants to come, He comes. If He don't want to, He don't come, we continue to serve Him... but Krsna comes, of course He comes. And He comes because Radharani gives a little push !!!

This is Lord Caitanya. Krsna in the mood of the merciful Radharani.

With Krishna it is not easy. Even if the devotee is 100% purified, it is very difficult for Krsna to reveal Himself. One of the 6 characteristics of pure devotional service is that it is rarely achieved.

However, let us rejoice, we are in a very special Era. Where Krsna, in Radharani's merciful mood appears as Sri Caitanya and takes everyone who has shown interest even without reaching perfection to the spiritual world.

We cannot imagine how fortunate we are to live in this special Kali Yuga.

Of course, this should not serve as an excuse. We must strive and do our best and wait for Lord Caitanya's Krpa which will come without the slightest doubt.

"Kṛṣṇa's generosity is confined to the liberated, the perfected Yogīs and those who have already taken shelter of Him. Gaurāṅga Mahāprabhu and Nityānanda Prabhu, on the other hand, are so kind and generous that they take the most unqualified souls, free them from the offences that come of the selfish enjoyment mentality and, after liberating them, give them a place at the feet of Gaura-Kṛṣṇa."

(Lecture of Śrīla Prabhupāda on CC Ādi-līlā 1.4 -- Mayapur, March 28, 1975)