quarta-feira, 13 de junho de 2018

O centro nevrálgico


Smaranam, o centro nevrálgico de Bhajana

"Se Sravanam e Kirtanam são o coração do Vaisnava Bhajana, Smaranam é o centro nevrálgico do Bhajana.

Existem dois aspectos em Bhajana, externo e interno. O corpo e os sentidos de uma entidade viva são continuamente bombardeados com impressões de objectos dos sentidos que tornam a entidade viva suscetível a não ficar firme. Esta falta de firmeza leva a entidade viva para longe do Prayojana ou o objectivo final.

Sravanam e Kirtanam são extremamente importantes para equilibrar a dissipação externa da força vital e focalizá-la no Senhor e em Suas glórias. Este é o primeiro passo em Bhajana Kriya. Sem primeiro alinhar as forças vitais em direcção a um objectivo elevado, a jornada sequer é considerada como tendo começado.

Sriman Caitanya Mahaprabhu veio ao mundo 532 anos atrás para apresentar os dois aspectos do Bhajana. Ele distribuiu universalmente os aspectos externos do Bhajana de modo que alguém fique em um terreno firme antes que avance para o próximo nível do Bhajana que é interno, que é focado para dentro e que envolve a entrada em vigor das faculdades mentais internas e Chitta visando alcançar o Prayojana ou o objectivo final de Prema.

Smaranam é o segundo aspecto do Bhajana e, sem poder centrar nossas mentes para os eternos passatempos do Senhor, a forma do Senhor e as qualidades variadas do Senhor, é impossível atingir o objectivo final. Smaranam consuma todo o processo do Bhajana e se torna o único aspecto do Bhajana através do qual a perfeição é alcançada.

Embora Sravanam e Kirtanam permaneçam como parte integrante do Bhajana, a menos que esses aspectos fluam para Smaranam, a perfeição no Bhajana nunca poderá ser alcançada.

Smaranam é suportado quando a entidade viva desenvolve intimidade para o “Visaya” ou o objectivo estimado que é o Senhor. Quando a afinidade mental é suficientemente desenvolvida, Smaranam se torna natural.

Concentração e Meditação são os dois principais membros do processo de Smaranam. Quando o Sadhaka se concentra em aspectos eternos do Senhor, ele entra em um domínio que é intocado pela natureza material. A fixação concentrada da mente em objectos transcendentais resulta automaticamente em meditação ou identificação com o objecto de concentração, com o resultado do qual o Sadhaka desenvolve extremo apego ou afinidade para com o Senhor.

Deve-se tentar focar a mente, praticando a concentração nos seguintes itens eternos como parte do Bhajana. Eles são:

- Os símbolos dos pés e mãos dos residentes eternos de Goloka e Nabadvipa Dhama

- Os 8 passatempos do senhor em Goloka

- As qualidades espirituais do Senhor de Goloka

- A parafernália detalhada do Senhor, incluindo trajes e acessórios

- Os passatempos transaccionais do Senhor com Seus devotos

Alcança-se a perfeição na concentração nos objectos acima, ao praticar durante o Bhajana, e lembrando-os casualmente várias vezes durante o dia, ou quando se está envolvido também com outras actividades mundanas.

Quando se desenvolve intensidade e regularidade na concentração, os Anarthas profundamente enraizados do Sadhaka são destruídos gradualmente. Uma pessoa será capaz de avaliar a liberdade dos Anarthas na mesma medida em que o Sadhaka tem apego pelo processo de Smaranam e a facilidade com que esses itens transcendentais estão sendo trazidos para a frente no campo de consciência do Sadhaka.

Prática sustentada através da concentração Smaranam gradualmente qualificará o praticante para o próximo aspecto de Smaranam que é meditação. Como Anartha Nivritti é afectada e diminuída pela concentração em objectos transcendentais, a meditação simplesmente segue.

Durante a meditação, o Sadhaka será capaz de transcender o estado de sono e vigília e entrar em um túnel profundo dentro de seu domínio de consciência, onde poderá experimentar um ambiente ininterrupto da presença do Senhor.

É esta profundidade na meditação que então abrirá as comportas de Nitya Lila ou o acesso aos eternos passatempos do Senhor, além do escudo dos Anarthas e da experiência mundana."

(Sri Prema Dasa Babaji Maharaja do Nityananda Parivara)

Smaranam, Nerve Centre of Bhajana 

"If Sravanam and Kirtanam is the heart of Vaisnava Bhajana, Smaranam is the Nerve Centre of Bhajana. 

There are two aspects in Bhajana namely external and internal. The body and the senses of a living entity are continually being bombarded with impressions from sense objects which makes the living entity susceptible to infirmity. This infirmity leads the living entity far away from Prayojana or the final objective. 

Sravanam and Kirtanam are extremely important to balance the external dissipation of the life force and focus it on the Lord and His glories. This is the first step in Bhajana Kriya. Without first aligning the life-forces towards a lofty objective, the journey is not even considered to have begun. 

Sriman Caitanya Mahaprabhu came to the world 532 years ago to present the two aspects of Bhajana. He universally distributed the external aspects of Bhajana so that one is on a firm ground before one progresses to the next level of Bhajana which is internal, which is inward focused and that which involves bringing into force the internal faculties of mind and Chitta aimed at attaining the Prayojana or the final objective of Prema.

Smaranam is the second aspect of Bhajana and without being able to centre our minds towards the Lord’s eternal pastimes, the form of the Lord and the variegated qualities of the Lord, it is impossible to attain the final objective. Smaranam consummates the entire process of Bhajana and becomes the sole aspect of Bhajana through which perfection is attained. 

Although Sravanam and Kirtanam remain an integral part of Bhajana, unless these aspects flow into Smaranam, perfection in Bhajana can never be attained. 

Smaranam is endured when the living entity develops intimacy towards the “Visaya” or the cherished objective who is the Lord. When mental affinity is sufficiently developed Smaranam becomes natural. 

Concentration and Meditation are the major two limbs of the Smaranam process. When the Sadhaka concentrates on eternal aspects of the Lord, he enters into a domain which is untouched by material nature. Concentrated fixation of the mind on transcendental objects then automatically results in meditation or identification with the object of concentration as a result of which the Sadhaka develops extreme attachment or affinity towards the Lord. 

One should try to attach one’s mind by practising concentration on the following eternal items as a part of one’s Bhajana. They are:

- The feet and hand symbols of eternal residents of Goloka and Nabadvipa Dhama

- The 8 fold pastimes of the Lord in Goloka

- The spiritual qualities of the Lord of Goloka

- The detailed paraphernalia of the Lord including attire and accessories

- The transactional pastimes of the Lord with His devotees

One attains perfection in concentration on the above objects as one practises these during one’s Bhajana as well as remembering them casually multiple times during the course of the day or as one is involved with other mundane activities as well. 

When one develops intensity and regularity in concentration, the deep rooted Anarthas of the Sadhaka get destroyed gradually. One will be able to assess one’s freedom from Anarthas to the extent to which the Sadhaka has attachment for the Smaranam process and the ease with which these transcendental items are being brought to the front in the field of consciousness of the Sadhaka. 

Sustained practice through concentration Smaranam will then gradually qualify to the next aspect of Smaranam which is meditation. As Anartha Nivritti is affected by concentration on transcendental objects, meditation simply follows. 

During meditation the Sadhaka will be able to transcend the sleep and waking state and go into a deep tunnel within his consciousness domain, where he will be able to experience an unbroken milieu of the Lord’s presence. 

It is this depth in meditation that will then open up the floodgates of Nitya Lila or access to the eternal pastimes of the Lord, beyond the shield of Anarthas and mundane experience."

(Sri Prema Dasa Babaji Maharaja from Nityananda Parivara)