domingo, 29 de abril de 2018

Anartha-nivritti não é nosso Prayojana

"Não deveríamos cometer o erro de pensar que Anartha-nivritti é nosso Prayojana (meta final). Alguém que pensa assim nunca poderá acessar Artha-pravritti, e por esta razão, eu começarei a falar sobre Asta-kaliya-lila."

Comentário: Crystal clear !!! Muito claro.

"Depois do plano de Anartha-nivritti vem o plano de Artha-pravritti, o serviço conjugal para Radha e Krsna. Esta é a realidade transcendental. Se não sabemos sobre esta morada transcendental, então todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa-vada (vácuo devocional)."

Comentário: Porque "todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa-vada" se não especificamos nossa relação com Radha e Krsna? Ora, muito simples. Porque Bhakti Yoga significa ter uma "relação pessoal" com Radha e Krsna. E não uma coisa incerta ou simplesmente saber de uma forma geral que se é um servo de Deus. 

"Não deixem seus dias passar simplesmente procurando por Anartha-nivritti. Artha-pravritti também é necessário."

Comentário: Os dias estão a passar, estão a passar ... e já estou cheio ... de rugas !!!

"Anartha-nivritti é necessário até que Artha-pravritti tenha começado. Quando Artha-pravritti está presente, então Anartha-nivritti deixa de ser importante. Artha-pravritti se torna proeminente."

Comentário: Muito importante. Srila Bhaktisiddhanta explica aqui que quando o ímpeto de aprofundar a relação com Radha e Krsna começa, os Anarthas não terminam, ficam somente em segundo plano. Os Anarthas acompanham o praticante até a fase avançada de Bhava.

"Aqueles que cantaram Harinama por quinze ou vinte anos devem saber destas coisas."

Comentário: De facto, Srila Bhaktisiddhanta orientou seus discípulos maduros no momento oportuno e ajudou-os a refinar sua meditação interna bem como os elementos do seu corpo interno Siddha-svarupa / Siddha-deha. Esta é uma das principais funções de um Guru.

(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, aula no Radha Kunda, 1932) 

Isto aplica-se a outras Rasas?

Sim, porém devemos salientar que no Vaisnavismo Gaudiya existe a predominância de Madhurya Rasa. 

Porquê? 

Porque o próprio Sri Caitanya Mahaprabhu é Krsna exclusivamente com o humor conjugal de Radha e todos os Gosvamis estão no humor de Manjaris.

E o que determina qual Rasa um praticante irá adoptar é essencialmente a associação recebida.

Assim temos que a influência de Madhurya Manjari Bhava no Gaudiya Vaisnavismo é muito forte, contundente, incisiva, vigorosa e poderosa.

Exemplos: Temos o caso de Murari Gupta e Anupama, o irmão de Sri Rupa e Sri Sanatana. 

Ambos, Murari e Anupama eram devotos de Sri Rama, e mesmo com a associação pessoal de Sri Caitanya não mudaram de Rasa. Porquê? Porque estavam fixos (Sthayi -fixo) e eram devotos perfeitos de Rama. 

No entanto, o Brahmana do sul da Índia mudou de Rasa por ter a associação de Sri Caitanya, devido a que sua Rasa não estava cristalizada.