No "Sri Bhakti Sandarbha", Srila Jiva Goswami oferece uma análise profunda e detalhada sobre as características intrínsicas (Svarupa Laksana) e marginais (Tatastha Laksana) de Bhakti.
Então, ele explica que existem três tipos de Bhakti:
1 - Aropa Siddha Bhakti - empreendimentos (Varnasrama) que por natureza não são puramente constituídos de Bhakti. O executor de Aropa Siddha Bhakti impõe Bhakti sobre suas actividades, o que significa que ele está a realizar uma actividade que não é um dos 9 procesos de Bhakti (Navadha Bhakti), mas ele está a pensar que a sua actividade é Bhakti. Bhakti é atribuida ou superimposta (Aropita) a estas actividades ou empreendimentos.
2 - Sanga Siddha Bhakti - a pessoa associa-se (Sanga) com devotos e executa actividades dos 9 procesos de Bhakti mas com mistura de Jnana e Karma.
Karma Misra (mistura) Bhakti e Jnana Misra (mistura) Bhakti.
Karma Misra Bhakti
É Bhakti misturada com Karma (existem desejos pessoais envolvidos, ou pelo resultado ou pela actividade em si).
Sakama Karma Yoga - apegado ao resultado (para satisfação pessoal) e a actividade em si. Quando a actividade devocional é executada visando satisfazer um desejo pessoal de alívio, curiosidade, etc.
Ex: Oferece guirlanda para a Deidade para obter alívio pessoal e não consegue se ocupar de outra forma.
Niskama Karma Yoga - desapegado do resultado (para satisfação pessoal) mas ainda apegado a actividade em si.
Não visa satisfazer um desejo pessoal mas não é capaz de se ocupar de diferentes formas.
Não visa satisfazer um desejo pessoal mas não é capaz de se ocupar de diferentes formas.
Ex: Oferece guirlanda para a Deidade como um acto de amor mas ainda não consegue se ocupar de outra forma.
Jnana Misra Bhakti
É Bhakti misturada com Jnana. Este tipo de Bhakti é misturada com o conhecimento da majestade de Deus e leva à realização de Narayana em Vaikuntha ou Krsna em Dvaraka.
Jnanis que através da associação com um grande devoto desistem do seu desejo de liberação (Sayujya Mukti) e fazem de Bhakti proeminente sobre Jnana em sua prática, podem alcançar a liberação devocional em neutralidade (Santa Rasa). Os quatro Kumaras são exemplos disso.
3 - Svarupa Siddha Bhakti - ocupa-se nos 9 tipos de serviço devocional sem mistura de Karma ou Jnana. Já não está apegado nem ao resultado (para satisfação pessoal) e nem a actividade devocional, sendo capaz de se ocupar de diferentes formas não existindo desejos pessoais envolvidos. E é quando o Senhor aparece directamente perante o devoto pela devoção pura e imaculada deste. No entanto, até um certo estágio, mesmo Svarupa Siddha Bhakti pode não ser pura e pode estar influenciada por Tamas, Rajas e Sattva.
Tamasika Svarupa Siddha Bhakti
"O serviço devocional executado por uma pessoa que é invejosa, orgulhosa, violenta e furiosa, e que é um separatista, é considerado, no modo da escuridão." SB 3.29.8
Rajasika Svarupa Siddha Bhakti
"A adoração das Deidades no Templo por um separatista, visando o desfrute material, fama e opulência, é devoção no modo da paixão." SB 3.29.9
Sattvika Svarupa Siddha Bhakti
"Quando um devoto adora a Suprema Personalidade de Deus e oferece os resultados de suas actividades, a fim de libertar-se do inebriamento de actividades fruitivas (busca a liberação e alcança Sayujya Mukti)), sua devoção está no modo da bondade." SB 3.29.10
Bhakti é Svarupa Sakti, o Jiva é Tatastha Sakti.
Svarupa-sakti é a Sakti primária de Sri Krsna, e, assim, todos as outras Saktis têm a sua origem nesta. A Svarupa-sakti é constituída de Sandhini (existência eterna), Samvit (completo conhecimento espiritual), e Hladini (bem-aventurança).
A Jiva-sakti é uma manifestação parcial da Svarupa-sakti e a (energia ilusória) Maya-sakti é uma manifestação distorcida desta. Porque o Jiva é uma manifestação parcial da Svarupa-sakti, existe eternamente, pode conhecer-se, e tem a capacidade de experimentar bem-aventurança.
No entanto, somente quando o Jiva entra em contato com a Svarupa-sakti (Bhakti) através do Guru-parampara pode realizar todo o seu potencial de existir e ser feliz num relacionamento com Deus.