domingo, 19 de julho de 2015

Upadeśāmṛta

Néctar da Instrucção (Upadeśāmṛta)

Upadeśa = instrucção
amṛta = néctar

No "O Néctar da Instrucção" (Upadeśāmṛta), Śrīla Rūpa Gosvāmī comenta também em um dos versos acerca de upadeśa-sāram, a essência de toda instrucção. 

Upadeśa = instrucção 
sāram = essência

Esta essência é ...

Verso 8 - "A essência de todo conselho e instrucção é que uma pessoa deve empregar todo seu tempo - 24 horas por dia - em cantar e lembrar o nome divino do Senhor, a forma transcendental, as qualidades e passatempos eternos do Senhor, e assim, envolver gradualmente a língua e a mente. 

Desta forma, a pessoa deve residir em Vraja [Goloka Vṛndāvana-dhāma] e servir a Kṛṣṇa sob a orientação dos devotos. Deve-se seguir os passos dos amados devotos do Senhor, que estão profundamente apegados ao Seu serviço devocional."

O verso 9 explica que o Rādhā-kuṇḍa é o lugar sagrado mais exaltado de todos.

O verso 10 explica que as gopīs são as mais exaltadas entre os devotos avançados que por sua vez são mais avançados que os jñānīs e trabalhadores fruitivos.

E "...Entre as gopīs, Śrīmatī Rādhārāṇī é a mais querida de Kṛṣṇa. Seu kuṇḍa [lago] é tão profundamente querido ao Señor Kṛṣṇa como é esta a mais querida das gopīs. Quem, então, não irá residir no Rādhā-kuṇḍa e, com um corpo espiritual sobrecarregado com sentimentos devocionais extáticos [aprākṛta-bhāva], prestar serviço amoroso ao Casal Divino Śrī Śrī Rādhā-Govinda, que realizam Sua aṣṭa-kālīya-līlā, Seus passatempos diários óctuplos eternos. Na verdade, aqueles que executam serviço devocional às margens do Rādhā-kuṇḍa são as pessoas mais afortunadas do universo."

O verso 11 continua a descrever as glórias de Śrīmatī Rādhārāṇī e do Rādhā-kuṇḍa e explica que somente por banhar-se uma única vez neste lago  desperta por completo seu amor puro por Kṛṣṇa.

Śrīla Prabhupāda pergunta: "Quem, então, não irá residir no Rādhā-kuṇḍa?"

Isto significa que devemos todos ir viver fisicamente para o Rādhā-kuṇḍa? 

Não, claro que não :D

Embora alguns devotos o façam e não há nenhum mal nisto.
Śrīla Rūpa Gosvāmī explica que se um devoto não pode viver fisicamente em Vraja, deve viver lá mentalmente. 

E portanto, aqui está sendo explicado que o devoto deve mentalmente viver em Vraja e no Rādhā-kuṇḍa.

E isto fica bem claro quando Śrīla Prabhupāda no verso 8 traduz o verso e coloca entre chaves "a pessoa deve residir em Vraja [Goloka Vṛndāvana-dhāma]". Residir em Goloka (espiritual) e não Gokula (terrenal). 

Ou seja, o devoto reside mentalmente em Goloka.

E isto também fica bem claro no verso 10 quando Śrīla Prabhupāda coloca entre chaves [aprākṛta-bhāva].

Isto é extremamente importante !!!

prākṛta = material (passatempos neste mundo material)
aprākṛta = espiritual (passatempos no mundo espiritual)

O devoto/a vive mentalmente em Vraja (Goloka) no Rādhā-kuṇḍa "com um corpo espiritual (siddha deha) sobrecarregado com sentimentos devocionais extáticos [aprākṛta-bhāva]" e "prestando serviço amoroso ao Casal Divino Śrī Śrī Rādhā-Govinda, que realizam Sua aṣṭa-kālīya-līlā, Seus passatempos diários óctuplos eternos."

Tudo isto na fase de Sādhana !!!

Śrīla Prabhupāda Ki Jaya !!!

No seu comentário Pīyūṣa-varṣiṇī-vṛtti do verso 10, Śrīla Bhaktivinoda Thākura explica da mesma forma:

"A pessoa inteligente que possui suficiente mérito devocional acumulado certamente residirá nas margens do Śrī Rādhā-kuṇḍa e dentro da sua mente prestará serviço aos passatempos diários óctuplos de Śrī Kṛṣṇa."

Um outro ponto importante que deve ser salientado é que o serviço mental não deve ser desculpa para negligenciarmos o serviço externo.

E portanto, o Néctar da Instrucção é um livro maravilhoso. 

Recomenda o controle da mente e sentidos. Explica as actividades desfavoráveis e favoráveis ao serviço devocional. Mostra como relacionar-se com os devotos e a importância de cantar Hare Krsna.

Termina por destacar Srimati Radharani e Seu lago (Kunda), evidenciando a relevância de residir (fisicamente ou não) no Radha Kunda e prestar serviço a Sri Sri Radha Krsna nos Seus passatempos diários óctuplos (serviço mental com o Siddha Rupa e na fase de Sadhana).