quarta-feira, 8 de julho de 2015

Graus de Intensidade de Lobha

SS Giriraja Maharaja:

Podemos aspirar e cultivar uma relação específica?

"Esta é uma boa pergunta, e esta pergunta é respondida nas escrituras. Para vaidhi sadhana bhakti, o adhikara ou elegibilidade é sradha, mas para raganuga sadhana bhakti a elegibilidade é lobha que muitas vezes é traduzida como avidez.

E se alguém tem lobha então ele naturalmente estará inclinado a uma relação particular com uma forma particular de Krishna. 

Então, ele vai estar muito ávido para ouvir sobre os passatempos de Krishna com devotos neste mesmo humor.

Ele estará muito ansioso por ouvir sobre os associados de Krishna nesta rasa e como eles o servem.

Ele estará muito ansioso para saber tudo - aprender tudo sobre isto. E ele irá, naturalmente, imaginar-se nesta posição." 

Então Maharaja explica que até que esta avidez (lobha) surja é preciso ocupar-se em vaidhi sadhana bhakti, que é reguladamente cantar o maha mantra e ouvir os passatempos de Krsna, especialmente Seus passatempos em Vraja, como descritos no Srimad Bhagavatam e literaturas similares.

SS Giriraja Maharaja continua:

"Mas este aparecimento de lobha, não é que de repente você tem uma lobha intensa, haverá o surgimento de um pouco de lobha. 

E por isso há descrições nos sastras, nos livros de nossos acaryas, como praticar quando existe um grau de lobha mas não uma muito poderosa lobha completamente desenvolvida e então dá-se uma espécie de combinação de vaidhi sadhana bhakti com raganuga sadhana bhakti. 

Então, sim, mesmo em raganuga sadhana bhakti há graus de intensidade de lobha, e em seguida, há graus de avanço em práticas - você sabe, existem práticas mais avançadas e práticas mais preliminares.

Preliminar é principalmente ouvir - ouvir sobre o Senhor naqueles tempos passados ​​com aqueles devotos e ouvir sobre aqueles devotos e suas qualidades e serviço e os seus humores.

Então, quando você fala sobre o cultivo há várias maneiras que você pode cultivar esse estado de espírito, mas a primeira seria ouvir.

Primeiro seria ouvir com esta avidez. Mas se esta avidez não está lá por uma relação especial com Krishna ou serviço à Krishna, se você não está ávido, então a audição irá limpar o seu coração e você vai ficar ávido. Eu acho que não há nenhum dano em ouvir."

Uma ressalva aqui é que ouvir passatempos em madhurya rasa, inicialmente, devem ser os passatempos com grau de intimidade menor. E sem nenhuma restrição passatempos em dasya, sakhya e vatsalya.

SS Giriraja Maharaja continua:

"E tudo vem do santo nome. Canto profundo. Cantar sem ofensas. Você sabe, foco intenso no santo nome, que traz tudo. Que revela a forma de Krishna. De uma forma geral, podemos dizer nama-rupa-guna-lila, Suas qualidades, Seus passatempos. 

Mas, então, nesse processo, se a avidez desperta em você, vão ser estes nomes particulares de Krishna que se relacionam com esta rasa, com estas formas particulares de Krishna.

Krishna tem três idades diferentes em Vrindavana. Há kumara, que é como uma criança bebê Bala, então há pauganda que é um pouco mais velho e em seguida kaisora. 

Portanto, é descrito que aqueles em vatsalya rasa que vêem Krishna como seu filho, eles tendem a vê-Lo na idade Bala. E aqueles que estão em sakhya rasa que o vêem como um amigo, um amigo igual, eles vão vê-Lo a idade pauganda. E então aqueles que o vêem no humor de madhurya rasa o vêem na idade de kaisora.

Assim, o santo nome, e nama-rupa-guna-lila serão revelados a alguém que tem avidez por um relacionamento especial com Krishna desta forma recíproca. 

Quando alguém se aproxima de Krishna, Krishna reciproca. Então se você quer Krishna como o brahmajyoti impessoal, Ele vai se revelar como o brahman impessoal para você. Se você o vê como a Superalma localizada, Ele irá revelar-se como Paramatma para você. Se você quiser vê-Lo como Narayana, Ele se revelará como Narayana. Se você quiser vê-Lo como Rama, Ele Se revelará como Rama. 

Se você quiser vê-Lo como Krishna, Ele Se revelará como Krishna. Se você quiser vê-Lo como seu filho, Ele Se revelará como o bebê Krishna. Se você quiser vê-Lo como seu amigo vaqueirinho, Ele Se revelará na idade pauganda. Se você quiser vê-Lo como seu amante, ele se revelará na idade kaisora. Ele vai retribuir com seu desejo e se revelará em conformidade.

Mas seja qual for a sua rasa, qualquer que seja o seu humor, você ainda vai ler o Srimad Bhagavatam, você ainda vai cantar o maha mantra Hare Krishna, fazer as mesmas coisas, mas o humor vai mudar, e pode haver um pouco de mudança na ênfase e foco, caso contrário, é basicamente o mesmo, mas apenas o humor é diferente. 

Então você vai ler o Bhagavad Gita. Mas você vai ver significados no Bhagavad Gita que você não via antes. 

"Sempre pensem de mim." Então, tudo bem, nós sempre pensamos em Krishna, temos que cantar os santos nomes de Krishna, mas quando este estado de espírito surge (lobha), você vai pensar em Krishna neste humor (rasa) específico, nesta forma, em termos destes passatempos com devotos específicos."