terça-feira, 14 de julho de 2015

Campaka

Foto: Entre as mais desejadas flores doces visadas pelas abelhas de Vraja estão as gloriosas flores Campaka. Estas flores consistentes tem um cheiro todo-atrativo, tornando-as em uma das flores favoritas de Rādhā-Kṛṣṇa e das Gopīs. Por causa de sua cor e aroma agradáveis, as flores Campaka são valorizadas para serem oferecidas às Deidades, e árvores Campaka encontram-se em muitos recintos de Templos e Āśramas. Por causa de seu perfume inebriante, a flor Campaka é muitas vezes descrita como sendo uma das cinco flores-dardo empregadas por Kāmadeva.

Um Bhakti Yogī passa por diferentes estágios (daśā).

Este daśā é diferente do dāsa (servo).

1 - śravaṇa-daśā
2 - varaṇa-daśā
3 - smaraṇā-daśā
4 - sampatti-daśā

Śrīla Prabhupāda - Upadeśāmṛta 8:

1 - "Na fase neófita, o devoto deve sempre ocupar-se em ouvir kṛṣṇa-kathā. Isto é chamado śravaṇa-daśā, a fase de ouvir. Por ouvir constantemente o santo nome transcedental de Kṛṣṇa e ouvir sobre Sua forma transcendental, qualidades e passatempos, pode-se atingir o estágio de aceitação chamado varaṇa-daśā.

2 - O estágio de aceitação chamado varaṇa-daśā. Quando atinge este estágio, o devoto torna-se apegado a ouvir kṛṣṇa-kathā.

3 - O estágio de smaraṇā-daśā, o estágio de lembrar-se. No início, a lembrança de Kṛṣṇa pode ser interrompida em intervalos, mas posteriormente a lembrança prossegue ininterrupta. Quando a lembrança é ininterrupta, torna-se concentrada e é chamada de meditação. Quando a meditação se expande e torna-se constante, é chamada anusmṛti. Por ininterrupto e incessante anusmṛti entra-se no estágio de samādhi, ou transe espiritual.

4 - Após smaraṇā-daśā ou samādhi estar plenamente desenvolvido, a alma chega a entender sua posição constitucional original. Nesta altura, ela pode perfeita e claramente compreender o seu eterno relacionamento com Kṛṣṇa. Isso é chamado sampatti-daśā, a perfeição da vida."