quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pensar na sua própria identidade espiritual ao abandonar o corpo

Foto: Pelo som da flauta de Krsna até as pedras derretem-se. Marca do pé de Krsna numa pedra em Vrndavana.

Geralmente pensa-se que uma pessoa por lembrar do nome de Krsna no momento de abandonar o corpo será transferida para Goloka.

Srila Prabhupada deixa bem claro, no entanto, que para isto ocorrer o devoto terá de ter cultivado seu Siddha Rupa na fase de Saddhana e realizado o mesmo em Bhava, a fase preliminar de Prema.

Tal é a importância do Raganuga Sadhana Bhakti que impulsiona o devoto para as fases posteriores de Bhava e Prema.

Só é possível alcançar Bhava e Prema se existe um cultivo numa relação específica durante a fase de Sadhana. Se não existe uma relação específica que é cultivada durante o Sadhana o devoto não poderá desenvolver Bhava e Prema.

Como alguém vai desenvolver amor se não existe uma relação (Rasa) com Krsna? Não é possível.

"Como se afirma no Bhagavad Gita, uma pessoa materialmente contaminada transmigra para outro corpo material pela consciência material. No momento da morte, ela pensa materialmente e, portanto, é transferida para um outro corpo material. Da mesma forma, aquele que no momento da morte está situado em sua identidade espiritual pura pensa no serviço amoroso espiritual prestado ao Senhor Supremo e é transferido para o reino espiritual, para estar na associação com Krsna.

Em outras palavras, a qualificação para ser transferido para o reino espiritual no momento da morte é pensar, na sua própria identidade espiritual, na de Krishna e na dos Seus associados.

Ninguém pode contemplar as actividades do reino espiritual sem estar situado em sua pura identidade espiritual seu Siddha Deha."

(Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Ensinamentos do Senhor Caitanya, Capítulo 31)

"Harikesa: Estou curioso sobre o destino de um devoto neófito. Se um devoto neófito estiver com determinação esforçando-se para se purificar, mas ao se encontrar com a morte e como ele ainda esta influenciado pelos modos inferiores, embora esteja seriamente a tentar, então ele tomará outro nascimento ou irá para Krsna?

Prabhupada: Não, ele tem que tomar outro nascimento ...

Harikesa: Então, se um devoto morre e se lembra de Krsna, embora ele não seja perfeito.

Prabhupada: A menos que ele seja perfeito, ele não consegue se lembrar de Krsna. Isto não é possível. Isto não é possível. Isto é apenas teoria ... "

(Srila Prabhupada - caminhada matinal Nairobi, 11.2.75)

Claro, o devoto sempre espera por Krpa Siddha mesmo que por um motivo ou outro não consiga alcançar a etapa mais elevada de serviço devocional. E esta possibilidade existe por parte do misericordioso Sri Krsna. 

E isto porque sou muito generoso !!!

Ainda assim deverá pelo menos durante a fase de Raganuga Sadhana Bhakti especificar sua relação (Rasa) com Krsna para que Ele possa reciprocar.

Se estamos ligados a Deus, em geral, podemos atingir Santa Rasa. Isto é o que teremos se estamos ligados a Deus Krsna, sem estarmos ligados a Seus passatempos e serviço.

Para sermos capazes de tomar parte activa nos passatempos de Krsna, precisamos de uma identidade.

Então, precisamos adquirir uma identidade eterna, de alguma forma, para sermos capazes de entrar nos passatempos eternos de Krsna.