quinta-feira, 11 de junho de 2015

"Esta é a essência de toda a instrucção em matéria de serviço devocional."

Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Instrucção - Sri Upadesamrta - verso 8:

"O Caitanya Caritamrta aconselha aqueles que são neófitos a desistir de todos os tipos de desejos motivados e simplesmente exercer o serviço devocional regulado ao Senhor, de acordo com as instrucções das Escrituras.(1) Desta forma, um neófito pode desenvolver gradualmente apego ao nome, a fama, forma, qualidades de Krsna e assim por diante.(2) Quando alguém desenvolve este apego, pode espontaneamente(3), servir os pés de lótus de Krsna, mesmo sem seguir os princípios regulativos.(4) Este estágio é chamado de Raga Bhakti, ou devoção em amor espontâneo.(5) Nesta fase, o devoto pode seguir os passos de um dos associados eternos de Krsna em Vrndavana. Isso é chamado Raganuga Bhakti. Raganuga Bhakti, ou serviço devocional espontâneo(6), pode ser executado em Santa Rasa QUANDO SE ASPIRA a ser como as vacas de Krsna ou o bastão ou flauta na mão de Krsna, ou as flores em volta do pescoço de Krsna. E Dasya Rasa, segue-se os passos de servos como Citraka, Patraka ou Raktaka. Em Sakhya Rasa de amizade pode-se tornar um amigo como Baladeva, Sridama ou Sudama. E Vatsalya Rasa, caracterizada por afeição paternal, pode-se tornar como Maharaja Nanda e Yasoda, e em Madhurya Rasa, caracterizada pelo amor conjugal, pode-se tornar como Srimati Radharani ou como Suas amigas Lalita e suas criadas (manjaris) Rupa e Rati. Esta é a essência de toda a instrucção em matéria de serviço devocional."

(1) [64 ítens de Vaidhi Bhakti].

(2) [entre os 64 ítens de Vaidhi Bhakti estão incluídos ouvir o nome, e ouvir acerca da fama, forma, qualidades e passatempos de Krsna].

(3) [espontâneo porque é o devoto quem escolhe seguir uma deteminada Rasa, mas continua a praticar Sadhana regulado. Raganuga Bhakti é Sadhana]

(4) [Raganuga Bhaktas somente não seguem princípos desfavoráveis que são: Nyasa, Mudras e Pranayamas muito elaborados. O resto, segue tudo].

(5) [espontâneo porque é o devoto quem escolhe seguir uma deteminada Rasa, mas continua a praticar Sadhana regulado. Raganuga Bhakti é Sadhana].

(6) [idem].

"Esta é a essência de toda a instrucção em matéria de serviço devocional." 

Jaya Nitya-lila-pravista Om Visnupada Paramahamsa Parivrajakacarya Astottara-sata Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada Ki Jaya !!!