sábado, 6 de junho de 2015

Dançar e Rolar no Chão

Nrtya Lunthan

Dançar e Rolar no Chão

"Crianças pequenas são propensas a chamar a atenção de seus pais. Uma criança irá colocar os braços no ar, dançar ao redor e gritar para o pai, que responderá por tomar a criança em seu colo e acariciá-la com amor.

Mas se o pai não responder de imediato, a criança chorará e irá rolar no chão. Vendo isto certamente como algo intolerável o pai bondoso pegará a criança.

Neste estado de espírito, dançar e rolar no chão são partes integrantes do desempenho de Sankirtana. São destinados a pedir o favor do todo misericordioso Senhor Sri Krsna, o Pai Supremo.

Claro, isto não significa que os devotos devam abandonar todo o senso de decoro, chorar como insanos, e rolar loucamente pelas calçadas e passeios  durante o Sankirtana.

Em certos locais adequados, como o Navadvipa Dhama Parikrama e outros Dhamas, os devotos podem, se eles realmente se sentirem inspirados, chamar naturalmente em êxtase "Hariiiiiii bol!" e rolar loucamente na poeira do Dhama." 

(Apreciando Navadvipa Dhama)

"No Padyavali há uma declaração de alguns devotos: "Não vamos nos importar com estranhos. Se eles zombarem de nós, ainda assim não nos importaremos com eles. 

Vamos simplesmente desfrutar da doçura transcendental de cantar Hare Krsna, e, assim, rolaremos no chão e dançaremos em êxtase. Desta forma, desfrutaremos eternamente de bem-aventurança transcendental." 

(Srila Prabhupada - Néctar da Devoção 27)