segunda-feira, 8 de junho de 2015

Antara Yoga !!!

ANTARA YOGA. 

Antara significa no coração.

Antara Yoga = yoga praticada com o coração (Bhakti Yoga) !!!

A adoração física da Deidade e o cantar do Maha Mantra Hare Krsna devem ser acompanhados de meditação (dhyana) e serviço mental (manasa puja ou manasi seva).

Medita na forma do Guru, medita na forma de Gauranga, medita na forma de Radha Krsna, medita em Navadvipa, medita em Vrndavana e então depois faz Manasi Seva (serviço mental). Só depois então serve fisicamente.

Só assim é que a adoração física é validada.

"No processo de adoração a Deidade é recomendado adorar a Deidade com a mente. No Padma Purāna, Uttara-khanda, diz-se: "Geralmente todas as pessoas podem adorar com a mente." 

... No Nārada-pañcarātra é afirmado pelo Senhor Nārāyana que a adoração da Deidade dentro da mente é chamado mānasa-pūjā. Uma pessoa pode se tornar livre das quatro misérias por este método." 

(Śrīla Prabhupāda - Śrīmad Bhāgavatam 7.5.23-24)

Este é realmente o padrão na Iskcon, delineado no Manual Pancaratra-Pradipa: "Depois de meditar na forma do Senhor, deve-se ocupar a mente na adoração desta forma. Dhyana é a preparação para manasa-puja. 

Enquanto que dhyana é passiva, manasa-puja é ativa. Quaisquer que sejam os itens oferecidos externamente, deve-se primeiro oferecer internamente com dedicação integral e atenção. Além disto, ao passo que os itens oferecidos na adoração externa podem ser simples devido a meios modestos, no curso de manasa-puja ou manasi seva pode-se realizar adoração muito opulenta ao Senhor."

Além disto, o Manual diz: "O sastra salienta que, para realizar sadhana-bhakti, o puja com parafernália externa é ineficaz sem manasa-puja. Puja realizado com parafernália externa, mas sem manasa-puja pode ser a causa de ofensa para o neófito, pois ele tenderá a ver a Divindade como um objeto material. Assim manasa-puja, ou antar-yoga, é essencial para todos os tipos de adoração da Deidade....

Ambos dhyana e manasa-puja são realizadas não só para a Deidade principal, mas também para o mestre espiritual e o Senhor Caitanya na adoração preliminar."

Srila Prabhupada explica Manasa Puja com relação ao Maha Mantra:

"Cantar o Mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.

Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"

Isto é aceito e realmente acontece.

Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"

Isto não é falso; isto é um facto.

Então você cria esta situação dentro do coração.

"Agora Krsna está sentado. Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.

Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.

Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.

Então dou-Lhe algo para comer."

Você pode pensar desta forma.

Isto é uma coisa tão doce.

Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.

Isto não é falso.

Isto é um facto.

Isto é muito fácil."

(Los Angeles - 1/6/74)