domingo, 31 de maio de 2015

Sistema estruturado de Raganuga Sadhana no Srimad Bhagavatam !!!

Sem dúvida há um sistema estruturado de Raganuga Sadhana no Srimad Bhagavatam.
"Isto é explicado no Srimad-Bhagavatam (7.1.30-31):

kamad dvesad bhayat snehad 
yatha bhaktyesvare manah 
avesya tad-agham hitva 
bahavas tad-gatim gatah

gopyah kamad bhayat kamso 
dvesac caidyadayo nrpah 
sambandhad vrsnayah snehad 
yuyam bhaktya vayam vibho

"Muitas e muitas pessoas alcançaram o Supremo por absorção completa da mente em devoção através de desejos luxuriosos (kama), a inveja (dvesa), medo (bhaya), ou afecto (sneha), e, por abandonar os aspectos falhos destes sentimentos. A Gopis atingiram o Supremo, fixando suas mentes em Krsna através de Kama; Kamsa por Bhaya; Sisupala e outros reis por Dvesa; os Yadus por relações familiares (sambandha), vocês (os Pandavas) por afeição (sneha); e nós, os sábios (Narada e outro rsis) por Bhakti."

Seis princípios são mencionados aqui, ou seja, Kama (luxúria), Bhaya (medo), Dvesa (inveja), Sambandha (relação de parentesco), Sneha (afecto), e Bhakti (devoção). Dois destes Bhaya (medo) e Dvesa (inveja) não devem ser imitados porque são sentimentos desfavoráveis.

Agora, existem dois tipos de Sneha. O primeiro está associado com Sakhya Bhava e está incluído em Vaidhi Bhakti. O segundo tipo está relacionado a Prema e não tem aplicação no campo de Sadhana. Portanto, Sneha não tem lugar na prática de Raganuga Sadhana Bhakti.

As palavras bhaktyā vayam (no sloka 7.1.31) significam que Narada e outros sábios alcançaram o Supremo por Bhakti. A palavra Bhakti aqui deve ser entendida no sentido de Vaidhi Bhakti, e pode se referir tanto às práticas Vaidhi Bhakti dos sábios como Narada, ou a devoção misturada com Jnana. As palavras tad-gatim gatah significam que muitas pessoas alcançaram o Supremo...

...Agora, através da remoção de Bhaya, Dvesa, Sneha, e Vaidhi Bhakti a partir da lista mencionada acima de seis características, ficamos com Kama e Sambandha. Portanto, Kama e Sambandha são os únicos Bhavas que são aplicáveis em Raga Marga. Assim, existem dois tipos de Ragamayi Bhakti: Kama Rupa e Sambandha Rupa." 

(Srila Bhaktivinoda Thakura JD)

Este verso é utilizado por Srila Bhaktivinoda para demonstrar que Raganuga Bhakti Sadhana está explicado no Srimad Bhagavatam.

O verso é muito claro.

Muitas e muitas pessoas alcançaram o Supremo por absorção completa da mente (Raganuga Sadhana) em devoção ou por Kama (Madhurya) ou por Sambandha (Dasya, Sakhya, Vatsalya).