domingo, 31 de maio de 2015

Poder servi-Lo melhor

"Devotos unicamente ocupados no serviço devocional da Suprema Personalidade de Deus, Narayana, nunca têm medo de qualquer condição de vida. Para eles os planetas celestiais, liberação e os planetas infernais são todos iguais, porque tais devotos estão interessados apenas no serviço do Senhor." 

(SB 6.17.28)

Este verso às vezes é usado para indicar que um devoto do Senhor não deve se preocupar com seu destino, ou seja, não se preocupar em alcançar o seu relacionamento numa Rasa específica com Krsna......

Mas não é assim !!!

O devoto quer sempre servir à Krsna em qualquer lugar ou situação. Mas como o devoto vai servir à Krsna se estiver condicionado pelos modos da natureza? Então o devoto quer transcender os modos e quer alcançar a perfeição do serviço devocional num relacionamento e Rasa específicos com Krsna para desta forma poder servi-Lo melhor. E depois disto não se importa de ser enviado para onde tenha que ser.

Para tal devoto como diz o verso é igual se for para os planetas infernais, celestiais ou obter a liberação. Porque? Porque tal devoto esta fixo no seu serviço e Rasa específicos. O verso fala nārāyaṇa-parāḥ — devotos puros do Senhor.

Ou seja, este verso não quer dizer que o devoto não almeje alcançar a perfeição do serviço devocional num relacionamento e Rasa específicos com Krsna. O verso quer dizer que porque o devoto já alcançou o seu relacionamento e Rasa específicos com Krsna, tanto faz o lugar para o qual Krsna o mande.

Lobha, ou avidez, por alcançar um relacionamento numa Rasa especifica é para ser desenvolvida neste mundo e nesta vida.

Raganuga Sadhana é para ser praticado neste mundo e nesta vida.

Não é que por simplesmente servir externamente a missão do Guru, depois que abandona o corpo e pela raríssima Krpa Siddha o devoto(a) despertará Lobha e praticará o Sadhana. Isto não faz nenhum sentido.

Lobha e Raganuga Sadhana é para ser despertado e executado nesta vida.

Como?

Seguindo o processo estruturado dado no Bhagavatam de primeiramente ouvir Lila Katha despertando Lobha (avidez) por uma Rasa específica e assim absorvendo a mente em devoção ou por Kama (Madhurya) ou por Sambandha (Dasya, Sakhya, Vatsalya).

sadhana ekane, siddhio ekane bhaver gocar seekane jadi ta, dekhite na pao, marile dekhibe ke

"O Sadhana é para este mundo, Siddhi também acontece aqui, podendo ser percebido em Bhava. Assim, se nós não vemos Krsna aqui, como O veremos depois?" 

(Mana Siksha)

E isto tudo simultaneamente com distribuir muitos livros, distribuir muita Prasadam e fazer muito Harinama.

Servir externamente a missão do Guru não é incompatível com a prática do Sadhana Raganuga interno. Pelo contrário. É Sadhana Raganuga externo, e um complementa o outro.