domingo, 31 de maio de 2015

Caitanya Rasa Vigrahah

Foto: Maha Mantra Hare Kṛṣṇa em chinês.

"O serviço devocional começa com o canto do Maha Mantra Hare Kṛṣṇa ao mesmo tempo que se tenta entender Kṛṣṇa em verdade." 

(Srila Prabhupada - Bhagavad Gita, 9.20)

Só pus o Maha Mantra em chinês para mostrar que o Santo Nome está espalhado por todas as vilas e aldeias do mundo como previsto por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.

nama cintamaniḥ kṛṣṇaś caitanya-rasa vigrahaḥ pūrṇaḥ śuddho nitya-mukto ‘bhinnatvān nāma-nāminoḥ

“O santo nome de Kṛṣṇa é de essência espiritual (cintamani) e a forma plena dos relacionamentos espirituais (caitanya-rasa). Ele é pleno (pūrṇa), puro (śuddha) e eternamente liberado (nitya-mukta), pois no plano espiritual não há diferença alguma (abhinna-tvan) entre o nome (nāma) e o nominado (nāmin).” 

(Padma Purāṇa,1,2)

No Sri Harinama Cintamani, Srila Haridasa Thakur diz a Sri Caitanya Mahaprabhu:

"O santo nome (NAMA) de Krsna é o germen da flor de Rasa. Rasa é a essência da transcendencia pura, e esta Rasa pela graça de Krsna é difundida neste mundo material na forma do Teu santo nome.

Com a primeira aparição do germen do santo nome é invocada a encantadora forma (RUPA) de Syamasundara de Krsna em Goloka Vrndavana. As sessenta qualidades transcendentais (GUNA) do Senhor Krsna emanam como uma fragância irresistível dos botões da flor, agora parcialmente florescida.

Quando a flor floresce plenamente, manifesta os passatempos (LILA) confidenciais do Senhor Krsna conhecidos como asta-kaliya-lila, os passatempos óctuplos eternos com três horas cada um, e ainda que esta manifestação seja transcendental, não obstante aparece diante do devoto neste mundo material."

O Maha Mantra Hare Krsna acompanha o devoto desde o estágio preliminar da devoção até o estágio mais avançado. Nama Aparadha, Namabhasa e Suddha Nama. 

O cantar do Maha Mantra é a vida e alma de um devoto(a). 
Através do Maha Mantra Hare Krsna o devoto almeja servir Rupa, Guna e Lila de Krsna e através do Maha Mantra Hare Krsna o devoto realiza Rupa, Guna e Lila de Krsna.

Mas para ficar mais fácil tem também em japonês, hehehe