domingo, 7 de outubro de 2012

Siva

No Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila,6-180-181-182, o próprio Sri Caitanya Mahaprabhu disse a Sarvabhauma Bhattacarya:

“Na realidade, não há falha da parte de Sankaracarya. Ele simplesmente cumpriu a ordem da Suprema Personalidade de Deus. Ele tinha que imaginar alguma espécie de interpretação, e por isso apresentou uma espécie de literatura védica que é cheia de ateísmo.”

“Dirigindo-Se ao Senhor Shiva, a Suprema Personalidade de Deus disse: ´Por favor, faze a população em geral opor-se a Mim, imaginando tua própria interpretação dos Vedas. Além disso, encobre-Me de tal maneira que as pessoas fiquem mais interessadas em avançar na civilização material apenas para propagarem uma população destituída de conhecimento espiritual. ´”(Padma Purana, Uttara-khanda, 62-31)

“O Senhor Shiva informou à deusa Durga, a superintendente do mundo material: ´Na era de Kali, assumo a forma de uma brahmana e explico os Vedas por meio de escrituras falsas de maneira ateísta, análoga à filosofia budista.´”( Padma Purana, Uttara-khanda,25-7)

No Brhad-Bhagavatamrta, também é dito que Shiva veio como Shankara a fim de promover uma das seis glórias de bhakti, que é "sudurlabha" ou "muito raramente obtida". Assim, Shankara aumentou essa glória de bhakti ao escondê-la com suas interpretações imaginárias.

Outro comentário interessante no Brhad-Bhagavatamrta é que quando é dito que Shiva é maior do que Krsna é por causa da qualidade Bhakta-vatsalya de Krsna, de Se colocar como subordinado aos devotos puros. Como Shiva é um devoto puro, ele é maior do que Krsna, porque pode controlar Krsna com seu amor.

"A leitura de que Shiva é superior a Krsna ontologicamente é mera especulação." (Bhagavan Prema)

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Outubro - 2012