domingo, 7 de outubro de 2012

Os mais velhos

Eu não sei em que contexto a afirmação foi feita. Mas para pessoas de mais idade aceitar a Consciência de Krsna é um pouquinho mais dificil. Mas depois de aceitarem, tudo bem.

Palestra sobre BG 9.4 - Melbourne, 23 de abril de 1976:

"Porque eles precisam de tempo para esquecer o que aprenderam. Homens jovens, eles são receptivos. Portanto, para a educação, menos idade é recomendado. Há uma história .. Um pai e uma filha, ambos apareceram para um exame. O pai não passou e a filha passou. Geração mais jovem, eles podem receber muito bem. Geração mais velha, é um pouco mais difícil."

E assim, muitas citações semelhantes de Prabhupada.

Carta a Gajendra - Los Angeles 27 janeiro de 1970:

"Estenda suas atividades para o campus da Universidade, porque a geração mais jovem é a nossa esperança no futuro. O Bamboo enquanto é verde pode ser dobrado e esculpido, mas quando ele esta amarelo e maduro se houver qualquer tentativa de dobrá-lo, ele racha."

Caminhada da manhã - 3 de fevereiro de 1975, Havaí:

"Guru-krpa:... Uma vez que começam seus últimos trinta anos de idade, é muito difícil para eles aceitar algo.

Prabhupada: Não, não é. Trinta, quarenta, cinqüenta ou um ano, isso não importa. Pode-se entender se ele quer entender. Ahaituky Apratihatā. Ela não é limitada por qualquer idade. Caso contrário, como Prahlada Maharaja era grande devoto, Dhruva Maharaja era grande devoto?

Yaśodānandana: Eu acho que ele só quer dizer que é mais difícil para as pessoas que são idosas entender, aqueles que estão acostumados em seus caminhos.

Prabhupada: Sim, sim. Esta é a dificuldade. Eles são treinados de tal forma que é muito difícil de esquecer o que aprenderam. Portanto Prahlada Maharaja diz, kaumāra acaret prajñaḥ, desde o início da vida deve-se aprender esta arte de compreender Kṛṣṇa e plano de Krsna.

Devoto: Srila Prabhupada, geralmente em Sankirtana eu evito os idosos, porque eles simplesmente não entendem, e é muito difícil se aproximar deles.

Prabhupada: Sim, sim, sim. As pessoas idosas devem ser instruídas a esquecer o que aprenderam... Esta é a fórmula da pregação."

"Vitória! Vitória! Vitória! Vejo algo maravilhoso: toda inauspiciosidade das entidades vivas esta destruída, ninguém está indo para o inferno, Yamaraja não tem mais trabalho a fazer e os efeitos de Kali Yuga deixaram de existir. Isto porque em todo o mundo um crescente número de devotos do Senhor Visnu estão cantando Seus Nomes ao dançar e tocar instrumentos musicais. "
[Nammalvar, Divya-Prabandha, Tiruvaymoli 5.2.1]

De facto, o sistema Védico está todo estruturado para que uma criança receba o treinamento necessário como Brahmacari até aos 25 anos. Treinamento este que será a base de toda sua vida nos demais Ashrams.

Portanto Prahlada Maharaja diz, kaumāra acaret prajñaḥ, desde o início da vida deve-se aprender esta arte de compreender Kṛṣṇa e o plano de Krsna.

Mas claro que mesmo sem treinamento prévio e em qualquer idade qualquer pessoa poderá reviver sua Consciência de Krsna.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2012