domingo, 22 de abril de 2012

Espiritismo e Consciência de Krsna

BG 14 - 10:

Tradução

"Às vezes, o modo da bondade se torna preeminente, derrotando os modos da paixão e da ignorância, ó filho de Bharata. Às vezes, o modo da paixão sobrepuja a bondade e a ignorância, e outras vezes a ignorância derrota a bondade e a paixão. Dessa maneira, há sempre competição pela supremacia.

Significado

Quando o modo da paixão é preeminente, os modos da bondade e da ignorância são sobrepujados. Quando o modo da bondade é preeminente, a paixão e a ignorância são derrotadas. E quando o modo da ignorância é preeminente, a paixão e a bondade são derrotadas. Esta competição não pára. Portanto, alguém que de facto pretenda avançar em consciência de Krsna tem de transcender estes três modos. A preeminência de determinado modo da natureza manifesta-se no comportamento da pessoa, em suas actividades, em sua alimentação, etc..."

Ou seja, os três modos actuam até mesmo no modo de adoração.

BG 17 - 4:

Tradução

"Os homens no modo da bondade adoram os semideuses; aqueles que estão no modo da paixão adoram os demônios; e aqueles que vivem no modo da ignorância adoram fantasmas e espíritos.

Significado

Neste verso, a Suprema Personalidade de Deus descreve diferentes espécies de adoradores tomando como referência suas actividades corriqueiras. Conforme o preceito das escrituras, só a Suprema Personalidade de Deus é digno de adoração, mas segundo as situações específicas em que convivem com os modos da natureza material, aqueles que não são versados nos preceitos das escrituras, nem são fiéis a eles, adoram diferentes entidades...

...Estas diferentes espécies de adoração não são verdadeira adoração a Deus. A adoração a Deus é prestada por pessoas que estão transcendentalmente situadas em bondade pura. No Srimad Bhagavatam (4.3.23), está dito que Sattvam visuddham vasudeva-sabditam: “Quando está em bondade pura, a pessoa adora Vasudeva”. O significado é que aqueles que se purificaram completamente dos modos da natureza material e se situaram na transcendência passam a adorar a Suprema Personalidade de Deus."

E embora os Espiritas recorram mediunicamente a espíritos Yaksas semi piedosos, ou outras entidades subtis, também seguem ao devoto puro Jesus Cristo (que por sua vez também por questões circunstanciais não revelou tudo).

E assim sua adoração recebe diferentes influências.

É Bhakti misturada com outros processos. Isto pode acontecer.

CC Madhya 19 - 167:

"Ramananda Raya sugeriu Karma-misra-bhakti, então Jñana-misra-bhakti. Bhakti com Jñana, misturado com Jñana, processo de Jñana, filosofia especulativa, e Bhakti misturada com Karma, Karma-kandiya. Karma-kandiya vicara. Mas Bhakti verdadeira é Jñana-karmady-anavrtam."

Da mesma forma, os Pentecostais que ao invés de simplesmente refugiarem-se nas escrituras bíblicas sentem uma grande necessidade de ter experiências religiosas mutáveis e subjetivas ao "mediunicamente" (ainda que não utilizem este termo) receberem o Espírito Santo e o dom das línguas (glossolalia).

E ainda as diferentes tradições da Kerala e Karnataka (ainda que com raízes Tantricas) de Bhuta Kola, Teyyattam, Velichappadu Komaram e outras que mediunicamente invocam não somente espíritos mas também Devas, visto estes não possuírem corpo físico grosseiro.

E assim, mesmo na adoração, os modos misturam-se. É muito difícil encontrar um devoto puro do Senhor que O adora exclusivamente livre de Karma, Jnana e qualquer outro caminho ou desejo. Ainda assim estes adoradores estão no processo.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012