segunda-feira, 2 de abril de 2012

20 filosofias diferentes em um só dia …;D

Hare Krsna!

Olá a todos

Dando uma olhada no texto, senti que poderia emitir opinião pessoal. Note que não digo 'a verdade definitiva', mas minha opinião pessoal:-)

Tendo estudado muitas, muitas das religiões do mundo, creio que o Espiritismo é uma das mais avançadas em termos de espiritualidade prática, de amor ao próximo (a base de tudo) etc.

Contudo, creio que uma religião que se diz Cristã deveria no mínimo seguir o exemplo do fundador, o Cristo.

E...

Cristo (pelo menos nos escritos registrados) jamais invocou mortos. Se não o fez, deve ter tido seus motivos, um dos quais é ter a intuição altamente desperta, e a capacidade (que qualquer guru de verdade deveria ter), de ir até os planos internos e ver e conversar com sábios e santos de qualquer plano, sem necessidade de incorporar espíritos.

Pelo contrário, existem citações (como a do artigo abaixo) que condenam esta prática
Tal prática sempre foi condenada também pelos adeptos do esoterismo ocidental, tal como os Mistérios Egípcios e Gregos, e a Alta Magia e Qabalah. 

Tal prática pode e normalmente obtém contato com espíritos do baixo plano astral, que são especialistas em se disfarçar de "grandes seres iluminados."

Tanto que, para os esoteristas de todos os tempos, a palavra 'mediunidade' é sinônimo de 'doença'
Dons psíquicos é outra coisa, é um desdobramento natural devido à subida pelos chakras, cada qual com seu 'dom'. Por exemplo, o chakra vishuda plenamente desenvolvido confere o dom da telepatia, etc.

Muitas escolas Indianas (tais como Sant Mat) proíbem (ou não incentivam) seus adeptos de desenvolverem tais poderes. Se o Senhor desejar conferir tais poderes, está bem, caso contrário, é melhor evitar 'desenvolver clarevidência, telecinese, etc. A tentação de usá-los e desenvolver ego e maya, é grande demais...

Há diversas interpretações sobre o termo "O Consolador" que é prometido, e creio que a mais acurada (em minha opinião) é que isto se refere ao advento da iluminação interior, tão buscada pelos místicos cristãos, o advento da intuição, que permite conhecer todas as coisas por experiência direta.

O mundo não vê nem conhece pois enxerga a realidade pela mente e pelos sentidos físicos, mas alguns são iluminados (os discípulos do Mestre) e podem ter esta sabedoria interna, que está neles...

Alguns interpretam a vinda do Consolador como o advento de uma luz ainda maior sobre os espíritos, não necessariamente a vida de um novo Mestre ou doutrina, e algumas pessoas podem dar testemunho disto.

Eu mesmo conheci certa vez um iniciado que tinha esta sabedoria interior, que lhe permitia saber a realidade das coisas instantaneamente, e assim prever o futuro numa só olhada para você, e sem errar...entre outras 'capacidades'...

Se o Consolador é o advento de uma nova doutrina, então não seria o Espiritualismo nem o Espiritismo, uma vez que esta não apresenta nada de muito novo.

O mesmo velho vinho do amor a Deus e ao próximo, colorido com a doutrina oriental da reencarnação (também acreditada pelo cristianismo primitivo mas depois descartada), doutrina dos chackras (emprestada do yoga, etc) e técnicas de desenvolvimento psíquico muito comuns nas ordens esotéricas ocidentais.

Por tudo que estudei até hoje, preciso dizer que nunca encontrei o tal 'sistema perfeito', que forneça 100% de explicações corretas para todas as coisas.

É quase como que algo planejado por Deus, para que não tomemos a árvore pela floresta. Contudo, a tradição Vaishnava, da qual fazemos parte, possui um dos sistemas filosóficos mais bem estruturados de que se tem notícia.

Claro, outras filosofias também são bastante esmiuçadoras, como Shaiva Sidhanta, etc. 
Eu, embora praticante assíduo do sagrado Maha Mantra, que sempre me traz uma Luz toda especial, também sou estudante nas Ordens Rosacruzes, como exemplo a Ordem Kabalística da Rosacruz, e aprecio a postura científica deles perante a realidade, sem dogmas, realmente uma pesquisa científica e sempre citando Deus como o "Deus de nosso coração".

Ou seja, podemos ter qualquer concepção de Deus para estes estudos, mesmo a mais elevada, como a Vaishnava, ou outras, não tão bem explicadas assim.

Para mais aprofundamento, é recomendável também a leitura de Srimad Bhagavatam, que fornece explicações para coisas que sequer imaginamos:-)

Conheço e tenho diversos livros da doutrina Espírita, e considero-os uma excelente fonte de treinamento no quesito 'amor ao próximo' e outras qualidades espirituais. São realmente de primeira qualidade.

Contudo, filosoficamente, não posso concordar com ensinamentos limitados ao plano astral (mesmo que o plano astral superior) e todas as suas características como poderes de clarevidência, etc.

Se os ensinamentos que seguimos não atingem planos mais sutis, como causal, supra causal e espiritual, então devemos estar cientes de que o máximo que poderemos atingir, nesta vida e no além, é o plano ao qual nossa doutrina escolhida pretende dominar.

Assim, o Espiritismo e o Racionalismo Cristão, por exemplo, citam deveras o "Astral Superior', crendo ser este o plano mais elevado de desenvolvimento e assim, interagem como este plano, obtendo suas vantagens. 

Mas isto é ainda bastante limitado. Se o seu caminho escolhido não o leva ao Plano Espiritual, então você sofre desvantagem. Mesmo muitas das Yogas, levam seus praticantes ao Plano Causal apenas, acreditando ser este o mais elevado. 

A grande misericórdia do Maha Mantra é que Ele é originário do Plano Espiritual, e possui a capacidade de trazer o devoto diretamente a este plano apenas com a recitação. Assim, é extremamente poderosa esta prática e mesmo os que antes duvidavam (como eu) agora pensam melhor sobre o assunto...

Claro, alguns devotos ficam um pouco entusiasmados demais com a descoberta desta filosofia sublime e aprofundada, e passam pela fase de 'fervor' que beira o fanatismo.

Eu mesmo já recebi respostas estranhas, para dizer o mínimo, aqui no grupo, mas isto não é motivo para discórdias. Se somos filósofos, temos de ter maturidade de receber todo tipo de opinião com um desapego interior e tocar em frente no caminho que é para cima.

Bem, é esta minha opinião:-)

A dificuldade surge quando cada mestre e cada filosofia afirma ser a superior. Isto antigamente funcionava para acalmar a busca mental dos discípulos, mas hoje temos a Internet, e uma pessoa pode examinar 20 filosofias diferentes em um só dia.

E tal situação pode levar (e tem levado) à confusão sobre qual é o caminho.

Devemos orar a Deus com sentimento e devoção, para que nos revele o melhor caminho (para nosso estado atual) e certamente, mais cedo ou mais tarde, virá a resposta...]

Abraços a todos!!

HARE KRSNA!

Marcos

Nos dias de hoje com o acesso a Internet, não adianta não querer tratar de certos assuntos nos diferentes Fóruns. As pessoas tem acesso a tudo o que aconteceu e que acontece na ISKCON.

É preciso tratar de todos os assuntos de forma séria e aberta com todos os participantes sejam novos ou não.

O pai de Siddharta Gautama, o Buddha não queria que ele saisse do palácio pois descobriria que existem misérias no mundo, mas Siddharta Gautama, o Buddha acabou por sair, foi embora e nunca mais voltou …;D

Não adianta evitar de tratar de temas mais “complexos”.

Abril - 2012