segunda-feira, 26 de março de 2012

“O Novo Cupido”– Sexo espiritual

No Jaiva Dharma se explica que Gopal Guru Goswami tinha dois discípulos: Vijaya Kumara e Vrajanatha. Vijaya Kumara tinha inclinação para Madhurya Rasa e Vrajanatha tinha inclinação para Sakhya Rasa.

E como saber para qual Rasa alguém tem inclinação?

Muito simples:

"Apreciação natural especial da descrição de um passatempo específico de Deus indica a posição constitucional de uma entidade viva." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - CC Adi 4-34)

ESTE POST É PARA AQUELES QUE TEM inclinação para Madhurya Rasa. Quem não tenha esta inclinação, por favor, não continue a ler !!! EU AVISEI. Depois não reclamem. Hahahahahaha !!!

Sri Caitanya Caritamrta Madhya 23.62

'sambhoga'-'vipralambha'-bhede dvividha srngara
sambhogera ananta anga, nahi anta tara

"No amor conjugal [Sringara] existem dois departamentos - união e separação. Na plataforma da união, existem variedades ilimitadas que estão além da descrição"

Significado

"Sambhoga está descrito no seguinte verso citado da literatura Védica por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura em seu Anubhasya:

darsanalinganadinam anukulyan nisevaya
yunor ullasam arohan bhavah sambhoga iryate

"Encontrar um ao outro e abraçar-se um ao outro assegura a felicidade dos amantes e daqueles que são amados. Quando esta fase torna-se cada vez mais eufórica, a emoção êxtatica resultante é chamada Sambhoga".

"Os Anubhavas de Sambhoga são: ver um ao outro (sandarsana), conversando (jalpana), tocando (sparsana), bloqueando o caminho uns dos outros em um lugar solitário (raha-vartma-rodhana), rasa-lila, passatempos prazerosos em Vrndavana (vrndavana-krida), divertindo-se no Yamuna (yamuna-jale keli), passatempos de barco (nauka-vilasa), passatempos de roubar flores  (puspa-caurya-lila), passatempos de exigir impostos (dana-lila), esconder-se nos Kunjas (Kunje lukocuri-khela), beber vinho de mel ou hidromel (madhu-pana), Krsna  vestindo-se em trajes do sexo feminino (stri-vesa-dharana), fingindo dormir (kapata-nidra), jogos de azar (dyuta-krida), tirando as roupas uns dos outros (vastraakarsana)
beijos (cumbana), abraços (alingana), fazer marcas com as unhas (nakha-arpana), beber o néctar dos lábios que são como a fruta Bimba (bimba-adhara-sudha-pana), e desfrutar da união sexual amorosa (nidhu vane ramana-samprayoga)"

(Jaiva Dharma - 38)

Em todo Ujjvala Nilamani só existe um único verso que descreve Nidhu Vane Ramana Samprayoga, ou a união sexual amorosa do Casal Divino.

"Vrnda para Kundalata: Agora, Krsna muito firmemente pressiona Radharani com Seus (dEle) braços. Ela tornou-se muito libidinosa. Ele atentamente bebe o néctar de Seus lábios. Ela suspira profundamente. 

Ele habilmente celebra o festival do amor conjugal. Ela enche o bosque da floresta com os sons inarticulados de Seu prazer. Desta forma, a lua da união conjugal de Radha Krsna se expande."

(Sri Ujjvala Nilamani - Cap 16 - Sambhoga (União), Prazer Conjugal)

TABU … Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pelas pessoas em geral.

"No mundo espiritual, as pessoas não são muito atraídas à vida sexual, devido à sua atitude devocional exaltada. Praticamente falando, não há vida sexual no mundo espiritual, mas mesmo que às vezes ocorra, não há gravidez alguma." (Srila Prabhupada -SB 5.17.12)

"Na verdade, as actividades de gratificação dos sentidos são materiais. No mundo espiritual existem sintomas como beijos e abraços, mas não há nenhum processo de gratificação dos sentidos, como ele existe no mundo material." 

(Livro de Krsna (a prostituta Kubja) 48: Krsna satisfaz Seus devotos)

"Srila Visvanatha Cakravarti Thakura trata especificamente da original e pura psicologia do sexo (Adi Rasa), desprovida de qualquer embriaguez mundana. Toda a criação material está a mover-se sob o princípio da vida sexual. 

Na civilização moderna, a vida sexual é o ponto focal para todas as actividades. Para onde quer que alguém olhe, vê a vida sexual predominante. Portanto, a vida sexual não é irreal. Sua realidade é experimentada no mundo espiritual. A vida sexual material é apenas um reflexo pervertido do facto original ... Por conseguinte, o homem sem informação da forma espiritual do sexo aceita a vida sexual material pervertida como o tudo de tudo. Há uma distinção entre vida sexual na condição doente material e vida sexual espiritual." 

(Srimad Bhagavatam 1.1.1, significado)

"Na verdade, há a luxúria e o sexo na vida espiritual, mas quando o espírito, a alma está incorporada em elementos materiais, estes impulsos espirituais se expressam através do corpo e, portanto, um reflexo pervertido. Quando alguém se torna verdadeiramente consciênciente de Krsna, pode entender que o seu desejo material por sexo é abominável, enquanto que o sexo espiritual é desejável. " 

(Ensinamentos do Senhor Caitanya)

"O estudo da literatura mundana e crítica literária de erotismo, como o Kama Sutra de Vatsyayana, música e outras artes, podem ser usados pelos sábios como auxílio para experimentar a doçura das atividades do Senhor Supremo e Seus associados." 

(Sarva Samvadini do Priti Sandarbha por Srila Jiva Goswami)

"Este é o Dharma mais benéfico que rege o grande reino de Cupido, o deus do amor. Foi ordenado em conformidade com as regras do livro de regras composto por Vatsyayana Muni." (Surata Kathamritam 7 de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)

O exemplo de Caitanya Mahaprabhu, a encarnação do sentimento devocional personificado, é particularmente instructivo. 

Ele recitou o seguinte verso do Kavya Prakasa, uma obra de poesia mundana, mas extraiu e saboreou a Rasa especial transcendental que Ele foi capaz de encontrar lá.

"Ele que tomou a minha virgindade de verdade, 
ele que está aqui hoje como o meu noivo. 

E estas são as mesmas noites de luar da primavera, 
quando as impetuosas brisas perfumadas 
estão impregnadas com o cheiro de recém-desabrochando jasmim. 

E eu também sou a mesma pessoa, 
no entanto, minha mente insatisfeita anseia pelos canaviais  nas margens do córrego onde fomos iniciados nos jogos alegres do amor."

Sri Caitanya Mahaprabhu estava constantemente absorto no humor de Radharani e assim era a Sua consciência e Ele apreciou este verso. Mas ninguém foi capaz de compreender o que Ele estava experimentando. Só o seu mais íntimo colaborador Svarupa Goswami podia entender o Seu propósito e cantava versos bengalis que combinavam com o humor do Senhor e aumentavam o Seu deleite. 

Pela misericórdia do Senhor, Srila Rupa Goswami também compreendeu a razão por trás do Senhor considerando este verso e escreveu um outro verso que o revelou para a comunidade devocional em geral. Seu verso foi o seguinte:

"Ó companheiro! Este é o mesmo amado Krsna 
encontrando-Me aqui em Kuruksetra;  e Eu sou a mesma Radha;  ambos estamos sentindo a mesma alegria de união. 

E ainda assim, Minha mente anseia pela floresta 
nas margens do Yamuna, 
onde a quinta nota da Sua flauta 
reverberou docemente dentro do Meu coração."
"Radha e Krsna foram consultar Tarunya Bhatta, o professor de Kama Sastra, ansiosos para estudar com ele. Embora fossem colegas de classe, Eles queriam discutir um com o outro. Não há culpa nisso, nem é surpreendente, para os estudantes de lógica de querer discutir mesmo com seu próprio professor! " (Govinda Lilamrta - 9.21 de Srila Krsnadas Kaviraj Goswami)

No Ujjvala Nilamani (2.6) de Srila Rupa Goswami, os Vita (associados de Krsna, que ajudam-No a vestir-se, e assim por diante) são descritos como Kama-tantra-kala-vedi.  Srila Visvanatha Cakravarti Thakura confirma que eles são especialistas em vários Kama Tantras e Kama Sastra.

No Ksanada Giti Cintamani de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, ele fala das Duti (Gopis mensageiras de Radha) como estudantes ardentes do Kama Sastra, que extraem e ensinam os Mantras nectáreos nele contido (Kama Sastra) para Sri Radha.

No Krishna Bhavanamritam (9.35), Kundalata descreve como Radha e Krsna são expertos nas formas de Cupido.

No verso seguinte (9.36), Radha provoca Kundalata, relatando como Ela supostamente ensinou Kama Sastra para Ele.

No verso (9.38) Krsna desafia Visakha, que Ele alega que é muito realizada em várias funções eróticas, para vir encontrá-Lo em um lugar solitário para testar a precisão da Sua pronúncia dos diversos Mantras do manual de Vatsyayana.

Sanatana Goswami diz em seu comentário Vaisnava Tosani : "Porque Ele é Ramah, Ele é especialista em assuntos conjugais. Ele também é o Senhor Supremo, então Ele é um grande especialista nos vários tipos de passatempos conjugais mencionados no Kama Sutra."

"Os tipos de relações sexuais envolvidas em seguir os métodos descritos por Vatsyayana, indica que estas actividades são refinadas e não apenas de cópula animal." 

(Tika de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura do Vidagdha Madhava)

"Você deve saber que, porque minha Sakhi é uma grande especialista nos Kama Sastras, mesmo para um grande herói como você será difícil derrotá-la." 

(Tika de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura do Ujjvala Nilamani 7.79)

No seu comentário ao Ujjvala Nilamani 8.24, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura faz uma clara referência aos tipos Nayikas "Hastini" e "Mrigi", diferentes tamanhos de orgãos femininos de acordo com o Kama Sutra.
(Krsna, ao descrever uma das Asta Sakhis (Tungavidya)): "Ela, que é inteligente na sabedoria dos livros de Eros, e que na solidão deita o seu corpo no corpo de um discípulo seu (Krsna), é conhecida como Tungavidya." (Govinda Lilamrta 13.109)

Se os Acaryas escreveram é porque era para ler e eles não iriam perder tempo a escrever coisas que não fossem para ser lidas nunca, embora sejam bem "esotéricas" ...;D

O ponto é que se nós quizermos sair deste cativeiro material temos que estar livres do desejo sexual.  Na plataforma espiritual estas actividades estão livres de condicionamentos.

As Gopis vivem somente para servir Krsna e satisfazê-LO. Na plataforma espiritual nada é feito para exploração própria.

"Svarupa Damodara: Não, a minha questão é, então eles têm toda a variedade no mundo espiritual?
Prabhupada: Assim como Krsna. Krsna teve muitas namoradas. Há tantas descrições agradáveis de abraçar, beijar, mas não há gravidez ou aborto. Não há descrição de tais coisas. E isso é o mundo espiritual." 

(Caminhada matinal - 04 de maio de 1973, em Los Angeles)

"...Mesmo no mundo espiritual há prazer sexual em Krsna, mas isso não é ... Não devemos pensar que isto é algo assim."

(Palestra BG 8,12-13 - Nova York, 15 nov 1966)

"No mundo material, se alguém é sexualmente inclinado e goza a vida sexual, ele goza algo temporário. Seu gozo desaparece após alguns minutos. No entanto, no mundo espiritual o mesmo prazer pode estar lá, mas nunca desaparece. Ele é continuamente apreciado. 

No mundo espiritual o prazer sexual como aparece para o desfrutador é mais e mais saboroso a cada novo sentimento. No mundo material, no entanto, prazer sexual torna-se desagradável depois de alguns minutos apenas, e nunca é permanente. Porque Krsna parece muito inclinado sexualmente, ele é chamado de o novo Cupido no mundo espiritual. No entanto, não há embriaguez material em tal desejo... 
...este Kama Gayatri (Klim kama-devaya vidmahe puspa-banaya dhimahi tan no'ananga pracodayat) simplesmente não pertence a este mundo material. 

Quando se é avançado na compreensão espiritual, ele pode adorar a Suprema Personalidade de Deus com os seus sentidos espiritualmente purificados e satisfazer os desejos do Senhor." 
(CC Madhya 8,138)

Madhurya Rasa é considerada a Rasa mais elevada, pois é a que proporciona contacto mais íntimo com Krsna. 

No entanto, todas as outras Rasas são elevadas e o devoto(a) goza de prazer ilimitado na sua Rasa específica por servir à Krsna. Mesmo as Manjaris não tem contacto directo com Krsna. Todas as Manjaris e Gopis são casadas ou estão prestes a casar e comprometidas. 

Todas tem um sentimento de amantes, ou um relacionamento extra marital (Parakiya Rasa), ainda que as Manjaris nunca tenham contacto directo com Krsna, o seu prazer conjugal extra marital é de ver Radha Krsna unidos conjugalmente. De salientar também que as Gopis casadas na verdade nunca tem um relacionamento com seus esposos. Quando saem para se encontrar com Krsna fica uma réplica de cada uma delas em suas casas. 

Aqueles inclinados a Madhurya Rasa em Manjari Bhava (Gaudiya Vaisnavas), cultivam este sentimento extra marital (Parakiya Rasa) em sua meditação. Nem parece haver contacto íntimo entre os habitantes do mundo espiritual, visto que todos os relacionamentos estão centrados em satisfazer Krsna. Não existe nenhuma descrição do relacionamento, por exemplo entre Gopis e Gopas. 

Mas entre Gopis e Krsna e entre Gopas e Krsna.

"A relação amigável dos vaqueirinhos com Krsna é um tipo de êxtase espiritual particularmente quase semelhante ao êxtase do amor conjugal. Esse êxtase  de amor entre os vaqueirinhos e Krsna é muito difícil de explicar. Grandes devotos especialistas como Rupa Goswami expressam seu espanto para com estes sentimentos inconcebíveis que estão em Krsna e Seus vaqueirinhos." 

(O Néctar da Devoção - Cap 42)

"Entre Subala e alguns dos outros meninos vaqueiros, o limite de seu amor pode estender-se até Mahabhava . No entanto, Adhirudha Mahabhava (a segunda fase de Mahabhava) é encontrado somente do lado de Sri Radha." (Sri Ujjvala Nilamani)

"As Sakhis que estão sempre satisfeitas com a amizade de outras Sakhis e não aspiram a tornar-se amantes directas ou Nayikas de Krsna, são chamadas Nitya Sakhis.

Há também Gopis que são igualmente afetuosas tanto para com Radha como para com Krsna, e são chamadas Sama Sakhis.

A amizade íntima, doce e rara existente entre as Sama Madhya Sakhis é muito difícil de entender. 

Apenas aqueles peritos nas complexidades do amor transcendental podem compreendê-la.

Descrevendo as actividades de Sasikala e Kamala (duas amigas de Rangadevi), Rupa Manjari disse a Rati Manjari: Kamala disse: "Oh! Sasikala irei agora  deixa-la nas mãos de Krsna. " 

Sasikala respondeu: "Porque você fala essas mentiras? Eu sou sua serva e mensageira. Eu é que deveria ir, e você quem deve ficar".  Krsna ficou encantado com a doçura do amor extraordinário que estas duas Gopis tem uma pela outra. Ao mesmo tempo Ele abraçou-as no Seu peito, e apaixonadamente desfrutou de passatempos amorosos com as duas juntas."

Krsna abordou as duas Gopis mensageiras, Madhavi e Malati: "Madhavi, onde você está indo com Minha Malati? E você Malati, onde você está indo com Minha Madhavi? Minhas queridas meninas extraordinariamente belas e qualificadas, o zangão moreno e jovem Krsna terá que levar ambas para um lugar isolado e beber o mel de seus beijos, e desta forma desfrutar de passatempos amorosos transcedentais com vocês."

Krsna disse a Gopi mensageira, Mandaraksi: "Estou muito contente de dizer que sua amiga, Radharani disse-Me:  "Mukunda! siga rapidamente Mandaraksi e traga-a para Mim na casa de trepadeiras neste bosque da floresta." 

Aparecendo como uma lua, de pé entre duas estrelas, Krsna desfrutou de passatempos transcendentais com Radharani e Mandaraksi. 
(Sri Ujjvala Nilamani)
Na plataforma espiritual tudo se processa de forma pura. Por exemplo, nosso sistema de digestão é muito bruto. 

Depois que comemos, o alimento é digerido, e os resíduos são excretados. Nas espécies superiores, tais como Gandharvas, os produtos residuais são evaporados para o ar automaticamente. Não há passagem de resíduos. Então, todo o sistema de digestão é muito mais subtil, estando em sintonia com a sua actividade existente. A actividade sexual também poderá se processar de forma mais subtil.
Também da mesma forma que Krsna tem sentidos intercambiáveis, Seus associados no mundo espiritual também tem sentidos intercambiáveis.

E assim, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur afirma no Madhurya Kadambini: 

"Os sentidos do devoto adquirem a capacidade extraordinária, inconcebível, maravilhosa e completamente fantástica de executarem as funções de todos os outros sentidos."

"Os olhos de Krsna podem não só ver, mas também comer e gerar filhos. Nos Vedas diz-se que Ele colocou o Seu olhar sobre Maya e engravidou-a com todas as entidades vivas. Portanto, embora Ele tenha órgãos genitais, necessariamente não é exigido que Ele use-o para a mesma finalidade que o fazemos." 

Carta de Srila Prabhupada para Madhusudana - Londres 23 de novembro de 1969

Como nesta plataforma material o sexo é somente para procriar é bastante dificil vê-lo como sendo praticado na plataforma espiritual sem finalidade procriativa assim como os filhos neste mundo material não se interessam pela vida sexual dos pais e até sentem certa aversão em relação a isso.

O Senhor Rishabadeva instruiu seus 100 filhos, desta forma:

pumsah striya mithuni-bhavam etam 
tayor mitho hrdaya-granthim ahuh 
ato grha-ksetra-sutapta-vittair 
janasya moho 'yam aham mameti

"A atracção entre homem e mulher é o princípio básico da existência material. Na base deste equívoco, que une os corações dos homens e mulheres, eles tornam-se atraídos por seu corpo, casa, bens, filhos, parentes e riqueza. Desta forma aumenta as ilusões da vida e pensa-se em termos de "Eu e meu." (Srimad Bhagavatam 5.5.8)

O celibato tem sido tradicionalmente um estado problemático em todas as sociedades religiosas onde foi promovido.

E assim o celibato não pode ser imposto. Melhor ter uma vida familiar e sublimar o sexo com o companheirismo de marido e mulher (vida marital celibatária).

A seguinte noticia do "The Independent" de alguns anos atrás é interessante:

"O bispo católico que desapareceu com uma mulher do seu rebanho, ontem comunicou que havia se demitido, pedindo ao Papa por "perdão e as vossas orações". 

O Reverendíssimo Roderick Wright, 56, Bispo de Argyll e das Ilhas, escreveu ao Papa renunciando e a pedir desculpas pela angústia que ele trouxe ao seu povo e à família de Kathleen MacPhee, 40, a divorciada que desapareceu com ele, declarou ontem o Gabinete dos Bispos Católicos escoceses. O paradeiro do casal não é conhecido... 

...o bispo, que desapareceu da vista do público há uma semana, reuniu-se com o cardeal Thomas Winning, o líder da Igreja Católica na Escócia, no domingo. "Foi um encontro muito emocionante, porque ele estava muito chateado e eu não acho que ele percebeu o tipo de trauma que ele provocou em todo o mundo", disse o cardeal.

"Ele estava muito insistente em expressar sua profunda tristeza, profundo arrependimento pela dor que havia causado com seu súbito desaparecimento."
Celibato obrigatório tornou-se mais difícil de manter no mundo moderno. Cerca de 100.000 padres deixaram a Igreja Católica nos 30 anos desde o Concílio Vaticano II, encerrado em 1965. 

As dificuldades de manter o celibato são tidas como o fator mais importante para essa perda de sacerdotes...

...como o Dr. Sipe, Dom O'Keefe acredita que existem três atitudes principais para com o celibato entre os sacerdotes. Há aqueles, diz ele, que têm o dom, e sabem que são chamados ao celibato. Há outros que vêem o celibato como parte integrante de ser um sacerdote, e aqueles que usam o celibato como uma maneira de escapar das dificuldades de crescer como um ser sexual. "É com este terceiro grupo que eu me sentiria mais ansioso; que quando a crise vem, depois de sete ou 25 anos, eles quebram para fora do molde completamente."

Então existe actividade sexual no mundo espiritual?
Claro que sim.

Não exatamente como neste mundo material, ou sim.
E é um prazer constante e crescente.

É por isto que com este corpo material não poderíamos entrar no mundo espiritual pois não aguentaríamos tanto prazer.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica no Madhurya Kadambini: 

"Sneha, mana pranaya, raga, anuraga e mahabhava, sucessivamente gostos especializados, são progressivamente frutos mais elevados da trepadeira de Bhakti. Porque o corpo material do devoto não pode tolerar o atrito do extremos de todos estes gostos, eles não se manifestam em seu corpo. Assim, estes estados não foram descritos aqui."

Este é o prazer de servir amorosamente à Krsna.

Este mundo material é um reflexo pervertido do mundo espiritual. Aqui a actividade sexual é o maior prazer e o que mais condiciona.

No mundo espiritual não condiciona, porque nada condiciona no mundo espiritual.

"No mundo espiritual, as pessoas não são muito atraídas à vida sexual, devido à sua atitude devocional exaltada. Praticamente falando, não há vida sexual no mundo espiritual, mas mesmo que às vezes ocorra, não há gravidez alguma." (Srila Prabhupada -SB 5.17.12)

Depois de (e somente depois de ;)) ler e estudar meticulosamente todo o Srimad Bhagavatam e Néctar da Devoção, se lermos o Ujjvala Nilamani, Govinda Lilamrta, etc e diferentes Tikas dos Acaryas sobre os mesmos ficaremos de queixo caído ;DDD

"Três partes de Seu corpo são curtas: Seu pescoço, coxas e genitais." (Néctar da Devoção - Cap 21, qualidades de Sri Krsna)

"Quanto à sua pergunta, é bem-vinda. Não é ultrajante. Qualquer questão honesta é bem-vinda. O mestre espiritual esta para responder a qualquer pergunta honesta. Certamente Krsna tem genitais. 

Diz-se que Ele tem corpo, eterno, feliz, pleno de conhecimento. Então, se Ele tem um corpo, Ele deve ter todas as partes de um corpo. Mas não devemos considerar que Suas partes corporais são as mesmas que as nossas. No Brahma Samhita diz-se que Suas partes corporais, ou membros, cada um deles tem a potência dos outros. Por exemplo, com os nossos olhos, podemos ver apenas, mas não podemos comer. Mas os olhos de Krsna podem não só ver, mas também comer e gerar filhos..." Srila 
Prabhupada, carta para Madhusudana 23-11-69

E o mais interessante é que não somente os sentidos de Krsna que são intercambiáveis, mas dos Seus associados também. ;DDD

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur afirma no Madhurya Kadambini: 

"Os sentidos do devoto adquirem a capacidade extraordinária, inconcebível, maravilhosa e completamente fantástica de executarem as funções de todos os outros sentidos."

A idade eterna de Krsna, com a qual Ele executa seus passatempos diários que incluem a dança da 

Rasa é de aproximadamente dezesseis anos.
No plano absoluto transcedental, a actividade sexual não envolve exploração egoísta, ao contrário deste mundo material aonde vida sexual sempre significa um explorar o outro egoisticamente.

As Gopis e Sakhis não tem o mínimo traço de desfrute egoista pessoal. Tudo nelas esta destinado a dar prazer exclusivamente para Krsna.
Isto não existe nesta plataforma material.

Então existe actividade sexual no mundo espiritual? Claro que sim. Não necessariamente com o contacto entre genitais. Ou também.

SB 11.5.13 

"Vida sexual religiosa também é permitida, mas só no casamento para gerar crianças, e não para exploração sensorial do corpo." 

SB 11.8.14 

"Um homem que possui discriminação inteligente não deve em hipótese alguma tentar explorar a bela forma de uma mulher para sua gratificação dos sentidos." (e vice versa, uma mulher explorar a forma de um homem)

Uniões baseadas na força sexual geralmente acabam mal, porque são relações egoistas. Duram enquanto o outro pode dar prazer. Em Consciência de Krsna (idealmente ...;)) o amor (icondicional e sem egoismo) entre esposo e esposa é baseado em outras coisas.
Krsna expandiu-se em 16.108 Krsnas e teve 10 filhos com cada uma das Suas 16.108 esposas. Podemos dizer que o Senhor Krsna teve todos estes filhos por simplesmente olhar Suas esposas? 

Podemos. Ou não.

O Senhor Krsna é supremamente independente. E todas as partes de Seu corpo transcedental (inclusive Seus genitais) são puros.

Neste plano material, a actividade sexual é condicionante. Muito condicionante.

No plano espiritual absoluto não é condicionante.
A energia sexual deve ser transmutada em energia Ojas Sakti pela pratica da Japa, oração, meditação, estudo das escrituras, Pranayama e Asanas, para os casados tudo isto e também a relação afetuosa e carinhosa (isto ajuda a sublimar) com o companheiro(a) sem contacto sexual (abraçar, dar um tapinha nas costas ...;D, falar palavras de incentivo). 

E gradualmente a gente chega lá ...;DDD

"No mundo espiritual, as pessoas não são muito atraídas à vida sexual, devido à sua atitude devocional exaltada. Praticamente falando, não há vida sexual no mundo espiritual, mas mesmo que às vezes ocorra, não há gravidez alguma." (Srila Prabhupada -SB 5.17.12)

Este verso refere-se aos planetas celestiais.

SB 5.17.12:

"Nestes oito Varsas, ou extensões de terras, os seres humanos vivem 10 mil anos, segundo cálculos terrestres. Todos os habitantes são quase como semideuses. Eles têm a força física de 10 mil elefantes. 

Na verdade, os seus corpos são tão resistentes como raios. A duração da juventude de suas vidas é muito agradável, e os homens e mulheres gozam de união sexual com prazer por um longo tempo. Depois de anos de prazer sensual - quando falta 1 ano para acabar a duração de vida - a mulher concebe uma criança. Assim, o padrão de prazer para os moradores dessas regiões celestiais é exatamente como a dos seres humanos que viveram durante Treta Yuga."

Significado

Há quatro Yugas: Satya Yuga, Treta Yuga, Dvapara Yuga e Kali Yuga. Durante a primeira Yuga, Satya Yuga, as pessoas eram muito religiosas. Todos praticavam o sistema de Yoga mística de compreensão espiritual e realização de Deus. Porque todo mundo estava sempre absorto em Samadhi, ninguém estava interessado em gozo material dos sentidos. Durante Treta Yuga, as pessoas gozavam de prazer dos sentidos sem tribulações. Misérias materiais começaram em Dvapara Yuga, mas elas não eram muito rigorosas. Misérias materiais rigorosas realmente começaram a partir do advento de Kali Yuga.

Outro ponto neste verso é que, em todos os oito Varsas celestes, embora os homens e mulheres gozem de prazer sexual, não há gravidez. Gravidez só ocorre em espécies inferiores de vida. Por exemplo, animais como cães e porcos engravidam duas vezes por ano, e de cada vez geram pelo menos meia dúzia de filhos. Espécies ainda mais baixas da vida, tais como cobras dão à luz a centenas ao mesmo tempo. Este verso nos informa que em espécies de vida superiores a nossa, a gravidez ocorre uma vez na vida. 

As pessoas têm vida sexual, mas não há gravidez. No mundo espiritual, as pessoas não são muito atraídas à vida sexual, devido à sua atitude devocional exaltada. Praticamente falando, não há vida sexual no mundo espiritual, mas mesmo que às vezes ocorra, não há gravidez alguma. No planeta Terra, no entanto, os seres humanos engravidam, embora exista a tendência de evitar ter filhos ...."

Em relação ao mundo espiritual, todos os habitantes de Vaikuntha e Goloka não tem outra ocupação a não ser satisfazer os sentidos de Visnu e Krsna.

E portanto a única Rasa aonde existe o contexto sexual é Madhurya Rasa sempre para satisfazer Krsna.

Devoto(a)s em outras Rasas não desfrutam sexualmente entre eles. 

"Os habitantes de Vaikuntha ... embora coroados por suas consortes ... não são estimulados pela paixão." (SB 3.15.20)

"Os homens estão tão absortos em Consciência de Krsna que os belos corpos das mulheres não podem atraí-los ... os residentes de Vaikuntha tem um melhor nível de prazer, por isso não há necessidade de prazer sexual." (SB 3.15.20)

"Os habitantes de Vaikuntha ... são devotos puros. Eles consideram a glorificação do Senhor, mais importante do que sua gratificação própria dos sentidos. Nos planetas Vaikuntha não há questão da gratificação dos sentidos ... 

Os habitantes de Vaikuntha dão preferência primeiro ao serviço do Senhor, não a sua gratificação dos sentidos próprios. Servir ao Senhor em amor transcendental produz prazer transcendental de tal forma que, em comparação, a satisfação dos sentidos é contado como insignificante." (SB 3.15.17)

"No mundo espiritual, não se tem outro desejo além de agradar os sentidos da Suprema Personalidade de Deus." (Cc. Madhya 19,155)

E portanto na plataforma espiritual, a conotação sexual somente existe em Madhurya Rasa para satisfazer Krsna.

No Ujjvala Nilamani (2.6) de Srila Rupa Goswami, os Vita (associados de Krsna, que ajudam-No a vestir-se) são descritos como Kama-tantra-kala-vedi. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura confirma que eles são especialistas em vários Kama Tantra e Kama Sastra.

No Ksanada Giti Cintamani de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, ele fala das Duti (Gopis mensageiras de Radha) como estudantes ardentes do Kama Sastra, que extraem e ensinam os Mantras nectáreos neles contidos (Kama Sutra) para Sri Radha.

"Na verdade, há a luxúria e o sexo na vida espiritual, mas quando o espírito, a alma está incorporada em elementos materiais, estes impulsos espirituais se expressam através do corpo e, portanto, um reflexo pervertido. Quando alguém se torna verdadeiramente consciente de Krsna, pode entender que o seu desejo material por sexo é abominável, enquanto que o sexo espiritual é desejável. " (Srila Prabhupada - Ensinamentos do Senhor Caitanya)

No seu livro sobre a vida de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, SS Bhakti Vikas Swami explica que ele deu Siddha Pranali ou Trija (terceiro nascimento) para 13 de seus discípulos, porque estavam preparados para tal. Mas é claro que ele e nenhum Acarya gosta que neófitos entrem neste campo. 

Mas isto não quer dizer que vamos ficar estagnados. É preciso avançar e avançar sem temor.

"Nos planetas Vaikuntha há maridos e esposas, mas não dão à luz crianças nem tem vida sexual. Nos planetas Vaikuntha maridos e esposas são extraordinariamente bonitos, e são atraídos um pelo outro, mas eles não desfrutam de vida sexual. Na verdade, eles consideram o sexo não muito atrativo, porque ambos, marido e mulher estão sempre absortos em Consciência de Krsna e em glorificar e cantar as glórias do Senhor.

De acordo com Bhaktivinoda Thakura, um marido e mulher podem transformar a sua casa em um lugar tão bom como Vaikuntha, mesmo neste mundo material. Estando em Consciência de Krsna, mesmo neste mundo marido e mulher podem viver em Vaikuntha simplesmente pela instalação da Deidade do Senhor dentro de casa e servi-La de acordo com as instruções dos Sastras..."

SB 4.23.29

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Março - 2012