domingo, 29 de janeiro de 2012

Semideuses Invejosos

SB 11.28.29

Tradução

"Às vezes, o progresso de transcendentalistas imperfeitos é marcado pelo apego aos membros da família, discípulos ou outros, que são enviados por semideuses invejosos para este fim. Mas com a força de seu avanço acumulado, tais transcendentalistas imperfeitos retomarão a sua prática de Yoga na próxima vida. Eles nunca mais ficarão presos na rede do trabalho fruitivo."

Significado pelos seguidores de Srila Prabhupada

"Às vezes Sannyasis e outros mestres espirituais são confundidos por seguidores lisonjeiros (que louvam com exagero) e discípulos enviados pelos semideuses para embaraçar líderes espirituais que não têem conhecimento espiritual completo.

Da mesma forma, o progresso espiritual é por vezes marcado pelo apego aos parentes. Apesar de um transcendentalista imperfeito poder cair da prática do Yoga nesta vida, ele vai retomá-la na próxima vida com a força de seus méritos acumulados, conforme descrito no Bhagavad Gita.

As palavras Na tu karma-tantram indicam que um transcendentalista caído não tem que passar através dos estágios mais baixos de actividades fruitivas e, gradualmente, ser promovido na prática de Yoga. Ao contrário, ele será retomará imediatamente a sua prática de Yoga, naquele ponto em que ele a deixou. É claro, não deve-se presumir a cair para trás com a facilidade oferecida aqui, mas deve-se tentar ser perfeito nesta vida.

Sannyasis, especialmente, devem remover o nó do desejo de seus corações e deveriam evitar cair nas garras de seguidores lisonjeiros (que louvam com exagero) ou discípulas enviadas pelos semideuses para expor um assim chamado líder espiritual que é imperfeito em conhecimento consciente de Krsna."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012