domingo, 29 de janeiro de 2012

Comprometimento

Os Templos e os 4 Ashrams são de extrema importância: Brahmacaris, Grhasthas, Vanaprasthas e Sannyasis.

1 - Um extremo é enfatizarmos para aqueles que são bem jovens e se aproximam da Consciência de Krsna que devem morar no Templo e esquecer a sua vida de estudante, profissional e futura vida familiar. (Como era anteriormente)

2 - Outro extremo é enfatizarmos para aqueles que são bem jovens e se aproximam da Consciência de Krsna que não necessitam passar pela vida de Brahmacaris por algum tempo e que devem se preocupar exclusivamente com suas vidas estudantis, profissionais e familiares. (Como muitas vezes presenciamos hoje)

São dois extremos !!! E os extremos são ... extremos.

Mas como tudo na vida e na Consciência de Krsna devemos procurar uma posição equilibrada.

3 - Deveriamos enfatizar para aqueles que são bem jovens e se aproximam da Consciência de Krsna da importância de passar pelo Brahmacari Ashram por pelo menos 1 ano (2 anos como ideal) e então depois dedicarem-se a suas vidas de estudantes e profissionais.

E assim mandá-los para Campina Grande com SS Dhanvantari Swami ou qualquer outro Seminário aonde vão estudar profundamente o Sastra, distribuir livros e praticar rigoroso Sadhana Bhakti, por um tempo determinado e pré estabelecido. Findo este periodo determinado de treinamento devem deixar o Seminário.

Optam então entre: 1 - a vida de renúncia (num Templo) ou 2 - a vida profissional e familiar em Consciência de Krsna, que são ambas gloriosas e que ambas requerem a prática dos 4 principios e o cantar das 16 voltas.

"Passei alguns  dias no Seminário em Campina Grande, Paraíba. Fiquei muito impressionado com esse projeto que está sendo desenvolvido para Brahmacaris sob a supervisão de S. S. Dhanvantari Swami Maharaja. Os Brahmacaris estão sendo educados muito bem e estão tendo bom aproveitamento sob a guia de S.S. Dhanvantari Maharaja. Acredito que Srila Prabhupada esteja extremamente satisfeito com este projeto que produz Vaishnavas de boa qualidade."

SS Bhakti Swarupa Damodara Swami

Uma coisa é nós dizermos a um jovenzinho que ele tem que ser um renunciante por toda a sua vida (é irreal).

Outra coisa é nós dizermos para este mesmo jovem que a vida de Brahmacari num Templo não tem nenhuma utilidade e é "coisa do passado" (uma inverdade).

E ainda outra coisa é nos dizermos para este mesmo jovem que é aconselhável ter uma vida monástica renunciada por um periodo fixo de tempo e que tanto a vida renunciada como a familiar são gloriosas em Consciência de Krsna.

Todos os projectos da ISKCON devem garantir que tod@s aqueles interessados possam ter vida monástica de Brahmacaris e Brahmacarinis por algum tempo. Primeiramente ecaminhando-os a um Seminário em Campina Grande ou Nova Gokula.

Em alguns países Budistas, os jovens são incentivados a ter uma vida monástica antes de ingressarem na vida familiar e profissional.

Em relação àqueles que se aproximam da Consciência de Krsna com mais idade e já são casados e estabelecidos profissionalmente devem receber treinamento de Grhasthas sérios (que é o que não falta).

Existem 4 Ashrams: Brahmacaris (que forma a base, o alicerce), Grhasthas, Vanaprasthas e Sannyasis.

Nenhum destes Ashram pode ser suprimido.

A ISKCON como Instituição deve garantir todos estes Ashrams.

E um Brahmacari, Vanaprastha e Sannyasi só podem morar num Templo.

Pelo pouco que posso perceber do Yatra brasileiro é que as diferentes congregações tem se organizado muito bem e tem adquirido propriedades próprias para Templos.

Não me parece que as congregações não queiram mais Templos.

Os Grhastas não devem pensar que os Brahmacaris são desnecessários e os Brahmacaris não devem pensar que os Grhastas "estão em Maya".

"Um bom Brahmacari será um bom Grhastha" ... ;) e por aí vai será um bom Vanaprastha e bom Sannyasi ...;)

E assim, todos os projectos da ISKCON devem garantir que tod@s aqueles interessados possam ter vida monástica de Brahmacaris e Brahmacarinis por algum tempo.

E quando tais Brahmacaris assumem vida familiar  o Yatra não perde um devoto. É a congregação que ganha mais um membro. E assim a congregação aumenta.

Não conheço outras Instituições Vaisnavas que façam hoje como a ISKCON fazia nos seus primórdios.

"A Casa de Krsna" em:

A Casa de Krsna

"Kalakantha sente que embora o estilo do início da ISKCON de "junte-se agora e se preocupe com todo o resto mais tarde"funcionou bem no meio social alternativo dos anos sessenta e setenta, um programa de estudo finito que simplesmente dá às pessoas o treinamento para adicionar a consciência de Krishna às suas vidas tem se revelado muito mais atraente no mundo de hoje.

"Eu acho que este é o futuro da divulgação da ISKCON", diz ele. "Em qualquer organização religiosa, há um pequeno número de clérigos e um grande número de rebanho. Estávamos apresentando a consciência de Krishna como se a única opção era ser um homem do pano. E isso é irreal. Organizações religiosas prosperam quando elas têm uma relevância além da classe eclesiástica." (Sriman Kalakantha Prabhu ACBSP)

Obviamente que a distribuição de livros e os Harinamas serão sempre a forma de os devot@s saírem e propagarem a Consciência de Krsna.

Mas a melhor forma, hoje em dia de atrair os jovens para viver no Ashram é oferecendo-lhes um curso feito num Seminário (que pode ser feito num Templo), para que eles possam incluir isto nos seus Curriculum Vitae.

Os jovens de hoje não são os jovens da contra cultura revolucionária dos anos 60-70 de "Paz e Amor, bicho !!!"  e morar debaixo de uma árvore ... ;) ...:D

Todos os jovenzinhos que se aproximam da Consciência de Krsna devem ser fortemente incentivados a ter vida monástica celibatária por pelo menos 2 anos num Seminário ou nos Templos.

Os Templos devem dar todo o respaldo e garantia para isto.

Eu sei que para nós que vivemos em Templos com 100 a 150 Brahmacaris parece que agora os Templos estão "definhando".

Por favor, vejamos sob uma outra perspectiva. Todos estes Brahmacaris agora são participantes activos das numerosas congregações da ISKCON ... ;D

Se outras Instituições Vaisnavas são bem sucedidas, qual o problema em citá-las?

Isto somente nos trará satisfação !!!

Que haja um Templo da Gaudiya Matha e da ISKCON em cada esquina de cada vila, aldeia e cidade do mundo todo.

Aqueles dentro da ISKCON e da Gaudiya Matha que não conseguem aceitar isso e não ficam satisfeitos com isso devem rever suas posições.

Obviamente que são Instituições diferentes e cada uma segue seu caminho sem misturas.

Em relação a devotos da congregação, uns participam mais, outros menos e ainda outros não participam nada.

Não importa, um belo dia regressam à casa e começam novamente a participar. Ninguém deve ser obrigado a nada.

Diversos fatores podem determinar que um devot@ não participe tanto. Influência dos modos inferiores (que pode durar muitos anos), muita responsabilidade familiar, problemas de relacionamento, etc .....

Mas um belo dia regressam à casa e começam novamente a participar. Não há nenhuma perda.

Por exemplo, cá em Lisboa a congregação de iniciados é de aproximadamente 80 devot@s, dos quais talvez uns 10 participem activamente. Não importa, os demais mais cedo ou mais tarde voltam à casa. Temos que ter paciência ...;)

Fico muito satisfeito quando vejo outras Mathas a pregar com sucesso para pessoas novas. Porém não fico muito satisfeito quando estas Mathas recrutam devot@s da ISKCON.

Isto é algo que nunca consegui perceber.

Por exemplo: Smt Jadurani Mataji foi REINICIADA com Syamarani. Uma discípula de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada REINICIADA. Mas o que é isso !?

A quem diga que ela somente recebeu outro nome de forma carinhosa e que não foi reiniciada. Mas se foi assim porque ela apresenta-se como Syamarani e não como Jadurani?

Ou então discípulos de Srila Acaryadeva são REINICIADOS. Mas o que é isso !?

Conclusão: Nós queremos fugir dos problemas por deixarmos uma Instituição por outra. Mas os problemas continuam tanto numa Instituição como na outra. Sejamos fiéis e que cada Instituição propague a Consciência de Krsna para pessoas novas.

1 - No nosso Parampara as vezes o Siksa Guru recebe mais importância que o Diksa Guru (por exemplo Bhaktivinoda Thakura que deu mais ênfase a seu Siksa Guru Jagannatha Das Babaji ao invés de seu Diksa Guru Bipin Bihari Goswami. No entanto Srila Bhaktivinoda tinha muito respeito e consideração por Bipin Bihari Goswami, seu Diksa Guru).

No entanto qualquer discipilo Diksa de Srila Prabhupada não poderá dar mais ênfase a qualquer outro Siksa Guru, mesmo que este seja um Maha Bhagavata Uttama Adhikari, devido a posição única de Srila Prabhupada no Gaudiya Vaisnavismo.

Claro, terá liberdade para tal, mas será uma liberdade irresponsável.

Não !!! Em primeiro lugar um discipulo Diksa de Srila Prabhupada terá que destacar esta relação. E somente depois mostrar outra relação com outros Siksa Gurus.

Este é meu insignificante entendimento.

Todos somos totalmente livres. Muitos discípulos de Srila Prabhupada foram "irresponsavelmente livres" para abandonar Srila Prabhupada.

2 - Da mesma forma discipulos "irresponsavelmente livres" abandonam seu Diksa Guru (por exemplo Srila Acaryadeva) e aceitam Diksa e Siksa de outros Gurus sem ter a menor consideração e respeito pelo Diksa Guru.

Muito mau, muito mau.

Se alguém se sente inspirado por receber Siksa de outros Gurus de outras Instituições, e se continuam a manter um profundo respeito e apreço pelo seu Diksa Guru e não há nenhum conflito entre o Diksa e os Siksa Gurus, ou seja, se os  Siksa Gurus respeitam o  Diksa Guru e vice-versa, então esta tudo bem.

Bem, nós nascemos e crescemos na ISKCON e nunca poderemos deixá-la. A ISKCON é o desejo de Srila Prabhupada. A ISKCON é o próprio Prabhupada. Podemos nos afastar por algum tempo devido a incompatibilidade.

Se existe esta incompatibilidade agora, paciência. Num futuro outros devotos serão líderes e talvez tenham a mesma abordagem anterior.

A ISKCON nunca vai terminar. Porque a proposta da ISKCON é única. Poderá implodir em alguns lugares ... ;D mas volta a resurgir.

Basta que alguns devotos leiam os livros de Srila Prabhupada e queiram iniciar tudo do começo.

Por exemplo, a Gaudiya Matha corrompeu-se e Srila Prabhupada afastou-se e criou a sua própria sociedade para satisfazer seu Guru. Criou a ISKCON. Mas a Gaudiya Matha continua lá até hoje.

Da mesma forma, a ISKCON corrompeu-se e nós podemos criar uma outra Instituição ou irmos para outra Instituição !!!

Mas a ISKCON continuará a existir (independentemente de quem forem seus líderes neste momento) com uma proposta única de propagação da Consciência de Krsna. Ou seja, os líderes vêm e vão, mas A ISKCON continuará sempre com sua proposta única de divulgar a Consciência de Krsna pelo mundo todo através da distribuição dos livros, e Harinama nas ruas.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012