sábado, 19 de novembro de 2011

Diferentes Gerações

"Dentro do conceito materialista existe a idéia de que estamos evoluindo, mas podemos fazer a seguinte pergunta:

Estamos evoluindo para onde?

Nós devotos de Krsna não devemos nunca esquecer o que é real evolução, que é nossa consciência de Krsna.

Uma vez Acaryadeva falou que devido a que está acontecendo um avanço tecnológico, as pessoas estendem esta experiencia para uma idéia errada de que estamos avançando, nós, enquanto sociedade humana, o que não é um facto, a dita evolução de Kali Yuga não é desejavel, é uma evolução de pouca memória, pouca inteligencía, vícios, egoísmo e etc...sem falar que tudo isso culmina nas doenças, tanto físicas quanto psicológicas.

Isso pode parecer negatividade, fatalísmo, mas se eu fosse realmente fazer um levantamento cientifico de como as coisas estão realmente a ocorrer nos últimos 50 anos, ainda seria muito pior, mas quem não vê assim, apesar do direito que Krsna dá, para cada um de nós de ficar em Maya, ele também tem o direito de saber os factos, por que liberdade só é possivel quando existe conhecimento.

As coisas materiais estão aquí e vão continuar aquí, nós entidades vivas estamos aquí de passagem, então o único bem que realmente vale a pena é a consciência de Krsna. Assim, para que haja um avanço real nesse sentido, na Índia, assim como em todo o Oriente, existe a tradição de manter as tradições, ou seja, seguir o Acaryas, por isso sempre existem as sucessões discípulares.

No momento em que misturamos os conceitos e achamos que devido a tecnologia também estamos avançando e passamos a negligenciar o Sadhana Bhakti da forma mais símples como lêr os livros, acordar cedo para cantar Japa, se esforçar para estar sempre com os devotos e também se tornar humilde etc...etc...se não nos esforçamos neste sentido temos que entender pelo menos que estamos em Maya e devemos sair dessa, de outra forma estaremos desvalorizando o que os Acaryas  fizeram tanto esforço para que esse tesouro chegasse até nossas mãos, e quando isso acontece isso será tirado, Krsna dá e Krsna tira, quando não somos merecedores.

E desta forma estaremos integrados aos avanços de Kali Yuga, que é o avanço em orgulho falso, desrespeito aos mais velhos e toda sorte de más qualidades .

Assim, para que nós também não sigamos esse destino natural, temos que fazer  bom uso de nossa função de pensar e de amar." (Sriman Visva Guru Prabhu)

Qualquer que seja a geração e suas particularidades e conquistas próprias, há coisas que não mudam. Cantar 16 voltas de Japa, ler os livros, associar-se com os devotos e o Dhama, adorar a Deidade e manter Sadhana Bhakti regulado no Templo ou no lar. Isto tudo nunca muda. Isto não pode mudar.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011